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Agência Mokeka | segunda-feira, 24/fevereiro/2020
Planejamento publicitário

Saiba como definir o público-alvo

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Definir o público-alvo não é uma tarefa muito fácil. Afinal, queremos vender para todo mundo. Mas, será que todas as pessoas precisam da solução que estou oferecendo?

Entretanto, o rápido avanço da tecnologia facilita o processo de definir o público-alvo, uma vez que deixamos muitos dados no meio do caminho quando estamos navegando. Por outro lado, quando ocorre o lançamento de algum produto, serviço ou evento, como fazemos para entregar a melhor solução para o público?

Neste artigo, falaremos sobre os benefícios da correta definição de quem consumirá da sua marca e como a sua empresa obterá resultados positivos com isso. Acompanhe!

O que é público-alvo?

Podemos definir público-alvo como sendo um conjunto de pessoas, empresas ou organizações que compartilham dos mesmos perfis, interesses, gostos e localizações. Entretanto, esse conjunto não deve se limitar a apenas isso. É necessário realizar uma análise mais profunda em cada uma das características de cada grupo.

A análise do grupo é feita por meio de pesquisas para delimitar características que sejam comuns entre um recorte do grupo selecionado. Uma vez que a pesquisa foi feita, aprofundamos nos estudos sobre seus hábitos de consumo, comportamentos de compra, condições socioeconômicas, momentos de lazer e entretenimento.

Quanto mais informações forem coletadas na pesquisa, melhor. Isso é válido para manter um bom relacionamento com o público, aumentando as possibilidades da aquisição da sua solução.

Por outro lado, quando a mensagem da campanha publicitária da sua empresa é genérica, falando com todo mundo, o investimento acaba sendo alto em relação ao retorno que poderá ser obtido. Então, antes de iniciar qualquer projeto de comunicação, pense como você pode definir o público-alvo.

Como definir o público-alvo

Antes de definir o público-alvo ideal para sua marca, é preciso levar em consideração alguns pontos. Tais como:

  1. Uma vez que será lançada uma solução, qual será a sua finalidade? Essa solução precisará resolver algum problema específico do consumidor. É importante que o público perceba algum benefício do que ele adquiriu.
    • ao mesmo tempo, apresente ao consumidor o seu USP (unique selling proposition) que é a proposta de valor, o porquê do consumidor comprar a sua solução.
  2. Qual o perfil das pessoas que terão seus problemas resolvidos com a solução? Já que você conhece muito bem qual a finalidade do seu produto/serviço, chegou a hora de identificar qual o grupo de pessoas que mais se beneficiará com ele.
    • ao selecionar esse grupo, você estará criando um nicho, o que será ideal para transmitir a mensagem correta em suas campanhas.
  3. Além da solução principal do meu produto ou serviço, existe uma utilização secundária? Uma vez que você identificou uma outra solução, e que existe um outro grupo de pessoas que fazem uso disso, vale entender qual grupo é mais vantajoso para a sua empresa.
    • tudo bem que você pode vender para todos os público, mas é preciso entender que, quanto maior for o público-alvo, maior será o investimento em suas campanhas publicitárias.

Clique aqui e baixe o infográfico que criamos para você definir o público-alvo.


Critérios para definir o público-alvo

Uma vez que você entendeu como você pode definir o público que consumirá a sua solução, seguem alguns critérios que podem facilitar o desenvolvimento do público para a sua empresa:

Resultados obtidos

Os principais benefícios que a sua marca terá ao definir o público-alvo são:

Por: Agência Mokeka


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