Como o Geomarketing pode ser útil ao mercado imobiliário
Como o Geomarketing pode ser útil ao mercado imobiliário

Como o Geomarketing pode ser útil ao mercado imobiliário

Imagem: Pixabay

Descubra como a aquisição de conhecimento com base em informações de geomarketing pode ajudar em uma tomada de decisão no setor de imóveis.

Você com certeza já ouviu sobre as três palavras mais faladas no ramo imobiliário – localização, localização, localização. Onde está uma propriedade e quais outros imóveis e serviços estão próximos dela são fatores muito importantes.

Para outras indústrias, o marketing geralmente segue uma regra prática semelhante. Saber em qual local armar sua barraca entre os vários imóveis no RJ à venda, abrir uma filial nova ou expandir para um mercado internacional ou regional totalmente novo é normalmente o que diferencia o grande sucesso e o fracasso abismal.

O que é geomarketing?

O geomarketing não se trata de uma estratégia de curto prazo. Em vez disso, consiste em um tipo de ferramentas que os profissionais de marketing usam a fim de elaborar estratégias e construir campanhas – uma forma de tratamento de dados que gera acionáveis e poderosos insights ​​no mercado.

Por que o geomarketing é importante no mercado imobiliário mesmo?

Em tempos de bolha imobiliária, a necessidade de um plano de geoinformação para a execução de projetos de imóveis no RJ não era essencial. 

Porém, agora é fundamental saber como as pessoas se comportam em potenciais áreas de negócio, o que demandam, quais são suas capacidades econômicas, a idade da população e muitos outros fatores que podem ser decisivos para o sucesso de um projeto ou promoção.

A componente geográfica e sociodemográfica é importante na tomada de decisões estratégicas a todos os níveis, desde a escolha do terreno, ao tipo de construção ou ações de marketing promocional de um apartamento no Morumbi.

A solução do geomarketing consiste na criação de uma aplicação que permite visualizar dados populacionais e sociodemográficos a nível de secção censitária para avaliar as melhores áreas para o desenvolvimento de empreendimentos como os imobiliários.

A tudo isto pode-se juntar dados internos da própria empresa para elaborar relatórios, criar mapas temáticos e realizar estudos que permitam às empresas estarem mais perto dos seus potenciais compradores e conhecer o potencial de vendas do mercado imobiliário por região e sempre de forma atualizada.

Com ferramentas de geomarketing as empresas também podem importar seus próprios dados, criar seus próprios relatórios e executar seus próprios relatórios sem ter muito conhecimento sobre o geomarketing.

Para além do mapeamento das áreas imobiliárias, o geomarketing também pode desempenhar um papel importante na análise espacial e na determinação da localização absoluta onde estas áreas devem ser alojadas.

Confira alguns benefícios trazidos por ferramentas de geomarketing para profissionais que atuam no setor imobiliário e buscam hoje vender apartamento na Tijuca.

Localização

O mercado imobiliário gira em torno da localização. A localização é a essência dos dados geográficos e é a principal prioridade para quem procura um lar e uma propriedade. 

Os dados de mercado gerados pelo geomarketing eliminam o trabalho de adivinhação da classificação por meio de várias tabelas e camadas de várias fontes de dados de terras, valores e transações.

​Análise espacial

O acesso a camadas de dados integradas fornece informações robustas e valiosas para as empresas. Além de localizar a propriedade e o que está acontecendo ao redor dela, ferramentas de geomarketing oferecem muito mais!

Um exemplo é a capacidade de consultar e pesquisar os dados disponíveis, dando-lhe o poder de responder às perguntas específicas do seu cliente e testar cenários para problemas comuns, como zonas de inundação e zoneamento de sobreposição.

​Vendas

Com ferramentas de geomarketing, você pode localizar propriedades rapidamente por endereço e explorar fatores que são fundamentais para a tomada de decisão do comprador potencial, como propriedade, valor e última venda.

Comunicação eficaz/visualização de dados

Em um mundo cada vez mais centrado na tecnologia, os recursos visuais podem comunicar coisas que um e-mail ou mesmo uma conversa face a face não podem. Ferramentas de geomarketing permitem exportar tabelas de dados e mapas em PDF de descobertas de propriedades.

As ferramentas gráficas personalizam ainda mais seu mapa de acordo com as necessidades de seus visualizadores. As ferramentas de medição ajudam a determinar as coordenadas de área, distância e localização. 

Usando uma boa ferramenta de geomarketing entre uma equipe ou em um escritório é possível deixar de lado os alfinetes sem esforço para áreas de interesse e adicionar facilmente notas, fotos e arquivos para compartilhar leads com seus colegas.

Não é provável que os profissionais imobiliários sejam encontrados atrás de uma mesa oito horas por dia, cinco dias por semana, apenas analisando as inúmeras informações que ferramentas de geomarketing têm a oferecer.

Com o geomarketing, você vai aonde seus clientes estão. Dados móveis, sob demanda e em tempo real darão a você a capacidade de acessá-los e auxiliar seus clientes a qualquer momento em um tablet, smartphone ou computador.

Melhora da execução da análise de mercado 

A análise de mercado é uma das etapas mais importantes em qualquer prática imobiliária. Considere vendas de imóveis versus avaliação. 

A pesquisa necessária para cada um pode diferir em profundidade, mas ambas exigem a análise comparativa das vendas em um determinado local. Antes da análise, pesquisas adicionais são conduzidas em propriedades comparáveis ​​recentemente vendidas na área da propriedade em questão.

Mapeamento

Os Sistemas de Informação Geográfica armazenam dados em bancos de dados e os representam visualmente em um formato mapeado. 

Pessoas de diferentes profissões usam mapas para se comunicar, como o Google Maps, o GPS, e com o geomarketing todos também utilizam mapas para uso comum.

​Planejamento e Desenvolvimento Comunitário

Ferramentas de geomarketing ajudam a melhor entender o mundo atual a fim de que seja possível enfrentar os desafios mundiais. Hoje, a tecnologia fornecida por essas ferramentas está rapidamente a avançar, fornecendo muitos novos recursos e inovações em planejamento.

Simulação de Multidão

Dominar a dinâmica coletiva de objetos interagindo em fenômenos urbanos na escala de famílias individuais, pessoas e unidades imobiliárias e em escalas de tempo que se aproximam do “tempo real”: isso ferramentas de geomarketing também podem oferecer!

Exposição Solar

Essas ferramentas também ajudam na captação de luz para avaliar a adequação da instalação de painéis solares (fotovoltaicos) em telhados usando modelos 3D de cidades e informações geométricas, como inclinação, orientação e área do telhado.

Gostou de saber mais sobre o que o geomarketing pode fazer ao seu negócio no ramo imobiliário? Então segue a gente nas redes sociais para conferir mais conteúdos interessantes pra você!