O material rico serve para detalhar um tema de maneira mais profunda em relação aos blog posts. Esse material se assemelha a uma moeda de troca. Por isso, uma vez que esse material está disponível, podemos afirmar que o material rico é excelente para atrair leads.
Neste artigo, falaremos sobre a sua importância dentro da estratégia de inbound marketing, quais os resultados que a empresa pode ter e dicas para fazer o seu próprio material rico.
O inbound marketing, como falamos aqui, atrai o lead por meio de conteúdos que sejam interessantes e relevantes para ele. Diferente dos péssimos anúncios que afastam o consumidor da marca (vale informar que os bons anúncios atraem), o inbound marketing gera atração para o assunto abordado, transformando-o em um possível cliente.
O material rico faz parte da estratégia de inbound marketing, uma vez que os assuntos abordados são mais detalhados e aprofundados. Partindo desse princípio, podemos falar que, por meio da produção de conteúdo mais aprofundado, é possível educar o público consumidor.
Outra vantagem do material rico é a sua capacidade de engajar o público. Conteúdos mais extensos e bem elaborados têm maior potencial de prender a atenção do leitor ou espectador, oferecendo uma experiência mais imersiva e satisfatória. Isso contribui para a construção de relacionamentos mais fortes, além de aumentar a chance de compartilhamento e recomendação do conteúdo para outras pessoas.
Você também pode utilizar o material rico também como uma ferramenta eficaz para a nutrição de leads. Por meio de e-mails automatizados, a empresa pode enviar partes do conteúdo rico em diferentes etapas do funil de vendas, de acordo com o perfil e o comportamento do lead. Isso ajuda a manter o engajamento e a conduzir os leads para a próxima etapa do processo de compra.
Produza esse conteúdo educativo em diversos formatos para atrair a atenção, gerar engajamento e vendas. Entre os principais estão:
Esse material se assemelha aos livros digitais e podem conter imagens ou não. Dentro da estratégia de marketing de conteúdo, o e-book é o principal aliado para gerar leads. Uma vez que, para a criação desse material, não há muitas despesas, além de tempo de pesquisa sobre o tema, um redator e um diretor de arte.
O webinar é algo semelhante a uma palestra ou seminário apresentado por meio de uma transmissão digital. Pode ser ao vivo ou gravado. A vantagem de ser ao vivo é a interação que o público tem com quem está apresentando. A vantagem do webinar gravado é que pode haver uma edição no material e aumentar a dinâmica do vídeo.
Existem diversas plataformas nas quais são possíveis realizar essas apresentações. Entre as principais estão: Youtube (Google Hangouts) e GotoWebinar.
Os webinars são excelentes modelos para gerar leads engajados, uma vez que, para haver participação na palestra, é preciso ter a troca dos dados pelo link de acesso ao vídeo.
As planilhas são bons documentos de troca, uma vez que a pessoa que baixou o documento estará sempre em contato com a sua marca. Porém, esse material deve ser usual para o lead e que ele faça uso constante da planilha.
Existem vários modelos de planilhas que você pode criar, tais como:
Os infográficos são representações gráficas que transmitem, por meio de ilustrações, informações ou dados sobre o assunto abordado. Aqui, você pode conhecer um exemplo que criamos para explicar como definir o público-alvo. Esse material é de grande importância ao abordar assuntos técnicos e de difícil compreensão.
As empresas podem colher diversos resultados com a publicação dos materiais ricos. A principal é aumentar a quantidade e a qualidade dos leads. Isso é possível devido à captura dos dados ser realizada por meio de uma landing page. Mas é preciso ir além da simples conversão. Deve-se colher dados que sejam suficientes para qualificar o lead.
Entre outros resultados alcançados por meio dos materiais ricos, temos:
Como falamos no post sobre inbound marketing, o aumento de autoridade da marca ocorre devido à qualidade e profundidade do assunto abordado. Quando o lead tem acesso ao material rico, ele aprende mais sobre a marca e entende que ela tem domínio e conhecimento sobre o seu mercado de atuação.
Com a disponibilidade dos materiais e a conversão do lead, esse começa a manter um relacionamento com a sua marca. Porém, o material rico e os blog posts precisam ter qualidade e educar esse lead.
Além desse relacionamento por meio das conversões, o lead poderá começar a seguir a sua marca nas redes sociais, esperando receber publicações que sejam relevantes para o seu dia-a-dia.
Comece a construir o seu próprio material rico por meio das seguintes dicas:
Essas são algumas dicas para você produzir, internamente, o seu próprio material rico.
Você está precisando de ajuda para produzir o seu material rico? Conte com quem já produziu diversos conteúdos para os clientes. Nós temperamos o seu material para dar o sabor que ele tanto precisa.
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Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.