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O que é marketing
O que é marketing

O que é marketing

Marketing é uma ferramenta administrativa para as empresas. Quando bem trabalhado, traz resultados positivos para a marca. Assim sendo, esses resultados geralmente são analisados pelo lado financeiro.

Contudo, essa ferramenta √© um processo que tem como preceito identificar e satisfazer as necessidades de um determinado p√ļblico. Por meio de pesquisas, as empresas procuram o que esse p√ļblico sente falta e buscam suprir isso, indo de encontro √†s suas necessidades. Entretanto, vale lembrar que necessidades n√£o s√£o criadas, elas s√£o inatas das pessoas.

As necessidades s√£o divididas em 5 partes dentro de uma pir√Ęmide, conhecida como a Teoria de Maslow. Essas partes v√£o da base ao topo e s√£o elencadas da seguinte maneira:

Teoria de Maslow

  • 1¬™ necessidade: fisiol√≥gica (alimenta√ß√£o, sono, sexo);
  • 2¬™ necessidade: seguran√ßa (prote√ß√£o, moradia);
  • 3¬™ necessidade: social (afeto, pertencer a um grupo);
  • 4¬™ necessidade: auto-estima (ser reconhecido);
  • 5¬™ necessidade: status (ser considerado o melhor, dentro de suas possibilidades).

Para vender qualquer produto ou servi√ßo para as pessoas √© necess√°rio entender qual o momento de suas vidas e em qual fase elas se encontram. Vale lembrar que as necessidades da base devem estar equilibradas para que  possam ‚Äúpassar para uma fase superior‚ÄĚ. Portanto, uma pessoa nunca se considerar√° a melhor, se ela n√£o tiver condi√ß√Ķes de comer ou n√£o se sentir segura em sua casa.

Como vimos, essa n√£o √© uma ferramenta simples de ser trabalhada. V√°rios levantamentos devem ser feitos. Uma vez que o marketing √© uma ferramenta administrativa e estrat√©gica dentro das empresas, esse deve ser muito bem alimentado para trazer frutos suculentos.

Principais etapas de um planejamento de marketing:

1ª Рpesquisa:

  • levantamento de informa√ß√Ķes sobre o mercado onde a empresa atua;
  • levantamento dos concorrentes e como eles atuam no mercado;
  • perspectivas para o futuro desse mercado;
  • an√°lise do micro e macro ambiente;
  • levantamento de pontos fracos, fortes, as oportunidades e as amea√ßas do mercado (a conhecida an√°lise SWOT);
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2ª Рmix de marketing:

  • produtos ou servi√ßos que ser√£o oferecidos: todos os detalhes sobre o que ser√° oferecido ao mercado/clientes;
  • precifica√ß√£o: qual o valor que ser√° cobrado para o produto/servi√ßo;
  • pra√ßa: para quais locais ser√£o oferecidos os produtos/servi√ßos da empresa;
  • promo√ß√£o: como que esses produtos/servi√ßos ser√£o ficar√£o conhecidos pelo consumidor/cliente.

3ª Рobjetivos:

  • quais s√£o os objetivos da empresa em rela√ß√£o ao faturamento, market share e share of mind.

4ª Рinvestimentos:

  • quais s√£o os investimentos para promover o produto ou servi√ßo;

5¬™ – planejamento de a√ß√Ķes:

eSpecífico; Mensurável; Alcançável; Relevante; Temporal.

Onde está a agência de publicidade?

Uma vez que resumimos o que √© marketing e explicarmos como ele √© uma ferramenta administrativa e que √© um processo estrat√©gico que a empresa deve desenvolver, onde entra a ag√™ncia de publicidade? A publicidade entra onde seria o 4¬ļ P do mix de marketing, a promo√ß√£o. Portanto, ela trabalha em parceria com a empresa para divulgar o produto ou servi√ßo. Com as informa√ß√Ķes coletadas nas etapas do marketing, assim como os objetivos que a empresa deseja alcan√ßar, a ag√™ncia come√ßa a desenvolver o seu trabalho efetivamente.

Existem algumas empresas que não conseguem desenvolver esse planejamento por vários motivos: falta de tempo, de profissionais, de conhecimento ou por falta de orçamento. Não somente, mas também quando isso acontece, a agência de publicidade deve auxiliar as empresas a elaborar o planejamento de marketing.

Enfim, a ag√™ncia de publicidade √© uma empresa criadora, produtora de conte√ļdos impressos e audiovisuais, especializada na arte, na t√©cnica e nos m√©todos publicit√°rios, atrav√©s de profissionais, que estudam, concebem, executam e distribuem propaganda aos ve√≠culos de comunica√ß√£o, por ordem e conta do cliente/anunciante. Em resumo: uma ag√™ncia de publicidade √© um fornecedor de servi√ßos especializado e que deve se envolver profundamente com os problemas do neg√≥cio do cliente.

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Tudo isso é para falar que o marketing é um processo interno das empresas e não deve ser confundido com publicidade, mas sim, entender que publicidade é uma das ferramentas de promoção do marketing.

Aqui, neste texto, explicamos quais são as etapas que as agências de publicidade passam durante a criação de um campanha publicitária para auxiliar as empresas a promover e divulgar seus produtos ou serviços.

Dessa forma, apresentamos, de maneira resumida, o que é marketing.