Definir o público-alvo não é uma tarefa muito fácil. Afinal, queremos vender para todos. Mas, será que todas as pessoas precisam da sua solução?
Mas, o rápido avanço da tecnologia facilita o processo de definir o público-alvo. Isso ocorre porque deixamos muitos dados quando navegamos.
Entretanto, como fazemos para entregar a melhor solução para o público?
Neste artigo, falarei sobre os benefícios da correta definição do consumidor e como a sua empresa obterá resultados positivos com isso. Acompanhe!
O que é público-alvo?
Posso definir público-alvo como sendo um conjunto de pessoas, empresas ou organizações. Além disso, deve compartilhar dos mesmos perfis, interesses, gostos e localizações. Entretanto, esse conjunto não deve se limitar a isso apenas. Mas, é necessário realizar uma análise profunda em cada uma das características de cada grupo.
A análise do grupo é feita por meio de pesquisas. Isso serve para delimitar características que sejam comuns entre um recorte de um grupo.
Uma vez feita a pesquisa, vamos afundo nos estudos sobre seus hábitos de consumo. Assim como suas condições socioeconômicas, momentos de lazer e entretenimento. Quanto mais dados forem coletados na pesquisa, melhor. Isso é válido para criar um bom relacionamento com o público. Assim também aumentar as possibilidades da aquisição da sua solução.
Quando a campanha publicitária da sua empresa é genérica, o investimento acaba sendo alto em relação ao retorno que pode ser obtido. Então, antes de iniciar qualquer projeto de comunicação, pense como você pode definir o público-alvo.
Baixe o infográfico para definir o público-alvo
Como definir o público-alvo
Antes de definir o público-alvo ideal para sua marca, é preciso levar em consideração alguns pontos. Tais como:
Uma vez que será lançada uma solução, qual será a sua finalidade? Essa solução precisará resolver algum problema específico do consumidor. Mas é importante que o público perceba algum benefício do que ele adquiriu.
ao mesmo tempo, apresente ao consumidor o seu USP (unique selling proposition) que é a proposta de valor, o porquê do consumidor comprar a sua solução.
Qual o perfil das pessoas que terão seus problemas resolvidos com a solução? Chegou a hora de identificar qual o grupo de pessoas que mais se beneficiará com a sua solução.
ao selecionar esse grupo, você criará um nicho. Além disso, você poderá transmitir a mensagem correta em suas campanhas.
Além da solução principal da sua solução, existe uma utilização secundária? Uma vez que você identificou uma outra solução, vale entender qual grupo é mais vantajoso para a sua empresa.
tudo bem, você pode vender para todos os públicos. Entretanto, quanto maior o seu público-alvo, maior será o investimento nas suas campanhas publicitárias.
Uma vez que você entendeu como você pode definir o público que consumirá a sua solução, seguem alguns critérios que podem facilitar o desenvolvimento do público para a sua empresa:
Quem fará uso?
Pense em quem utilizará a sua solução. Empresas, pessoa física, organizações não-governamentais, etc;
Estabeleça os dados demográficos, tais como:
Pessoa física: idade, gênero, renda, escolaridade, estado civil, etc;
Empresas e organizações: porte, capital, funcionários, sócios, etc;
Retrate o perfil psicográfico:
Entenda quais são os interesses, as atividades e as opiniões de quem fará uso da solução.
Onde está localizado?
Defina a região onde o seu público está localizado, assim como a região de distribuição da solução.
Resultados obtidos
Os principais benefícios que a sua marca terá ao definir o público-alvo são:
falar direto com um grupo de pessoas que realmente consumirá o seu produto;
melhor investimento em campanha publicitária. Uma vez que essa atuará nos locais, meios e veículos de comunicação onde está o público;
desenvolver a melhor solução para o público, amparado em pesquisa e desenvolvimento;