Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Material rico
Material rico

Material rico para atrair leads no marketing digital

O material rico serve para detalhar um tema de maneira mais profunda em relação aos blog posts. Esse material se assemelha a uma moeda de troca. Por isso, uma vez que esse material está disponível, podemos afirmar que o material rico é excelente para atrair leads.

Neste artigo, falaremos sobre a sua import√Ęncia dentro da estrat√©gia de inbound marketing, quais os resultados que a empresa pode ter e dicas para fazer o seu pr√≥prio material rico.

Material rico no inbound marketing

O inbound marketing, como falamos aqui, atrai o lead por meio de conte√ļdos que sejam interessantes e relevantes para ele. Diferente dos p√©ssimos an√ļncios que afastam o consumidor da marca (vale informar que os bons an√ļncios atraem), o inbound marketing gera atra√ß√£o para o assunto abordado, transformando-o em um poss√≠vel cliente.

O material rico faz parte da estrat√©gia de inbound marketing, uma vez que os assuntos abordados s√£o mais detalhados e aprofundados. Partindo desse princ√≠pio, podemos falar que, por meio da produ√ß√£o de conte√ļdo mais aprofundado, √© poss√≠vel educar o p√ļblico consumidor.

Outra vantagem do material rico √© a sua capacidade de engajar o p√ļblico. Conte√ļdos mais extensos e bem elaborados t√™m maior potencial de prender a aten√ß√£o do leitor ou espectador, oferecendo uma experi√™ncia mais imersiva e satisfat√≥ria. Isso contribui para a constru√ß√£o de relacionamentos mais fortes, al√©m de aumentar a chance de compartilhamento e recomenda√ß√£o do conte√ļdo para outras pessoas.

Voc√™ tamb√©m pode utilizar o material rico tamb√©m como uma ferramenta eficaz para a nutri√ß√£o de leads. Por meio de e-mails automatizados, a empresa pode enviar partes do conte√ļdo rico em diferentes etapas do funil de vendas, de acordo com o perfil e o comportamento do lead. Isso ajuda a manter o engajamento e a conduzir os leads para a pr√≥xima etapa do processo de compra.

Modelos de materiais ricos

Produza esse conte√ļdo educativo em diversos formatos para atrair a aten√ß√£o, gerar engajamento e vendas. Entre os principais est√£o:

E-book:

Esse material se assemelha aos livros digitais e podem conter imagens ou n√£o. Dentro da estrat√©gia de marketing de conte√ļdo, o e-book √© o principal aliado para gerar leads. Uma vez que, para a cria√ß√£o desse material, n√£o h√° muitas despesas, al√©m de tempo de pesquisa sobre o tema, um redator e um diretor de arte.

Webinar:

O webinar √© algo semelhante a uma palestra ou semin√°rio apresentado por meio de uma transmiss√£o digital. Pode ser ao vivo ou gravado. A vantagem de ser ao vivo √© a intera√ß√£o que o p√ļblico tem com quem est√° apresentando. A vantagem do webinar gravado √© que pode haver uma edi√ß√£o no material e aumentar a din√Ęmica do v√≠deo.

LEIA TAMB√ČM:  Por que a estrat√©gia na publicidade √© essencial?

Existem diversas plataformas nas quais s√£o poss√≠veis realizar essas apresenta√ß√Ķes. Entre as principais est√£o: Youtube (Google Hangouts) e GotoWebinar.

Os webinars são excelentes modelos para gerar leads engajados, uma vez que, para haver participação na palestra, é preciso ter a troca dos dados pelo link de acesso ao vídeo.

Planilhas

As planilhas são bons documentos de troca, uma vez que a pessoa que baixou o documento estará sempre em contato com a sua marca. Porém, esse material deve ser usual para o lead e que ele faça uso constante da planilha.

