Por dentro da Agência

Mokeka

Agência de publicidade com vários temperos e muitos sabores. Uma mistura como a nossa cultura. SUOR, CALOR, SORRISO e HUMOR se juntam para oferecer mais que o arroz com feijão. Descontração e imaginação aliadas na busca do melhor resultado, da MELHOR PROPAGANDA.

Acreditamos que toda marca precisa ser temperada para ser lembrada. E, para isso, mestres-cucas talentosos estão sempre prontos para a ação.

Temperamos todos os projetos de uma maneira deliciosamente criativa, para que as marcas contem suas histórias e conversem com o seu público em tempo preciso, com qualidade e rentabilidade. Publicidade e marketing promocional são apenas algumas ferramentas que utilizamos.

Os ingredientes de cada projeto são bem estudados e nada de ações deslocadas. Aqui, ninguém tempera de orelhada.

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portfólio dos trabalhos

Nossos trabalhos

O nosso portfólio tem peças promocionais, institucionais, varejo e outros formatos que criamos para temperar as marcas dos nossos clientes. São vários trabalhos de publicidade, eventos e marketing promocional e outros trabalhos que fogem da veiculação em mÌ≠dia. Sempre pensando no melhor tempero para as marcas de nossos clientes e dando mais sabor a elas no mercado.

Portfólio

blog da agência


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Novidades da agência e mercado

5 problemas gerados por estoque parado

5 problemas gerados por estoque parado

Estoque parado

5 problemas causados devido ao estoque parado

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Estoque parado pode ser muito prejudicial para a sua empresa. Para introduzir o assunto, certo dia, eu estava conversando com um cliente e ele comentou sobre o estoque da empresa. Ele tinha muitos produtos alojados, o que era bom. Afinal, teria produto a pronta entrega. Mas, ao mesmo tempo, reclamava que estava perdendo muitos produtos por causa da validade.

Durante a conversa, eu questionei se ele dava a devida atenção para o estoque de produtos da sua empresa. Se esse problema acontecia com frequência, entre outras perguntas.

Depois dessa conversa, pensei em escrever este texto. Levantei alguns pontos que podem prejudicar a sua empresa por causa do estoque parado. Ah, e se você for prestador de serviços, acompanhe até o final. Até porque, as horas que você não vende podem ser comparadas aos produtos parados no estoque.

Mas, antes de começar, leve em consideração que o estoque não é um lugar para acomodar os produtos e esquecer a existência deles. Afinal, você fez algum tipo de investimento para a fabricação ou aquisição deles.

Acredito que você já deve ter ouvido isso: estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Ou melhor, falta de dinheiro em caixa. Pensando nessa frase, apresento 5 pontos que acredito que podem prejudicar a sua empresa.

Estoque parado e suas consequências

1 . Baixo faturamento

Quando os produtos estão parados no estoque há muito tempo, quer dizer que existe uma baixa liquidez. Ou seja, poucos produtos são comercializados e, consequentemente, pouco dinheiro entra na empresa.

Uma breve explicação: para que o produto fosse fabricado, foi necessária a compra de matéria-prima e mão-de-obra para realizar a tarefa. Com isso, a empresa investiu uma certa quantia em dinheiro. Sem a venda dos produtos, haverá baixo faturamento e a empresa não conseguirá arcar com os seus compromissos. Esses podem ser vários, mas os principais são:

  • folha de pagamento;
  • fornecedores;
  • financiamentos e impostos.

2. Aumento das dívidas

A consequência pelo baixo faturamento é o aumento das dívidas. Muitos empresários deixam de pagar seus credores, sendo o governo o principal. Segundo o Serasa Experian, no segundo trimestre de 2018, existiam mais de 5 milhões de empresas com dívidas.

Devido ao primeiro problema apontado, as empresas recorrem aos bancos na tentativa de empréstimos. Como sabemos, as taxas de juros são altas e, quando uma empresa assume esse compromisso, gera um ciclo quase sem fim.

3. Vencimento dos produtos

Quando um produto fica parado no estoque ele acaba vencendo. Esse vencimento pode ser por validade (principalmente de alimentos) ou tendência (moda). Quando isso ocorre, há uma perda que causa sérios danos ao caixa da empresa.

Quando há sazonalidade no segmento de atuação, o consumidor deixa de comprar o produto, por estar “fora de moda”. Se a empresa não acompanhar a tendência, ela perderá grandes oportunidades de negócios.

