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Planejamento de marketing digital
Marketing digital

O planejamento de marketing digital

Marketing digital √© uma realidade h√° muito tempo. N√£o √© de hoje que voc√™ ouve falar que basta ter um site bonitinho ou uma fanpage com publica√ß√£o constante. Muito al√©m disso, o marketing digital √© um processo que come√ßa bem antes das publica√ß√Ķes e curtidas.

A tecnologia permitiu que a sua secret√°ria eletr√īnica aumentasse a jornada de trabalho. 24/7 √© apenas uma fra√ß√£o do tempo. entretanto, entender e saber trabalhar com a tecnologia, e seus benef√≠cios, √© mais que importante, √© fundamental.

Sa√≠mos de um momento que a comunica√ß√£o era uma via de m√£o √ļnica e passamos a nos relacionar. Uma vez que a informa√ß√£o vai, o coment√°rio vem. V√≠deo vai, n√£o-curti vem. Tweet vai, text√£o vem. Entretanto, as marcas precisam estar preparadas para conversar com seus consumidores e entender seus desejos.

Planejamento de marketing digital e o relacionamento com os clientes

Diferente da comunicação de massa, o marketing digital permite a possibilidade da conversa pessoal e íntima.

Nesse sentido, aproxima o consumidor das suas marcas preferidas e o torna porta voz, como um garoto-propaganda. Mas, se a marca vai contra seus princ√≠pios, eis que come√ßa o efeito bola-de-neve.

Flocos e mais flocos de neve caem em formatos de comentários maldosos. Este é o momento da gestão de crise entrar em ação.

Orçamento

Muitas empresas estão destinando boa parte de seus investimentos de campanha publicitária para o marketing digital. Isso acontece, sobretudo, devido ao melhor monitoramento do ROI (retorno sobre o investimento) e os custos na compra de espaço publicitário.

Mas, para definir o or√ßamento, ser√° necess√°rio verificar qual o objetivo pretendido. No link, a gente falou sobre o que √© marketing e qual a sua import√Ęncia dentro da sua empresa.

Quanto custam as a√ß√Ķes de marketing digital?

Tudo depender√° dos objetivos tra√ßados pela empresa. Facebook Ads, links patrocinados (Google Adwords), tweets promocionais, Instagram Ads, entre outras m√≠dias t√™m os valores flex√≠veis. S√£o ferramentas que n√£o imp√Ķe o quanto voc√™ deve investir. Mas, vale lembrar: quanto maior o investimento, maior alcance a campanha publicit√°ria ter√°.

Ferramentas do marketing digital

Muitas são as ferramentas que podem ser sugeridas durante o planejamento de comunicação. Além das citadas anteriormente, outras possibilidades são:

LEIA TAMB√ČM:  A influ√™ncia da publicidade na decis√£o de compra

√Č importante entender quais s√£o as principais m√≠dias e meios acessados pelo cliente. Enquanto o Twitter resume uma informa√ß√£o, um blog abrange por completo essa informa√ß√£o.

Para quem divulgar

Depois de conhecer os objetivos, o or√ßamento, custos e as principais ferramentas, √© preciso definir quem ser√° o p√ļblico-alvo. Mas, procure entender o comportamento do seu poss√≠vel cliente e busque mapear seus dados, comportamentos e interesses.

Produzimos um infogr√°fico com dicas para voc√™ definir o seu p√ļblico-alvo. √Č s√≥ clicar aqui.

Ent√£o, com essas informa√ß√Ķes em m√£os, a sele√ß√£o do meio mais adequado fica mais f√°cil de ser feita e o resultado poder√° ser maior.

Presença digital

Com o marketing digital ficou mais fácil conferir a presença da sua empresa nos diversos meios digitais:

  • Monitore o site da sua empresa;
  • Verifique o posicionamento nos principais buscadores;
  • Analise como a audi√™ncia navega nas suas p√°ginas;
  • Os coment√°rios nas postagens s√£o excelentes √≠ndices de perfomance.

Mas por quê a sua marca ainda não atua estrategicamente com essa ferramenta?

  • falta de conhecimento;
  • n√£o acreditar no resultado;
  • j√° fiz e n√£o deu certo;
  • todas as respostas acima juntas.

Para te ajudar, seguem algumas dicas:

Marketing digital não é tão simples

Isso √© uma verdade. Al√©m disso, a cada dia, as principais plataformas de m√≠dia, conte√ļdo e redes sociais alteram seus algoritmos.

Seja como for, a sua empresa, ao anunciar, precisa conhecer as características de cada plataforma digital.

Aqui embaixo, eu vou deixar alguns links para você estudar sobre as principais plataformas:

Acredite no resultado

Acredito que essa seja uma questão corriqueira, desde que a publicidade surgiu. Avaliar os resultados e mensurá-los é algo que deve ocorrer sempre.

No marketing digital, isso √© ainda mais f√°cil de ser verificado. Afinal, todos os dias voc√™ encontra novas ferramentas de BI (Business Intelligence) para aferir os resultados dos seus an√ļncios.

Mas vale destacar que não adianta aferir dados diferentes: é preciso comparar abacaxi com abacaxi.

Um erro muito comum de ser observado é o objetivo da marca. Quando é apontado no briefing que o objetivo é fortalecer a presença da marca, por meio de branding, não compare com dados de aumento de vendas. Acredito que a venda irá aumentar, sim, mas não será algo tão exponencial quanto uma campanha publicitária focada estrategicamente em vendas.

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Neste momento, vale um chavão do marketing: quem não é visto, não é lembrado. Ou seja, não adianta fazer uma campanha publicitária pensando em aumentar as vendas, se a sua marca ainda não é conhecida e, muito menos, desejada.

Ser√° que est√° fazendo da maneira correta?

Essa é uma questão fácil de responder. Porém, não é simples a sua resolução, uma vez que demanda tempo e dedicação.

Afinal, as estrat√©gias digitais n√£o podem ser definidas pensando apenas na publica√ß√£o de conte√ļdo. Como eu expliquei anteriormente, a cada dia as plataformas alteram seus algoritmos e, com isso, faz que com devamos entender o seu funcionamento para atingir os resultados esperados.

√Č neste momento que precisamos entender que, sem anunciar, o alcance org√Ęnico tende a diminuir. Al√©m disso, para fazer uma campanha publicit√°ria, √© importante entender o funcionamento e particularidade de cada ve√≠culo.


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