Planejamento publicitário, meio e fim de uma campanha

Igor Cardoso | sexta-feira, 22/setembro/2017

Uma das etapas mais importantes em uma campanha.

A importância do planejamento publicitário

Planejamento publicitário é uma das etapas mais importantes durante uma campanha de comunicação. E o que muitas pessoas não sabem é onde está essa ferramenta quando a campanha vai para a rua. E é exatamente aí que o planejamento publicitário aparece. Vou falar neste texto sobre o planejamento publicitário e planejamento de mídia. O meio e o final. Mas por que meio e final?

Planejamento publicitário

Meio, porque o planejamento é a próxima etapa após a entrada de um trabalho na agência. É quando o atendimento informa ao planejamento, por meio do briefing, quais são os problemas de marketing que a empresa quer resolver e quais são os seus objetivos. O planejamento “meio” identificará quais são os problemas de comunicação da empresa/marca e traçará um plano na busca do melhor caminho para atingir os objetivos da marca.

Ferramenta 5W2H

É nesta etapa que são definidos os itens da ferramenta 5W2H:

  • What: o que será feito;
  • Why: porque será feito;
  • Where: onde será feito;
  • When: onde será feito;
  • Who: quem irá fazer;
  • How: como será feito;
  • How much: quanto custará.

Além disso, serão definidos o público a ser trabalhado (persona, nicho, idade, perfil socioeconômico e cultural, etc), qual a imagem da empresa/marca será trabalha (como ela deverá ficar conhecida ou ser lembrada), qual será o seu posicionamento e quais ferramentas de comunicação serão trabalhadas (publicidade, relações públicas, guerrilha, assessoria de imprensa, entre outras que devem falar a mesma língua durante a campanha). O planejamento “meio” informará se haverá uma ação promocional ou institucional e como serão executadas. Vale lembrar que essas decisões são baseadas nos resultados das pesquisas realizadas.

Planejamento de mídia

O planejamento “final”, é o planejamento de mídia. Tão importante quanto o planejamento “meio”, uma vez que é o planejamento responsável pela verba da empresa/marca. É no plano de mídia que serão definidos quais os meios, veículos e formatos trabalhados durante a campanha. O planejamento de mídia deve entender onde está o público a ser impactado, independente de ser online ou off-line, e traçar o melhor plano.

Gráfico de custos

StockSnap / Pixabay

É no planejamento “final” de mídia que os custos são levantados e separados por meio e veículo de comunicação utilizado. E cabe ao profissional dessa área negociar com os veículos os melhores preços para as compras dos espaços comerciais.

Mas, afinal, por que planejamento “final”? Porque é o momento que a campanha ganha vida e vai para a rua, para a TV, para o rádio, para a internet, para a rede social, para onde o planejamento definir. É o momento no qual o público tomará conhecimento dos objetivos de comunicação apontados no planejamento “meio”.

 

Criatividade é para todo mundo

E aqui eu defendo: independente da área de atuação dentro de uma agência, todos os profissionais devem ser criativos, mesmo durante o planejamento publicitário. Devem ouvir e falar e não guardar suas melhores ideias com medo de serem criticados.

Por: Igor Cardoso

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