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Igor Cardoso | domingo, 25/agosto/2019

A importância do planejamento publicitário

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Planejamento publicitário é uma das etapas mais importantes durante uma campanha de comunicação. Mas, o que muitas pessoas não sabem é onde está essa ferramenta quando a campanha vai para a rua. E é exatamente aí que o planejamento publicitário aparece. Vou falar neste texto sobre o planejamento publicitário e o planejamento de mídia. 

Planejamento publicitário

O planejamento é a próxima etapa após a entrada de um trabalho na agência. É quando o atendimento informa ao departamento de planejamento, por meio do briefing, quais são os problemas de marketing que a empresa quer resolver e quais são os seus objetivos. Os profissionais que atuam no planejamento da agência identificarão quais são os problemas de comunicação da empresa/marca e, para solucionar esses problemas, desenvolverá um plano na busca do melhor caminho para atingir os objetivos da marca.

Mas, além de auxiliar a agência em uma criação que seja realmente efetiva, o planejamento ajuda a empresa/marca a diminuir os erros que possam ocorrem. Isso é devido à toda análise de micro e macroambientes que é realizada. Pois, para realizar um estruturar um bom plano, são necessárias aplicações de pesquisas de mercado de acordo com o objetivo da empresa.

Pesquisa de Mercado

As pesquisas de mercado são importantes para orientar quais os caminhos que devem ser percorridos com segurança. Afinal, dados sem qualidade, podem levar a resultados inesperados.

Porém, não podemos parar nos dados secundários, ou seja, aqueles que são de mais fácil acesso, tais como: acesso ao site, bibliografias básica, ou até mesmo, pesquisas públicas. Os dados que você coletar, os seus concorrentes também terão acesso. Mas, como ir além disso? O ideal é realizar a pesquisa que sob medida para cada assunto a ser abordado.

Etapas do planejamento publicitário

Com o planejamento estratégico é possível antecipar à concorrência e ter previsibilidade sobre o retorno em relação ao investimento realizado. Ainda é possível prever os riscos e preparar-se para contornar os desafios. Ao estruturar o planejamento é primordial definir:

As etapas posteriores são partes estratégicas ao planejamento. Elas são:

Ferramenta 5W2H

É nesta etapa que são definidos os itens da ferramenta 5W2H:

Segue este link para que você acessar a nossa planilha de acompanhamento de ações. É só clicar e baixar.

Além disso, serão definidos o público-alvo a ser trabalhado (persona, nicho, idade, perfil socioeconômico e cultural, etc), qual a imagem da empresa/marca será trabalha (como ela deverá ficar conhecida ou ser lembrada), qual será o seu posicionamento e quais ferramentas de comunicação serão trabalhadas (publicidade, relações públicas, guerrilha, assessoria de imprensa, entre outras que devem falar a mesma língua durante a campanha). Por meio do planejamento estratégico que será informado se haverá uma ação promocional ou institucional e como elas serão executadas. Vale lembrar que essas decisões são baseadas nos resultados das pesquisas realizadas.

Planejamento de mídia

Aqui, quero apresentar o planejamento de mídia. Tão importante quanto o planejamento estratégico de campanha, uma vez que esse é o planejamento responsável pela verba da empresa/marca. Mas não se engane em pensar apenas no planejamento de mídia. É essencial que haja a combinação dos dois planejamentos.

É dentro do plano de mídia que serão definidos quais os meios, veículos e formatos que deverão ser trabalhados durante a campanha. O planejamento de mídia deve entender onde está o público a ser impactado, independente de ser on-line ou off-line, e traçar o melhor plano.

O planejamento de mídia faz o levantamento dos custos e os separa por meio e veículo de comunicação que serão utilizados no decorrer da campanha. E cabe ao profissional dessa área negociar com os veículos os melhores preços e condições de pagamento para as compras dos espaços comerciais.

Mas, afinal, por que planejamento de mídia vem após o planejamento estratégico de campanha? Porque é o momento que a campanha vai para a rua, para a TV, para o rádio, para a internet, para a rede social, para onde foi definido no planejamento estratégico. É o momento no qual o público tomará conhecimento dos objetivos de comunicação apontados anteriormente.

Efetividade e ROI no planejamento publicitário

Após alinhar todas as etapas dos planejamentos, chega a hora de colocar as ações para veicular. A partir da mensuração dos dados coletados é que será possível afirmar qual a efetividade da campanha. Ou seja, se o que foi planejado e executado está sendo eficiente e eficaz.

Para esse controle, é possível utilizar várias plataformas para aferir os resultados alcançados. Nas ações de comunicação, essas plataformas são uma solução que auxilia, não só a acompanhar as conversões realizadas, como também automatizar os processos e, com isso, ganhar tempo para realizar outras atividades.

Com as informações coletadas, seja por meio de plataforma, pesquisa ou resultado de vendas, é possível mensurar o ROI (retorno sobre o investimento) da campanha. O cálculo do ROI é uma fórmula simples:

ROI = ((Receita – Investimento)/Investimento) X 100.

Explicando o cálculo:

Verificar o valor da receita originária da campanha, subtrai o valor do investimento. O resultado, divide pelo valor do investimento novamente. Com o valor do cálculo, multiplica-se por 100 para chegar à porcentagem do retorno sobre o investimento realizado.

Criatividade é para todo mundo

E aqui eu defendo: independente da área de atuação dentro de uma agência, todos os profissionais devem ser criativos, mesmo durante o planejamento publicitário. Devem ouvir e falar e não guardar suas melhores ideias com medo de serem criticados.

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Por: Igor Cardoso


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