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Agência Mokeka | segunda-feira, 18/fevereiro/2019

Marketing digital

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Marketing digital é uma realidade há muito tempo. Não é de hoje que você ouve falar que basta ter um site bonitinho ou uma fanpage com publicação constante. Muito além disso, o marketing digital é um processo que começa bem antes das publicações e curtidas.

A tecnologia permitiu que a sua secretária eletrônica aumentasse a jornada de trabalho. 24/7 é apenas uma fração do tempo. entretanto, entender e saber trabalhar com a tecnologia, e seus benefícios, é mais que importante, é fundamental.

Saímos de um momento que a comunicação era uma via de mão única e passamos a nos relacionar. Uma vez que a informação vai, o comentário vem. Vídeo vai, não-curti vem. Tweet vai, textão vem. Devido a isso, as marcas precisam estar preparadas para conversar com seus consumidores e entender seus desejos.

Planejamento de marketing digital e o relacionamento com os clientes

Diferente da comunicação de massa, o marketing digital permite a possibilidade da conversa pessoal e íntima. Aproxima o consumidor das suas marcas preferidas e o torna porta voz, como um garoto-propaganda. Mas, se a marca vai contra seus princípios, eis que começa o efeito bola-de-neve. Flocos e mais flocos de neve caem em formatos de comentários maldosos. Este é o momento da gestão de crise entrar em ação.

Orçamento

Muitas empresas estão destinando boa parte de seus investimentos em comunicação para o marketing digital. Isso acontece devido ao melhor monitoramento do ROI (retorno sobre o investimento) e os custos na compra de espaço publicitário. Mas, para definir o orçamento, será necessário verificar qual o objetivo pretendido.

Quanto custam as ações de marketing digital?

Tudo dependerá dos objetivos traçados pela empresa. Facebook Ads, links patrocinados (Google Adwords), tweets promocionais, Instagram Ads, entre outras mídias têm os valores flexíveis. São ferramentas que não impõe o quanto você deve investir. Mas, vale lembrar: quanto maior o investimento, maior alcance o anúncio terá.

Ferramentas do marketing digital

Muitas são as ferramentas que podem ser sugeridas durante o planejamento de comunicação. Além das citadas acima, outras possibilidades são:

É importante entender quais são as principais mídias e meios acessados pelo cliente. Enquanto o Twitter resume uma informação, um blog abrange por completo essa informação.

Para quem divulgar

Depois de conhecer os objetivos, o orçamento, custos e as principais ferramentas, é preciso definir quem será o público-alvo. Mas, procure entender o comportamento do seu possível cliente e busque mapear seus dados, comportamentos e interesses.

Produzimos um infográfico com dicas para você definir o seu público-alvo. É só clicar aqui.

Com essas informações em mãos, a seleção do meio mais adequado fica mais fácil de ser feita e o resultado poderá ser maior.

Presença digital

Com o marketing digital ficou mais fácil conferir a presença da sua empresa nos diversos meios digitais. Monitore o site da sua empresa. Verifique o posicionamento nos principais buscadores. Analise como a audiência navega nas suas páginas. Os comentários nas postagens são excelentes índices de perfomance.

Mas por quê a sua marca ainda não atua estrategicamente com essa ferramenta?

Para te ajudar, seguem algumas dicas:

Marketing digital não é tão simples

Isso é uma verdade. A cada dia, as principais plataformas de mídia e conteúdo alteram seus algoritmos. A sua empresa, ao anunciar, precisa conhecer as características de cada plataforma digital. Aqui embaixo eu vou deixar alguns links para você estudar sobre as principais plataformas:

Acredite no resultado

Acredito que essa seja uma questão corriqueira, desde que a publicidade surgiu. Avaliar os resultados e mensurá-los é algo que deve ocorrer sempre.

No marketing digital, isso é ainda mais fácil de ser verificado. Todos os dias você encontra novas ferramentas de BI (Business Intelligence) para aferir os resultados dos seus anúncios. Mas vale destacar que não adianta aferir dados diferentes: é preciso comparar abacaxi com abacaxi.

Um erro muito comum de ser observado é o objetivo da marca. Quando é apontado no briefing que o objetivo é fortalecer a presença da marca, por meio de branding, não compare com dados de aumento de vendas. Acredito que a venda irá aumentar, sim, mas não será algo tão exponencial quanto uma campanha focada estrategicamente em vendas.

Neste momento, vale um chavão do marketing: quem não é visto, não é lembrado. Ou seja, não adianta fazer uma campanha pensando em aumentar as vendas, se a sua marca ainda não é conhecida e, muito menos, desejada.

Será que está fazendo da maneira correta?

Essa é uma questão fácil de responder. Porém, não é simples a sua resolução, uma vez que demanda tempo e dedicação.
As estratégias digitais não podem ser definidas pensando apenas na publicação de conteúdo. Como eu expliquei antes, a cada dia as plataformas alteram seus algoritmos e, com isso, faz que com devamos entender o seu funcionamento para atingir os resultados esperados.

É neste momento que precisamos entender que, sem anunciar, o alcance orgânico, tende a diminuir. Além disso, para anunciar, é importante entender o funcionamento e particularidade de cada veículo.


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Por: Agência Mokeka


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