Identidade da marca na campanha publicit√°ria
Identidade da marca na campanha publicit√°ria

Identidade da marca na campanha publicit√°ria

A identidade da marca √© a representa√ß√£o da empresa para o seu p√ļblico-alvo. Uma ajuda para que a sua empresa seja reconhecida e gere fidelidade do consumidor. Al√©m disso, vou escrever sobre como a campanha publicit√°ria torna a identidade da marca ainda mais presente no dia-a-dia das pessoas.

A identidade da marca começa pelo nome da empresa

O estudo e defini√ß√£o do nome √© uma das etapas mais dif√≠ceis na constitui√ß√£o de uma empresa. Em outras palavras, est√° intimamente ligado √† personalidade e identidade corporativa e deve ser capaz de transmitir a mensagem correta sobre o seu neg√≥cio. Al√©m disso, o nome deve despertar a aten√ß√£o por sua singularidade e pelo o que a sua empresa se prop√Ķe a oferecer a partir dele.

√Č preciso pensar de forma estrat√©gica e investir em um nome que esteja de acordo com os seus objetivos, propostas e poss√≠veis novas oportunidades.

Para estabelecer um nome que transmita a identidade da marca, é necessário o estabelecimento dos seguintes fatores:

  • Rela√ß√£o com o neg√≥cio: o nome precisa ter uma rela√ß√£o com o neg√≥cio, o segmento que a empresa ir√° atuar;
  • Personalidade da marca: nesta etapa, de defini√ß√£o do nome, j√° existe um planejamento de posicionamento e plataforma de marca;
  • Pensar no consumidor: o nome √© um dos primeiros contatos que o consumidor ter√° com sua marca. Por isso, √© importante planejar qual ser√° a rela√ß√£o dele com a marca;
  • Sonoridade: √© preciso unir os tr√™s t√≥picos acima √† sonoridade. Lembre-se sempre da localiza√ß√£o da sua empresa;
  • Nomes iguais:  executar uma pesquisa em √≥rg√£os governamentais e outras institui√ß√Ķes para n√£o haver duplicidade em nomes.

Logotipo precisa transmitir a identidade da marca

Um logotipo √© a tradu√ß√£o visual da identidade da marca. Um bom logotipo comunica as qualidades mais importantes da sua empresa e estabelece o reconhecimento dela pelo p√ļblico. Ou seja, em um mercado concorrido, um logotipo bem feito ajuda a sua empresa a se destacar entre os concorrentes, transmitir profissionalismo e confiabilidade.

Dessa maneira, quando se trata da criação de um logotipo, todo cuidado é pouco. Uma vez que é ele que representará visualmente a sua marca.

Para realizar a tradução dos conceitos subjetivos em algo visualmente concreto e facilmente entendido, tudo é cuidadosamente pensado. A combinação de cores, a escolha da fonte, a espessura dos traços, a criação de um ícone: cada detalhe tem um significado implícito. E a combinação de todos esses elementos exige também sensibilidade e bom gosto estético, já que o resultado esperado de tudo isso é um logotipo bonito e atraente.

Os principais objetivos ao criar um logotipo s√£o:

  • refor√ßar o nome da empresa no mercado;
  • fidelizar clientes;
  • conquistar novos clientes;
  • criar v√≠nculos emocionais com os clientes.

Identidade visual

A forma como sua empresa é vista pelos seus clientes, é muito importante. Dessa maneira, a identidade visual é um conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, a empresa. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores. Assim também, uma empresa que apresenta materiais bonitos para expor seus produtos e serviços, passa a imagem de organizada e promissora.

Uma boa identidade visual demonstra o profissionalismo da sua empresa. Mas, apenas um material bonito e bem feito não garante a venda. Mas faz muita diferença na hora de mostrar que você valoriza a qualidade em tudo que faz.

A marca da sua empresa é o símbolo que identifica o significado de seu nome e os conceitos que você pretende transmitir. Por isso, você precisa pensar muito cuidadosamente.

Desse modo, esse trabalho √© chamado de identidade visual. √Č um produto que, al√©m de identificar a sua empresa, estabelece uma empatia com o seu p√ļblico-alvo.

Enfim, ter um material institucional bem desenvolvido e consistente reflete em um grande benef√≠cio: aumento de credibilidade e sucessivamente ao aumento das vendas. 

A identidade visual de uma empresa é composta por peças como:

  • Logotipo;
  • Cart√£o de visita;
  • Pasta proposta;
  • Papel de carta timbrado;
  • Envelopes;
  • Plano de fundo para √°rea de trabalho;
  • Assinaturas de e-mail;
  • Sinaliza√ß√£o;
  • Embalagens;
  • Brindes.

Planejamento e criação de campanha publicitária

Um plano de comunica√ß√£o consiste no planejamento de a√ß√Ķes integradas cujo objetivo √© trazer resultados para a sua empresa. Por exemplo, esses resultados podem implicar em:

  • visibilidade de marca;
  • aproxima√ß√£o de potenciais clientes;
  • gera√ß√£o de novos neg√≥cios.

Investir em uma campanha publicit√°ria √© um fator determinante para o sucesso de qualquer neg√≥cio. Ao elaborar um plano de comunica√ß√£o, √© importante analisar onde a sua marca dever√° estar presente. De uma maneira geral, todas as a√ß√Ķes de comunica√ß√£o se orientam de acordo com o lugar onde o p√ļblico-alvo est√° localizado. N√£o adianta estar em todas os locais se o seu cliente n√£o est√° l√°, pois isso s√≥ implica em desperd√≠cio de recursos.

O produto final de uma campanha publicit√°ria √© o conte√ļdo criativo. Para chegar nisso, √© necess√°rio ter um bom planejamento que avaliar√° os canais de comunica√ß√£o. Assim como o tipo de linguagem que ser√° utilizado, o tom da mensagem e a energia criativa. Isso √© importante para que, diante de tantas informa√ß√Ķes que s√£o despejas diariamente, a sua comunica√ß√£o salte aos olhos do consumidor.

Criar um plano de comunicação eficiente consiste em:

  • Buscar uma empresa parceira que enxergue o cliente de fora, sem os v√≠cios do pr√≥prio neg√≥cio. Nesse sentido, √© preciso que esse parceiro seja sens√≠vel √† filosofia da sua empresa;
  • Identificar em quais canais o p√ļblico est√° presente, para falar com as pessoas certas;
  • Medir periodicamente os resultados para justificar o valor investido.

A√ß√Ķes de comunica√ß√£o, aplicadas estrategicamente, s√£o uma maneira eficiente de falar com o consumidor. Mas vale lembrar, antes de qualquer coisa, que para isso √© necess√°rio planejar sempre.