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Agência Mokeka | sexta-feira, 3/março/2017

Marketing digital e a importância do planejamento

Entenda a importância do planejamento de marketing digital no relacionamento com os clientes.

Marketing digital é uma realidade há muito tempo. Não é de hoje que você ouve falar que basta ter um site bonitinho ou uma fanpage com publicação constante. Muito além disso, o marketing digital é um processo que começa bem antes das publicações e curtidas.

A tecnologia permitiu que a sua secretária eletrônica aumentasse a jornada de trabalho. 24/7 é apenas uma fração do tempo. Entender e saber trabalhar com a tecnologia, e seus benefícios, é mais que importante, é fundamental.

Saímos de um momento que a comunicação era uma via de mão única e passamos a nos relacionar. Informação vai, comentário vem. Vídeo vai, não-curti vem. Tweet vai, textão vem. Devido a isso, as marcas devem estar preparadas para conversar com seus consumidores e entender seus desejos.

Diferente da comunicação de massa, o marketing digital permite a possibilidade da conversa pessoal e íntima. Aproxima o consumidor das suas marcas preferidas e o torna porta voz, como um garoto-propaganda. Mas, se a marca vai contra seus princípios, eis que começa o efeito bola-de-neve. Flocos e mais flocos de neve caem em formatos de comentários maldosos. Este é o momento da gestão de crise entrar em ação.

Orçamento

Muitas empresas estão destinando boa parte de seus investimentos em comunicação para o marketing digital. Isso acontece devido ao melhor monitoramento do ROI (retorno sobre o investimento) e os custos na compra de espaço publicitário. Para definir o orçamento, será necessário verificar qual o objetivo pretendido.

Mas, quanto custa?

Tudo dependerá dos objetivos traçados pela empresa. Facebook Ads, links patrocinados (Google Adwords), tweets promocionais, Instagram Ads, entre outras mídias têm os valores flexíveis. São ferramentas que não impõe o quanto você deve investir. Mas, vale lembrar: quanto maior o investimento, maior alcance o anúncio terá.

Ferramentas

Muitas são as ferramentas que podem ser sugeridas durante o planejamento de comunicação. Além das citadas acima, outras possibilidades são:

É importante entender quais são as principais mídias e meios acessados pelo cliente. Enquanto o Twitter resume uma informação, um blog abrange por completo essa informação.

Para quem divulgar

Depois de conhecer os objetivos, o orçamento, custos e as principais ferramentas, é preciso definir quem será o público-alvo. Procure entender o comportamento do seu possível cliente e busque mapear seus dados, comportamentos e interesses.

Com essas informações em mãos, a seleção do meio mais adequado fica mais fácil de ser feita e o resultado poderá ser maior.

Presença digital

Com o marketing digital ficou mais fácil conferir a presença da sua empresa nos diversos meios digitais. Monitore o site da sua empresa. Verifique o posicionamento nos principais buscadores. Analise como a audiência navega nas suas páginas. Os comentários nas postagens são excelentes índices de perfomance.

 

Dedique-se para alcançar bons resultados. Pode parecer que eles vêm rápido, mas dependerá muito mais do tempo e do investimento destinados.

Por: Agência Mokeka


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