Agência de publicidade em Atibaia | Mokeka

Agência Mokeka | quarta-feira, 12/fevereiro/2020
Inbound Marketing

Material rico

Slider

O material rico serve para detalhar um tema de maneira mais profunda em relação aos blog posts. Esse material se assemelha a uma moeda de troca. Por isso, uma vez que esse material está disponível, podemos afirmar que o material rico é excelente para atrair leads.

Neste artigo, falaremos sobre a sua importância dentro da estratégia de inbound marketing, quais os resultados que a empresa pode ter e dicas para fazer o seu próprio material rico.

Material rico no inbound marketing

O inbound marketing, como falamos aqui, atrai o lead por meio de conteúdos que sejam interessantes e relevantes para ele. Diferente dos péssimos anúncios que afastam o consumidor da marca (vale informar que os bons anúncios atraem), o inbound marketing gera atração para o assunto abordado, transformando-o em um possível cliente.

O material rico faz parte da estratégia de inbound marketing, uma vez que os assuntos abordados são mais detalhados e aprofundados. Partindo desse princípio, podemos falar que, por meio da produção de conteúdo mais aprofundado, é possível educar o público consumidor.

Modelos de materiais ricos

Esse conteúdo educativo pode ser produzido com diversos formatos. Entre os principais estão:

E-book:

Esse material se assemelha aos livros digitais e podem conter imagens ou não. Dentro da estratégia de marketing de conteúdo, o e-book é o principal aliado para gerar leads. Uma vez que, para a criação desse material, não há muitas despesas, além de tempo de pesquisa sobre o tema, um redator e um diretor de arte.

Webinar:

O webinar é algo semelhante a uma palestra ou seminário apresentado por meio de uma transmissão digital. Pode ser ao vivo ou gravado. A vantagem de ser ao vivo é a interação que o público tem com quem está apresentando. A vantagem do webinar gravado é que pode haver uma edição no material e aumentar a dinâmica do vídeo.

Existem diversas plataformas nas quais são possíveis realizar essas apresentações. Entre as principais estão: Youtube (Google Hangouts) e GotoWebinar.

Os webinars são excelentes modelos para gerar leads engajados, uma vez que, para haver participação na palestra, é preciso ter a troca dos dados pelo link de acesso ao vídeo.

Planilhas

As planilhas são bons documentos de troca, uma vez que a pessoa que baixou o documento estará sempre em contato com a sua marca. Porém, esse material deve ser usual para o lead e que ele faça uso constante da planilha.

Existem vários modelos de planilhas que você pode criar, tais como:

Infográfico:

Os infográficos são representações gráficas que transmitem, por meio de ilustrações, informações ou dados sobre o assunto abordado. Aqui, você pode conhecer um exemplo que criamos para explicar como definir o público-alvo. Esse material é de grande importância ao abordar assuntos técnicos e de difícil compreensão.

Resultados do material rico para as empresas

As empresas podem colher diversos resultados com a publicação dos materiais ricos. A principal é aumentar a quantidade e a qualidade dos leads. Isso é possível devido à captura dos dados ser realizada por meio de uma landing page. Mas é preciso ir além da simples conversão. Deve-se colher dados que sejam suficientes para qualificar o lead.

Entre outros resultados alcançados por meio dos materiais ricos, temos:

Aumento da autoridade da marca

Como falamos no post sobre inbound marketing, o aumento de autoridade da marca ocorre devido à qualidade e profundidade do assunto abordado. Quando o lead tem acesso ao material rico, ele aprende mais sobre a marca e entende que ela tem domínio e conhecimento sobre o seu mercado de atuação.

Cria engajamento entre público e marca

Com a disponibilidade dos materiais e a conversão do lead, esse começa a manter um relacionamento com a sua marca. Porém, o material rico e os blog posts precisam ter qualidade e educar esse lead.

Além desse relacionamento por meio das conversões, o lead poderá começar a seguir a sua marca nas redes sociais, esperando receber publicações que sejam relevantes para o seu dia-a-dia.

Dicas para criar o seu próprio material rico

Comece a construir o seu próprio material rico por meio das seguintes dicas:

  1. defina as personas: antes de iniciar qualquer trabalho de comunicação, é importante saber com quem você quer conversar. Para isso, defina o perfil do seu público, suas características demográficas e psicográficas. Essas são informações que compõem as principais essências do público que consumirá os seus produtos ou serviços.
  2. planeje a estrutura do material: antes de iniciar a produção do material rico, independente do formato que terá, é importante realizar um planejamento do conteúdo que será abordado e qual a melhor maneira para fazer a distribuição das informações. Se for um e-book, é importante separar por seções ou capítulos. Porém, ao pensar em um webinar, divida o tema em blocos, evitando misturar os assuntos.
  3. Não invente. Apresente o assunto que a sua marca realmente conheça: não produza conteúdos que não sejam do domínio da empresa. No momento do planejamento, levante tópicos sobre os quais a empresa tenha conhecimento para transmitir.
  4. Revise antes de publicar: antes de fazer qualquer publicação ou transmissão, atente-se não só a estética, mas também ao erros ortográficos e suas concordâncias.
  5. Promova o material rico: ou seja, faça uma campanha de comunicação eficiente e que seja um bom anúncio, para não interromper o entretenimento da sua audiência. Mas, não se esqueça de acrescentar um CTA (call to action) para estimular o clique e gerar a tão esperada conversão.

Essas são algumas dicas para você produzir, internamente, o seu próprio material rico.

Sem tempo, irmão. Preciso da Mokeka.

Você está precisando de ajuda para produzir o seu material rico? Conte com quem já produziu diversos conteúdos para os clientes. Nós temperamos o seu material para dar o sabor que ele tanto precisa.

Clique aqui e agende uma conversa.

Por: Agência Mokeka


Itens

Funcionamento

Segunda à sexta

Das 13h às 19h



Sabemos muito bem como dar mais sabor para a sua empresa. Entre em contato.

(11) 2427-5938 (11) 9 7287-4271