Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Identidade da marca na campanha publicitária
Identidade da marca na campanha publicitária

Identidade da marca na campanha publicitária

A identidade da marca é a representação da empresa para o seu público-alvo. Uma ajuda para que a sua empresa seja reconhecida e gere fidelidade do consumidor. Além disso, vou escrever sobre como a campanha publicitária torna a identidade da marca ainda mais presente no dia-a-dia das pessoas.

A identidade da marca começa pelo nome da empresa

O estudo e definição do nome é uma das etapas mais difíceis na constituição de uma empresa. Em outras palavras, está intimamente ligado à personalidade e identidade corporativa e deve ser capaz de transmitir a mensagem correta sobre o seu negócio. Além disso, o nome deve despertar a atenção por sua singularidade e pelo o que a sua empresa se propõe a oferecer a partir dele.

É preciso pensar de forma estratégica e investir em um nome que esteja de acordo com os seus objetivos, propostas e possíveis novas oportunidades.

Para estabelecer um nome que transmita a identidade da marca, é necessário o estabelecimento dos seguintes fatores:

  • Relação com o negócio: o nome precisa ter uma relação com o negócio, o segmento que a empresa irá atuar;
  • Personalidade da marca: nesta etapa, de definição do nome, já existe um planejamento de posicionamento e plataforma de marca;
  • Pensar no consumidor: o nome é um dos primeiros contatos que o consumidor terá com sua marca. Por isso, é importante planejar qual será a relação dele com a marca;
  • Sonoridade: é preciso unir os três tópicos acima à sonoridade. Lembre-se sempre da localização da sua empresa;
  • Nomes iguais:  executar uma pesquisa em órgãos governamentais e outras instituições para não haver duplicidade em nomes.

Logotipo precisa transmitir a identidade da marca

Um logotipo é a tradução visual da identidade da marca. Um bom logotipo comunica as qualidades mais importantes da sua empresa e estabelece o reconhecimento dela pelo público. Ou seja, em um mercado concorrido, um logotipo bem feito ajuda a sua empresa a se destacar entre os concorrentes, transmitir profissionalismo e confiabilidade.

Dessa maneira, quando se trata da criação de um logotipo, todo cuidado é pouco. Uma vez que é ele que representará visualmente a sua marca.

LEIA TAMBÉM:  E-mail marketing: dicas e sugestões para suas campanhas

Para realizar a tradução dos conceitos subjetivos em algo visualmente concreto e facilmente entendido, tudo é cuidadosamente pensado. A combinação de cores, a escolha da fonte, a espessura dos traços, a criação de um ícone: cada detalhe tem um significado implícito. E a combinação de todos esses elementos exige também sensibilidade e bom gosto estético, já que o resultado esperado de tudo isso é um logotipo bonito e atraente.

Os principais objetivos ao criar um logotipo são:

  • reforçar o nome da empresa no mercado;
  • fidelizar clientes;
  • conquistar novos clientes;
  • criar vínculos emocionais com os clientes.

Identidade visual

A forma como sua empresa é vista pelos seus clientes, é muito importante. Dessa maneira, a identidade visual é um conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, a empresa. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores. Assim também, uma empresa que apresenta materiais bonitos para expor seus produtos e serviços, passa a imagem de organizada e promissora.

Uma boa identidade visual demonstra o profissionalismo da sua empresa. Mas, apenas um material bonito e bem feito não garante a venda. Mas faz muita diferença na hora de mostrar que você valoriza a qualidade em tudo que faz.

A marca da sua empresa é o símbolo que identifica o significado de seu nome e os conceitos que você pretende transmitir. Por isso, você precisa pensar muito cuidadosamente.

Desse modo, esse trabalho é chamado de identidade visual. É um produto que, além de identificar a sua empresa, estabelece uma empatia com o seu público-alvo.

Enfim, ter um material institucional bem desenvolvido e consistente reflete em um grande benefício: aumento de credibilidade e sucessivamente ao aumento das vendas. 

A identidade visual de uma empresa é composta por peças como:

  • Logotipo;
  • Cartão de visita;
  • Pasta proposta;
  • Papel de carta timbrado;
  • Envelopes;
  • Plano de fundo para área de trabalho;
  • Assinaturas de e-mail;
  • Sinalização;
  • Embalagens;
  • Brindes.

Planejamento e criação de campanha publicitária

Um plano de comunicação consiste no planejamento de ações integradas cujo objetivo é trazer resultados para a sua empresa. Por exemplo, esses resultados podem implicar em:

  • visibilidade de marca;
  • aproximação de potenciais clientes;
  • geração de novos negócios.
LEIA TAMBÉM:  A importância do uso de redes sociais para hotéis

Investir em uma campanha publicitária é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Ao elaborar um plano de comunicação, é importante analisar onde a sua marca deverá estar presente. De uma maneira geral, todas as ações de comunicação se orientam de acordo com o lugar onde o público-alvo está localizado. Não adianta estar em todas os locais se o seu cliente não está lá, pois isso só implica em desperdício de recursos.

O produto final de uma campanha publicitária é o conteúdo criativo. Para chegar nisso, é necessário ter um bom planejamento que avaliará os canais de comunicação. Assim como o tipo de linguagem que será utilizado, o tom da mensagem e a energia criativa. Isso é importante para que, diante de tantas informações que são despejas diariamente, a sua comunicação salte aos olhos do consumidor.

Criar um plano de comunicação eficiente consiste em:

  • Buscar uma empresa parceira que enxergue o cliente de fora, sem os vícios do próprio negócio. Nesse sentido, é preciso que esse parceiro seja sensível à filosofia da sua empresa;
  • Identificar em quais canais o público está presente, para falar com as pessoas certas;
  • Medir periodicamente os resultados para justificar o valor investido.

Ações de comunicação, aplicadas estrategicamente, são uma maneira eficiente de falar com o consumidor. Mas vale lembrar, antes de qualquer coisa, que para isso é necessário planejar sempre.