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Como definir o p√ļblico-alvo

Saiba como definir o p√ļblico-alvo

Definir o p√ļblico-alvo n√£o √© uma tarefa muito f√°cil. Afinal, queremos vender para todos. Mas, ser√° que todas as pessoas precisam da sua solu√ß√£o?

Mas, o r√°pido avan√ßo da tecnologia facilita o processo de definir o p√ļblico-alvo. Isso ocorre porque deixamos muitos dados quando navegamos.

Entretanto, como fazemos para entregar a melhor solu√ß√£o para o p√ļblico?

Neste artigo, falarei sobre os benefícios da correta definição do consumidor e como a sua empresa obterá resultados positivos com isso. Acompanhe!

O que √© p√ļblico-alvo?

Posso definir p√ļblico-alvo como sendo um conjunto de pessoas, empresas ou organiza√ß√Ķes. Al√©m disso, deve compartilhar dos mesmos perfis, interesses, gostos e localiza√ß√Ķes. Entretanto, esse conjunto n√£o deve se limitar a isso apenas. Mas, √© necess√°rio realizar uma an√°lise profunda em cada uma das caracter√≠sticas de cada grupo.

A análise do grupo é feita por meio de pesquisas. Isso serve para delimitar características que sejam comuns entre um recorte de um grupo.

Uma vez feita a pesquisa, vamos afundo nos estudos sobre seus h√°bitos de consumo. Assim como suas condi√ß√Ķes socioecon√īmicas, momentos de lazer e entretenimento. Quanto mais dados forem coletados na pesquisa, melhor. Isso √© v√°lido para criar um bom relacionamento com o p√ļblico. Assim tamb√©m aumentar as possibilidades da aquisi√ß√£o da sua solu√ß√£o.

Quando a campanha publicit√°ria da sua empresa √© gen√©rica, o investimento acaba sendo alto em rela√ß√£o ao retorno que pode ser obtido. Ent√£o, antes de iniciar qualquer projeto de comunica√ß√£o, pense como voc√™ pode definir o p√ļblico-alvo.

Como definir o p√ļblico-alvo

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Como definir o p√ļblico-alvo

Antes de definir o p√ļblico-alvo ideal para sua marca, √© preciso levar em considera√ß√£o alguns pontos. Tais como:

  1. Uma vez que ser√° lan√ßada uma solu√ß√£o, qual ser√° a sua finalidade? Essa solu√ß√£o precisar√° resolver algum problema espec√≠fico do consumidor. Mas √© importante que o p√ļblico perceba algum benef√≠cio do que ele adquiriu.
    • ao mesmo tempo, apresente ao consumidor o seu USP (unique selling proposition) que √© a proposta de valor, o porqu√™ do consumidor comprar a sua solu√ß√£o.
  2. Qual o perfil das pessoas que terão seus problemas resolvidos com a solução? Chegou a hora de identificar qual o grupo de pessoas que mais se beneficiará com a sua solução.
    • ao selecionar esse grupo, voc√™ criar√° um nicho. Al√©m disso, voc√™ poder√° transmitir a mensagem correta em suas campanhas.
  3. Além da solução principal da sua solução, existe uma utilização secundária? Uma vez que você identificou uma outra solução, vale entender qual grupo é mais vantajoso para a sua empresa.
    • tudo bem, voc√™ pode vender para todos os p√ļblicos. Entretanto, quanto maior o seu p√ļblico-alvo, maior ser√° o investimento nas suas campanhas publicit√°rias.
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Crit√©rios para definir o p√ļblico-alvo

Uma vez que voc√™ entendeu como voc√™ pode definir o p√ļblico que consumir√° a sua solu√ß√£o, seguem alguns crit√©rios que podem facilitar o desenvolvimento do p√ļblico para a sua empresa:

  • Quem far√° uso?
    • Pense em quem utilizar√° a sua solu√ß√£o. Empresas, pessoa f√≠sica, organiza√ß√Ķes n√£o-governamentais, etc;
    • Estabele√ßa os dados demogr√°ficos, tais como:
      • Pessoa f√≠sica: idade, g√™nero, renda, escolaridade, estado civil, etc;
      • Empresas e organiza√ß√Ķes: porte, capital, funcion√°rios, s√≥cios, etc;
    • Retrate o perfil psicogr√°fico:
      • Entenda quais s√£o os interesses, as atividades e as opini√Ķes de quem far√° uso da solu√ß√£o.
  • Onde est√° localizado?
    • Defina a regi√£o onde o seu p√ļblico est√° localizado, assim como a regi√£o de distribui√ß√£o da solu√ß√£o.

Resultados obtidos

Os principais benef√≠cios que a sua marca ter√° ao definir o p√ļblico-alvo s√£o:

  • falar direto com um grupo de pessoas que realmente consumir√° o seu produto;
  • melhor investimento em campanha publicit√°ria. Uma vez que essa atuar√° nos locais, meios e ve√≠culos de comunica√ß√£o onde est√° o p√ļblico;
  • desenvolver a melhor solu√ß√£o para o p√ļblico, amparado em pesquisa e desenvolvimento;
  • criar conte√ļdos para o p√ļblico certo;
  • fixar a imagem da empresa na lembran√ßa do consumidor.