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Agência Mokeka | sexta-feira, 7/fevereiro/2020

Inbound Marketing

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Inbound marketing ou, simplesmente, atração do consumidor por meio do marketing de conteúdo, é uma estratégia utilizada no marketing digital.

Mas, diferente das interrupções que os anúncios podem gerar nos momentos de prazer do consumidor, a estratégia de inbound marketing atrai a pessoa para o que ela definiu como sendo importante.

Pensando na constante transformações nos hábitos de consumo das pessoas e como elas se relacionam com as marcas, o inbound marketing é uma solução para mostrar aos consumidores o que a marca oferece. Além disso, mostra também quais são os seus benefícios, transmitir credibilidade e gerar autoridade dentro do seu segmento de atuação.

Vamos aos detalhes do inbound marketing

Conhecido como marketing de atração, o inbound marketing é uma estratégia que se vale de várias ações integradas.

A geração de conteúdo é uma delas. É o que estamos fazendo neste exato momento. Gerando conteúdo e atraindo a sua atenção para a leitura deste texto.

A principal finalidade é educar o público sobre um determinado tema. Por outro lado, este tipo de conteúdo não a obrigação de se aprofundar sobre o assunto. Isso cabe aos materiais ricos.

Esses materiais ricos vão mais afundo no assunto e com informações mais completas. Por isso, são mais extensos que os blog posts.

Eles poder ser divididos como:

Quem pode acessar o material rico?

Existem outras alternativas para os materiais ricos além dos citados anteriormente.

Os materiais ricos são elementos importantes dentro da estratégia de inbound marketing. Aqui, nós aprofundamos um pouco mais sobre a explicação de material rico e como eles podem atrair mais leads para a sua base de dados.

Mas, eu vou liberar esses materiais sem nada em troca? De maneira alguma. No marketing digital, tudo é uma troca.

E, o que tem mais valor nos dias atuais? Os dados das pessoas! Por meio de uma landing page, você realiza essa troca com o interessado sobre o assunto.

Mas, tome cuidado com a finalidade e armazenamento desses dados. Isso é devido à LGPD (lei geral de proteção aos dados).

O que é uma landing page?

O mercado da comunicação nacional utiliza os termos que surgem fora do nosso país. Por isso que ouvimos tantas expressões em inglês.

Traduzindo: uma landing page é uma página de destino. É uma página construída exatamente com a finalidade da troca do material rico. É nessa página que será apresentado o material que está disponível, assim como um formulário para receber as informações da pessoa interessada.

Um exemplo de landing page está neste link. Nessa página você pode trocar os seus dados, que são importante para nós, por uma planilha para te auxiliará no controle do seu planejamento estratégico. Mas, fique tranquilo. Nós só iremos entrar em contato se você permitir.

Além do exemplo acima, neste link, explicamos o que é uma landing page e quais são os seus benefícios para a empresa que a utiliza.

Quais os benefícios do inbound marketing?

São diversos os benefícios que o inbound marketing traz para a marca. Uma vez que a sua marca começa a utilizar essa estratégia em suas ações de comunicação, o consumidor começa a ter uma outra visão sobre a sua empresa. Entre os principais benefícios estão:

Autoridade da marca

Quando o consumidor busca sobre o seu assunto de interesse e encontra os conteúdos que a sua marca compartilha, seja por meio de blog post, conteúdos nas redes sociais ou material rico, ele começa a valorizar mais a marca e entende que essa possui conhecimento sobre o tema.

Por isso, quanto mais conteúdo sobre o mesmo tema for criado, mais o público perceberá que a marca é especialista naquele assunto.

Atrai mais leads

Uma vez que o público consume os conteúdos publicados, mais próximo da conversão ele está. Depois que ele baixar material rico disponível, é o momento de qualificar o lead.

Mas, seja criterioso na qualificação. Quanto mais definida for a persona, mais próximo estará para você qualificar o lead. Assim como, você produzirá conteúdos com mais qualidade e pensados exatamente para aquele determinado lead.

Aumenta as conversões

Uma vez que você qualificou o lead, está próximo o momento de realizar a venda. Ele já conhece a sua marca, sabe que tem autoridade sobre o assunto e ele é uma lead, porque baixou os seus materiais ricos.

Está no momento de vender a sua solução para o problema do consumidor. Mas, tome cuidado na abordagem. Ter uma ferramenta que avalia em qual momento, na jornada de compra, está o lead é primordial.

Aumenta o relacionamento

Uma vez que o consumidor entrou na sua base de cadastro, é possível manter constante relacionamento com ele. Seja por meio das redes sociais, SMS ou e-mail marketing, o consumidor sempre terá notícias da sua marca.

Diminui o custo de aquisição do cliente

Com a estratégia de inbound marketing, o custo de aquisição de cliente (CAC) diminui muito em relação as estratégias de outbound marketing.

Isso só é possível uma vez que a sua marca falará sobre o assunto de interesse do público. Porém, é preciso, antes de tudo, definir quem é o seu público e sobre quais assuntos eles estão mais interessados.

A gente sabe dar o tempero para o seu inbound marketing

Quer saber mais como o inbound marketing pode ajudar a sua marca a conquistar mais clientes? É só clicar neste link e entrar em contato com a gente. Sabemos como dar o tempero certo para a sua marca.

Por: Agência Mokeka