Planejamento publicitário
Como definir o público-alvo

Saiba como definir o público-alvo

Definir o público-alvo não é uma tarefa muito fácil. Afinal, queremos vender para todos. Mas, será que todas as pessoas precisam da sua solução?

Mas, o rápido avanço da tecnologia facilita o processo de definir o público-alvo. Isso ocorre porque deixamos muitos dados quando navegamos.

Entretanto, como fazemos para entregar a melhor solução para o público?

Neste artigo, falarei sobre os benefícios da correta definição do consumidor e como a sua empresa obterá resultados positivos com isso. Acompanhe!

O que é público-alvo?

Posso definir público-alvo como sendo um conjunto de pessoas, empresas ou organizações. Além disso, deve compartilhar dos mesmos perfis, interesses, gostos e localizações. Entretanto, esse conjunto não deve se limitar a isso apenas. Mas, é necessário realizar uma análise profunda em cada uma das características de cada grupo.

A análise do grupo é feita por meio de pesquisas. Isso serve para delimitar características que sejam comuns entre um recorte de um grupo.

Uma vez feita a pesquisa, vamos afundo nos estudos sobre seus hábitos de consumo. Assim como suas condições socioeconômicas, momentos de lazer e entretenimento. Quanto mais dados forem coletados na pesquisa, melhor. Isso é válido para criar um bom relacionamento com o público. Assim também aumentar as possibilidades da aquisição da sua solução.

Quando a campanha publicitária da sua empresa é genérica, o investimento acaba sendo alto em relação ao retorno que pode ser obtido. Então, antes de iniciar qualquer projeto de comunicação, pense como você pode definir o público-alvo.

Como definir o público-alvo

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Como definir o público-alvo

Antes de definir o público-alvo ideal para sua marca, é preciso levar em consideração alguns pontos. Tais como:

  1. Uma vez que será lançada uma solução, qual será a sua finalidade? Essa solução precisará resolver algum problema específico do consumidor. Mas é importante que o público perceba algum benefício do que ele adquiriu.
    • ao mesmo tempo, apresente ao consumidor o seu USP (unique selling proposition) que é a proposta de valor, o porquê do consumidor comprar a sua solução.
  2. Qual o perfil das pessoas que terão seus problemas resolvidos com a solução? Chegou a hora de identificar qual o grupo de pessoas que mais se beneficiará com a sua solução.
    • ao selecionar esse grupo, você criará um nicho. Além disso, você poderá transmitir a mensagem correta em suas campanhas.
  3. Além da solução principal da sua solução, existe uma utilização secundária? Uma vez que você identificou uma outra solução, vale entender qual grupo é mais vantajoso para a sua empresa.
    • tudo bem, você pode vender para todos os públicos. Entretanto, quanto maior o seu público-alvo, maior será o investimento nas suas campanhas publicitárias.

Critérios para definir o público-alvo

Uma vez que você entendeu como você pode definir o público que consumirá a sua solução, seguem alguns critérios que podem facilitar o desenvolvimento do público para a sua empresa:

  • Quem fará uso?
    • Pense em quem utilizará a sua solução. Empresas, pessoa física, organizações não-governamentais, etc;
    • Estabeleça os dados demográficos, tais como:
      • Pessoa física: idade, gênero, renda, escolaridade, estado civil, etc;
      • Empresas e organizações: porte, capital, funcionários, sócios, etc;
    • Retrate o perfil psicográfico:
      • Entenda quais são os interesses, as atividades e as opiniões de quem fará uso da solução.
  • Onde está localizado?
    • Defina a região onde o seu público está localizado, assim como a região de distribuição da solução.

Resultados obtidos

Os principais benefícios que a sua marca terá ao definir o público-alvo são:

  • falar direto com um grupo de pessoas que realmente consumirá o seu produto;
  • melhor investimento em campanha publicitária. Uma vez que essa atuará nos locais, meios e veículos de comunicação onde está o público;
  • desenvolver a melhor solução para o público, amparado em pesquisa e desenvolvimento;
  • criar conteúdos para o público certo;
  • fixar a imagem da empresa na lembrança do consumidor.