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Agência Mokeka | quarta-feira, 8/julho/2020

Relação entre marketing e vendas

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A relação entre marketing e vendas, a cada dia, ganha mais sinergia. Ambas as áreas são mais dependentes uma da outra. Isso fica evidente devido ao comportamento do cliente.

Passou o tempo que o consumidor não possuía informações sobre o que desejava comprar. Entretanto, hoje em dia, ele passou a pesquisar muito antes de realizar qualquer compra.

O que é marketing?

Marketing é um processo que visa identificar, desenvolver e satisfazer a necessidade de um determinado público-alvo. Aqui, nós fizemos um riscado sobre o que é marketing.

Além disso, o marketing é responsável por ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos comerciais, tais como: aumentar as vendas, crescer a participação no mercado, atrair e captar novos leads, fortalecer a presença da marca no mercado de atuação ou expandí-la, promover produtos ou serviços, entre outras atividades.

Dentro de uma organização, o marketing é responsável por interligar todas as áreas. Isso é devido à percepção que o cliente tem sobre a empresa. De nada adianta uma campanha publicitária que atraia os clientes se o atendimento for ruim. Está tudo conectado.

O que é vendas?

Basicamente, vendas é o conjunto de dois fatores: oferta de valor e a recompensa dessa oferta. Isto é, a oferta de valor pode ser um produto ou serviço e a recompensa é o pagamento, em unidade monetária. Isso explicado, a venda é a oferta de algo em troca de alguma coisa.

Muitas organizações possuem departamentos inteiros dedicados à venda. Cada um com equipes focadas em atingir os objetivos propostos. Entretanto, essas equipes precisam trabalhar juntas para alcançar os objetivos globais da empresa.

Qual a relação entre marketing e vendas?

A relação entre marketing e vendas vai além do alcance dos objetivos propostos. Ambas as áreas são complementares, uma vez que uma empresa possui um bom marketing, mas não há quem venda, não escoa seus produtos ou serviços. E o inverso também ocorre: quando o marketing não é estruturado, as vendas ocorrem, mas é mais demorada e, muitas vezes, sem qualidade e recorrência.

Inbound Marketing para ajudar as vendas

Nós já falamos sobre inbound marketing aqui, mas vale lembrar do que se trata. Essa metodologia visa atrair, converter, qualificar, vender e manter o relacionamento.

Quando os vendedores recebem os leads, esses contatos já estão qualificados e prontos para realizarem a compra, uma vez que suas principais dúvidas já foram resolvidas. Entretanto, cabe ao vendedor finalizar a venda.

Campanha publicitária para atrair mais clientes

Parte do departamento de marketing realizar, internamente ou por meio de uma agência de publicidade, campanha publicitária para atrair mais clientes para os pontos de vendas ou direto para o contato do vendedor.

Marketing e vendas gera muita conversa

Este é um assunto que gera muitas conversas. Vendas e marketing precisam estar sempre conversando e falando a mesma língua. Mas, se cada departamento andar para um lado diferente, os objetivos da empresa não serão alcançados.

Por: Agência Mokeka