Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado: a combustão para o sucesso

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado fornece informação e isso ajuda a forma da empresa agir de acordo com a realidade. A pesquisa fornece a possibilidade  de criar e explorar todas as variáveis ofertadas por ela.

Pode não parecer, mas a pesquisa de mercado é, ou ao menos deveria ser, a ferramenta estratégica para quem quer se manter no mercado.

Nascimento de empresas

De acordo com o Indicador do Serasa Experian de Nascimento de Empresas, somente no primeiro semestre de 2018, o Brasil registrou 1,2 milhão de novos negócios. Quando comparado com o primeiro semestre do ano anterior, esse número corresponde a 10,5% de progressão.

Diante disso, estudos apontam que quase 25% desses novos negócios não sobreviverão aos primeiros dois anos. Isso por conta de fatores econômicos, inadimplência e falta de planejamento. A falta de conhecimento sobre o mercado também é um dos pontos que contribui para os encerramentos dessas empresas. Contudo, dentro desse cenário, a pesquisa de mercado é uma forma de reverter as expectativas negativas.

Coleta de dados para tomada de decisão

É por meio da pesquisa de mercado que dados são coletados e ajudam as empresas a tomarem decisões acertadas. Decisões que devem ser amparadas nos conjuntos de informações adquiridos.

Entender o segmento onde se está inserido é o primeiro passo para o processo de estruturação das empresas e para o início das atividades comerciais. Por seguinte, desenvolvem-se as estratégias que permitam a continuidade das atividades a longo prazo, uma vez que a pesquisa mantém o negócio estruturado.

Além disso, a pesquisa de mercado é de extrema importância. Auxilia na abertura ou continuidade do negócio, uma vez que ajuda a identificar fatores que podem impactar diretamente na organização. Ainda auxilia ao:

  • definir o perfil do consumidor;
  • concorrência;
  • demanda;
  • localização;
  • preço;
  • produto;
  • embalagem;
  • projeções de venda.
LEIA TAMBÉM:  Aumente a consciência de marca com ações de publicidade

E você, qual a última vez que fez uso dessa estratégia?