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Igor Cardoso | domingo, 25/agosto/2019

A importância do planejamento publicitário

Planejamento publicitário é uma das etapas mais importantes durante uma campanha de comunicação. E o que muitas pessoas não sabem é onde está essa ferramenta quando a campanha vai para a rua. E é exatamente aí que o planejamento publicitário aparece. Vou falar neste texto sobre o planejamento publicitário e planejamento de mídia. O meio e o final. Mas por que meio e final?

Planejamento publicitário

Meio, porque o planejamento é a próxima etapa após a entrada de um trabalho na agência. É quando o atendimento informa ao planejamento, por meio do briefing, quais são os problemas de marketing que a empresa quer resolver e quais são os seus objetivos. O planejamento “meio” identificará quais são os problemas de comunicação da empresa/marca e traçará um plano na busca do melhor caminho para atingir os objetivos da marca.

Ferramenta 5W2H

É nesta etapa que são definidos os itens da ferramenta 5W2H: (baixe planilha aqui)

Além disso, serão definidos o público-alvo a ser trabalhado (persona, nicho, idade, perfil socioeconômico e cultural, etc), qual a imagem da empresa/marca será trabalha (como ela deverá ficar conhecida ou ser lembrada), qual será o seu posicionamento e quais ferramentas de comunicação serão trabalhadas (publicidade, relações públicas, guerrilha, assessoria de imprensa, entre outras que devem falar a mesma língua durante a campanha). O planejamento “meio” informará se haverá uma ação promocional ou institucional e como serão executadas. Vale lembrar que essas decisões são baseadas nos resultados das pesquisas realizadas.

Etapas do planejamento publicitário

Com o planejamento estratégico é possível antecipar à concorrência e ter previsibilidade sobre o retorno em relação ao investimento realizado. Ainda é possível prever os riscos e preparar-se para contornar os desafios. Ao estruturar o planejamento é primordial definir:

As etapas posteriores são partes estratégicas ao planejamento. Elas são:

Planejamento de mídia

O planejamento “final”, é o planejamento de mídia. Tão importante quanto o planejamento “meio”, uma vez que é o planejamento responsável pela verba da empresa/marca. É no plano de mídia que serão definidos quais os meios, veículos e formatos trabalhados durante a campanha. O planejamento de mídia deve entender onde está o público a ser impactado, independente de ser online ou off-line, e traçar o melhor plano.

planejamento publicitário

StockSnap / Pixabay

É no planejamento de mídia que os custos são levantados e separados por meio e veículo de comunicação utilizado. E cabe ao profissional dessa área negociar com os veículos os melhores preços para as compras dos espaços comerciais.

Mas, afinal, por que planejamento “final”? Porque é o momento que a campanha ganha vida e vai para a rua, para a TV, para o rádio, para a internet, para a rede social, para onde o planejamento definir. É o momento no qual o público tomará conhecimento dos objetivos de comunicação apontados no planejamento “meio”.

Efetividade e ROI no planejamento publicitário

Após alinhar todas as etapas dos planejamentos, chega a hora de colocar as ações para veicular. A partir da mensuração dos dados coletados é que será possível afirmar qual a efetividade da campanha. Ou seja, se o que foi planejado e executado está sendo eficiente e eficaz.

Para esse controle, é possível utilizar várias plataformas para aferir os resultados alcançados. Para as mídias digitais, o RD Station é uma solução que auxilia, não só acompanhar as conversões realizadas, como também automatizar os processos e, com isso, ganhar tempo para realizar outras atividades.

RD Station Marketing

Com as informações coletadas, seja por meio de plataforma, pesquisa ou resultado de vendas, é possível mensurar o ROI (retorno sobre o investimento) da campanha. O cálculo do ROI é uma fórmula simples:

ROI = ((Receita – Investimento)/Investimento) X 100.

Explicando o cálculo:

Verificar o valor da receita originária da campanha, subtrai o valor do investimento. O resultado, divide pelo valor do investimento novamente. Com o valor do cálculo, multiplica-se por 100 para chegar à porcentagem do retorno sobre o investimento realizado.

Criatividade é para todo mundo

E aqui eu defendo: independente da área de atuação dentro de uma agência, todos os profissionais devem ser criativos, mesmo durante o planejamento publicitário. Devem ouvir e falar e não guardar suas melhores ideias com medo de serem criticados.

Por: Igor Cardoso


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