4. Estoque parado, espaço perdido

Para manter seus produtos alojados, há necessidade de disponibilizar um espaço para essa finalidade. Para manter esse local, existe um custo que deve ser alocado e contabilizado.

5. Baixo investimento

Devido aos problemas anteriores, o investimento em pesquisa e desenvolvimento acaba sendo nulo. Mas, o que isso atrapalha? Os hábitos dos consumidores mudam constantemente e suas características de compra acompanham essa mudança.

As empresas que não investem em pesquisa e desenvolvimento acabam parando. Isso afasta, gradualmente, os consumidores e os recursos que a empresa poderia a ter acesso.

Agora que você conhece os problemas do estoque parado…

… chegou a hora de evitar que eles ocorram. Planeje cada passo com cuidado e garanta o sucesso da sua empresa.

Origem da venda: a importância de conhecê-la

Origem da venda: a importância de conhecê-la

Origem da venda

Problemas que ocorrem quando a sua empresa não conhece a origem da venda

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É muito importante você conhecer a origem da venda dos seus produtos. Neste texto, temperarei sobre como proceder para identificar a origem da venda. Além disso, comentarei sobre como a falta desse conhecimento pode gerar alguns problemas para a sua empresa.

A origem da venda

Você sabe de onde vem o seu cliente? Ou como ele ficou conhecendo os seus produtos? Toda empresa está preocupada com a sua saúde financeira e com o seu fluxo de caixa. Por isso, muitas não se preocupam em conhecer qual foi o caminho que o consumidor fez até realizar a compra.

Quando pensamos no mundo digital, a origem do consumidor pode ser conhecida rastreando os caminhos que ele percorreu até finalizar a compra. Mas, nem sempre é possível conhecer esse caminho. O consumidor pode percorrer todo o caminho no online e realizar a compra no offline. Porém, é possível conhecer o passo-a-passo dele até o momento da compra ou deixar o carrinho. Isso pode ser feito por meio de algumas ferramentas, entra elas, o Google Analytics e o Pixel do Facebook. Mas, quando as vendas ocorrem no ambiente real, uma boa pesquisa deve ser feita.

Pesquisando a origem

Para conhecer como o seu cliente ficou conhecendo os seus produtos, você pode realizar uma pesquisa de satisfação. Entre as perguntas, inclua o pergunta, como por exemplo:

“Como ficou conhecendo a nossa empresa?”

Quando o questionário for de perguntas abertas.

Ou, quando a pesquisa for fechada, pode utilizar as caixas de seleção, tais como:

Assinale como conheceu os produtos

☑️ Redes sociais ☑️ Panfleto ☑️ Televisão ☑️ Rádio
Entre outros meios que você utilizou para divulgar os seus produtos.

Nós escrevemos sobre a importância de realizar uma pesquisa de mercado. E, como escrito, a pesquisa de mercado ajuda a empresa a agir conforme a realidade. Mas, talvez a sua principal pergunta seja: como montar uma pesquisa?

Como fazer uma pesquisa

Como este é um tema extenso para ser explicado, e nem é este o meu objetivo neste texto, vou levantar alguns pontos para estruturar uma pesquisa:

  • Problema: definir um problema nada mais é que apontar o que deseja ser descoberto. Por exemplo: como o cliente ficou conhecendo o meu produto? Ah, sempre em formato de pergunta;
  • Hipóteses: são possíveis soluções para o problema levantado. Porém, cuidado para não conduzir o consumidor para o que você deseja como resposta;
  • Objetivos: aqui você são aparentes qual o desejo com a pesquisa. Exemplo: conhecer como o cliente conheceu a empresa;
  • Metodologia: existem vários métodos para se realizar uma pesquisa. Porém, atente-se ao que seja pertinente ao seu negócio. Mas, seguindo o exemplo, uma pesquisa quantitativa pode ajudar neste momento.
  • Amostra: defina a quantidade de pessoas que vão responder ao seu questionário. Pode ser que o seu universo (total de clientes) seja muito grande. Faça um recorte desse total para aplicar a pesquisa.
  • Aplicação: execute a pesquisa para conhecer os resultados. Após isso, faça uma análise geral para entender as respostas. Como no exemplo falamos de uma pesquisa quantitativa, o resultado pode ser expresso em forma de gráficos e tabela.