Existem vários modelos de planilhas que você pode criar, tais como:

  • controle de estoque;
  • planejamento financeiro familiar;
  • calend√°rio de atividades;
  • forma√ß√£o de custos e pre√ßos;
  • entre outros

Infogr√°fico:

Os infogr√°ficos s√£o representa√ß√Ķes gr√°ficas que transmitem, por meio de ilustra√ß√Ķes, informa√ß√Ķes ou dados sobre o assunto abordado. Aqui, voc√™ pode conhecer um exemplo que criamos para explicar como definir o p√ļblico-alvo. Esse material √© de grande import√Ęncia ao abordar assuntos t√©cnicos e de dif√≠cil compreens√£o.

Resultados do material rico para as empresas

As empresas podem colher diversos resultados com a publicação dos materiais ricos. A principal é aumentar a quantidade e a qualidade dos leads. Isso é possível devido à captura dos dados ser realizada por meio de uma landing page. Mas é preciso ir além da simples conversão. Deve-se colher dados que sejam suficientes para qualificar o lead.

Entre outros resultados alcançados por meio dos materiais ricos, temos:

Aumento da autoridade da marca

Como falamos no post sobre inbound marketing, o aumento de autoridade da marca ocorre devido à qualidade e profundidade do assunto abordado. Quando o lead tem acesso ao material rico, ele aprende mais sobre a marca e entende que ela tem domínio e conhecimento sobre o seu mercado de atuação.

Cria engajamento entre p√ļblico e marca

Com a disponibilidade dos materiais e a conversão do lead, esse começa a manter um relacionamento com a sua marca. Porém, o material rico e os blog posts precisam ter qualidade e educar esse lead.

Al√©m desse relacionamento por meio das convers√Ķes, o lead poder√° come√ßar a seguir a sua marca nas redes sociais, esperando receber publica√ß√Ķes que sejam relevantes para o seu dia-a-dia.

Dicas para criar o seu próprio material rico

Comece a construir o seu próprio material rico por meio das seguintes dicas:

  1. defina as personas: antes de iniciar qualquer trabalho de comunica√ß√£o, √© importante saber com quem voc√™ quer conversar. Para isso, defina o perfil do seu p√ļblico, suas caracter√≠sticas demogr√°ficas e psicogr√°ficas. Essas s√£o informa√ß√Ķes que comp√Ķem as principais ess√™ncias do p√ļblico que consumir√° os seus produtos ou servi√ßos.
  2. planeje a estrutura do material: antes de iniciar a produ√ß√£o do material rico, independente do formato que ter√°, √© importante que voc√™ planeje o conte√ļdo que ser√° abordado e qual a melhor maneira para distribuir as informa√ß√Ķes. Se for um e-book, √© importante separar por se√ß√Ķes ou cap√≠tulos. Por√©m, ao pensar em um webinar, divida o tema em blocos, evitando misturar os assuntos.
  3. N√£o invente. Apresente o assunto que a sua marca realmente conhe√ßa: n√£o produza conte√ļdos que n√£o sejam do dom√≠nio da empresa. No momento do planejamento, levante t√≥picos sobre os quais a empresa tenha conhecimento para transmitir.
  4. Revise antes de publicar: antes de fazer qualquer publica√ß√£o ou transmiss√£o, atente-se n√£o s√≥ a est√©tica, mas tamb√©m ao erros ortogr√°ficos e suas concord√Ęncias.
  5. Promova o material rico: ou seja, fa√ßa uma campanha de comunica√ß√£o eficiente e que seja um bom an√ļncio, para n√£o interromper o entretenimento da sua audi√™ncia. Mas, n√£o se esque√ßa de acrescentar um CTA (call to action) para estimular o clique e gerar a t√£o esperada convers√£o.
LEIA TAMB√ČM:  Estrat√©gias para aumentar convers√Ķes nos an√ļncios

Essas são algumas dicas para você produzir, internamente, o seu próprio material rico.

Sem tempo, irm√£o. Preciso da Mokeka.

Voc√™ est√° precisando de ajuda para produzir o seu material rico? Conte com quem j√° produziu diversos conte√ļdos para os clientes. N√≥s temperamos o seu material para dar o sabor que ele tanto precisa.

Clique aqui e agende uma conversa.