Definir o público-alvo não é uma tarefa muito fácil. Afinal, queremos vender para todo mundo. Mas, será que todas as pessoas precisam da solução que estou oferecendo?
Entretanto, o rápido avanço da tecnologia facilita o processo de definir o público-alvo, uma vez que deixamos muitos dados no meio do caminho quando estamos navegando.
Por outro lado, quando ocorre o lançamento de algum produto, serviço ou evento, como fazemos para entregar a melhor solução para o público?
Neste artigo, falaremos sobre os benefícios da correta definição de quem consumirá da sua marca e como a sua empresa obterá resultados positivos com isso. Acompanhe!
O que é público-alvo?
Podemos definir público-alvo como sendo um conjunto de pessoas, empresas ou organizações que compartilham dos mesmos perfis, interesses, gostos e localizações. Entretanto, esse conjunto não deve se limitar a apenas isso. Mas, é necessário realizar uma análise profunda em cada uma das características de cada grupo.
A análise do grupo é feita por meio de pesquisas para delimitar características que sejam comuns entre um recorte do grupo selecionado. Uma vez que a pesquisa foi feita, aprofundamos nos estudos sobre seus hábitos de consumo, comportamentos de compra, condições socioeconômicas, momentos de lazer e entretenimento.
Quanto mais informações forem coletadas na pesquisa, melhor. Isso é válido para manter um bom relacionamento com o público, aumentando as possibilidades da aquisição da sua solução.
Por outro lado, quando a mensagem da campanha publicitária da sua empresa é genérica, falando com todo mundo, o investimento acaba sendo alto em relação ao retorno que poderá ser obtido.
Então, antes de iniciar qualquer projeto de comunicação, pense como você pode definir o público-alvo.
Como definir o público-alvo
Antes de definir o público-alvo ideal para sua marca, é preciso levar em consideração alguns pontos. Tais como:
- Uma vez que será lançada uma solução, qual será a sua finalidade? Essa solução precisará resolver algum problema específico do consumidor. Mas é importante que o público perceba algum benefício do que ele adquiriu.
- ao mesmo tempo, apresente ao consumidor o seu USP (unique selling proposition) que é a proposta de valor, o porquê do consumidor comprar a sua solução.
- Qual o perfil das pessoas que terão seus problemas resolvidos com a solução? Já que você conhece muito bem qual a finalidade do seu produto/serviço, chegou a hora de identificar qual o grupo de pessoas que mais se beneficiará com ele.
- ao selecionar esse grupo, você estará criando um nicho, o que será ideal para transmitir a mensagem correta em suas campanhas.
- Além da solução principal do meu produto ou serviço, existe uma utilização secundária? Uma vez que você identificou uma outra solução, e que existe um outro grupo de pessoas que fazem uso disso, vale entender qual grupo é mais vantajoso para a sua empresa.
- tudo bem que você pode vender para todos os público, mas é preciso entender que, quanto maior for o público-alvo, maior será o investimento em suas campanhas publicitárias.
Clique para baixar um passo-a-passo para definir o público-alvo
Critérios para definir o público-alvo
Uma vez que você entendeu como você pode definir o público que consumirá a sua solução, seguem alguns critérios que podem facilitar o desenvolvimento do público para a sua empresa:
- Quem fará uso?
- Pense em quem utilizará a sua solução. Empresas, pessoa física, organizações não-governamentais, etc;
- Estabeleça os dados demográficos, tais como:
- Pessoa física: idade, gênero, renda, escolaridade, estado civil, etc;
- Empresas e organizações: porte, capital, quantidade de funcionários, sócios, etc;
- Retrate o perfil psicográfico:
- Entenda quais são os interesses, as atividades e as opiniões de quem fará uso da solução.
- Onde está localizado?
- Defina a região onde o seu público está localizado, assim como a região de distribuição da solução.
Resultados obtidos
Os principais benefícios que a sua marca terá ao definir o público-alvo são:
- falar diretamente com um grupo de pessoas que realmente consumirá o seu produto;
- menor investimento em comunicação, uma vez que essa atuará nos locais, meios e veículos de comunicação onde está o público;
- desenvolver a melhor solução para aquele público, amparado em pesquisa e desenvolvimento;
- criar conteúdos para o público certo;
- fixar a imagem da empresa na lembrança do consumidor.