Problemas que ocorrem quando não conhece a origem da venda

Essa falta de conhecimento pode acarretar em alguns problemas. Entre eles estão:

  • Investir em meios de comunicação que não trazem resultado.
    • Quando isso ocorre, você está desperdiçando dinheiro. Pois, os meios de comunicação precisam ser selecionados na base do conhecimento e não do achismo.
  • Retorno sobre o investimento é desconhecido.
    • Uma vez que você não conhece a origem do cliente, é difícil mensurar qual foi o retorno que o investimento gerou.
  • Erro ao definir o perfil do cliente.
    • Pois, ao vender o seu produto para um perfil que não seja o definido, uma recompra ou venda cruzada por não ocorrer. Afinal, você quer que o cliente sempre compre de você.

Ao investir errado, o seu caixa começa a diminuir e os cortes aumentam. Pois, ao conhecer a origem dos seus clientes, como eles conheceram o seu produto, você terá mais acertos em suas campanhas. Com isso, haverá retorno sobre o investimento, aumentando o lucro e o reinvestimento no meio que trouxe mais retorno.

Antes de continuar com as promoções e outras ações de comunicação, vale rever o planejamento após conhecer a origem das suas vendas. Mas não se apegue ao discurso: estou vendendo, está bom assim. Pense a longo prazo e qual o resultado que a sua empresa alcançará conhecendo o seu cliente.

Como atrair turistas

Como atrair turistas

Como atrair turistas

Como atrair turistas

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Como atrair turistas deve ser o seu pensamento neste verão. Uma estação muito gostosa pra sair, se divertir com a família e amigos. É uma época que ninguém quer ficar em casa, não é mesmo?

Porém, aposto que você, que trabalha com hotelaria, deve estar se perguntando: mas como atrair turistas para o meu hotel? Nós ajudamos você com algumas dicas simples e eficazes!

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Pesquisa de mercado: a combustão para o sucesso

Pesquisa de mercado: a combustão para o sucesso

Pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado: a combustão para o sucesso
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Pode não parecer, mas a pesquisa de mercado é, ou ao menos deveria ser, a ferramenta estratégica para quem quer se manter no mercado.

Nascimento de empresas

De acordo com o Indicador do Serasa Experian de Nascimento de Empresas, somente no primeiro semestre de 2018, o Brasil registrou 1,2 milhão de novos negócios. Quando comparado com o primeiro semestre do ano anterior, esse número corresponde a 10,5% de progressão.

Diante disso, estudos apontam que quase 25% desses novos negócios não irão sobreviver aos primeiros dois anos. Isso por conta de fatores econômicos, inadimplência e falta de planejamento. A falta de conhecimento sobre o mercado também é um dos pontos que contribui para os encerramentos. Contudo, dentro desse cenário, há uma forma de reverter as expectativas negativas: a pesquisa de mercado.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado fornece informação e isso ajuda a forma da empresa agir de acordo com a realidade. A pesquisa fornece a possibilidade  de criar e explorar todas as variáveis ofertadas por ela. Além disso, a pesquisa de mercado é de extrema importância. Auxilia na abertura ou continuidade do negócio, uma vez que ajuda a identificar fatores que podem impactar diretamente na organização. Ainda auxilia ao definir o perfil do consumidor, concorrência, demanda, localização, preço, produto, embalagem e projeções de venda.

Pesquisa de mercado é uma forma de coletar dados para ajudar as empresas a tomarem decisões acertadas. Decisões que devem ser amparadas nos conjuntos de informações adquiridos.

Entender o segmento onde se está inserido é o primeiro passo para o processo de estruturação das empresas e para o início das atividades comerciais. Por seguinte, desenvolvem-se as estratégias que permitam a continuidade das atividades a longo prazo, uma vez que a pesquisa mantém o negócio estruturado.  

E você, qual a última vez que fez uso dessa estratégia?

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Por que a agência se chama Mokeka?

Originária dos índios, a moqueca é algo que podemos chamar de "tipicamente brasileiro". E é isso que transmitimos ‡s marcas de nossos clientes. Uma criação baseada na cultura brasileira, que vai de encontro com o público de cada empresa.

A criatividade é o principal ingrediente para atender, pesquisar, planejar, criar e inovar. Assim é a agência de publicidade Mokeka. Não nos preocupamos em fazer somente propaganda. Vamos além de um anúncio para revista ou comercial para TV. Pensamos em criar um conceito que seja sempre lembrado pelo consumidor. O mais importante é fazer com que a marca do nosso cliente seja sempre lembrada e querida.