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Agência Mokeka | quinta-feira, 2/agosto/2018

Campanha publicitária e suas vantagens

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Campanha publicitária informa ao consumidor sobre produtos, serviços ou eventos. Mas, falar com o público certo, atualmente, é uma tarefa difícil.

Isso acontece devido à quantidade de novos produtos e serviços lançados. Além disso, com o avanço da tecnologia, impactar o consumidor está mais complexo, uma vez que o consumo de mídia está pulverizado.

E não basta anunciar no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter ou Tiktok. Além disso, você precisará conhecer o hábito de consumo do seu público.

Até a década de 1990, a atenção do consumidor dividia-se entre os meios off-line e seus veículos. Isso ocorria uma vez que era possível selecionar entre 5 emissoras de TV, outros 5 veículos de mídia impressa e algumas emissoras de rádios. Com a evolução da tecnologia, estar presente em apenas um meio, é o mesmo que jogar dinheiro fora.

Neste texto, vamos explicar quais são as vantagens de uma campanha, quais os elementos principais para a sua criação, seus principais apelos e como a sua empresa pode obter resultados positivos. Acompanhe:

Campanha publicitária ou uma peça avulsa, qual a melhor saída?

A concorrência está mais ativa e com muitos diferenciais, sejam eles preço, qualidade, entrega, atendimento, entre vários outros. Além disso, cada empresa tem um diferencial o qual precisa ser divulgado.

Mas, existe um fator para ser levado em consideração ao destacar o USP (unique selling proposition) da marca:

  • a quantidade de meios e veículos de comunicação e a pulverização do consumidor que consomem várias mídias. Ou seja, está muito mais complexo falar diretamente com ele. Por isso, entra a importância de uma boa campanha publicitária. Mas, tome cuidado ao selecionar esses meios e veículos. Um bom plano mídia deve fazer parte de toda campanha.

Uma peça publicitária veiculada em um meio de comunicação, atingirá uma pequena quantidade de potenciais clientes. Uma vez que isso é feito, torna a venda mais complicada e demorada, o que trará frustração por parte de quem fez o investimento.

Entretanto, vale entender qual o modelo de vendas da sua empresa e qual a sazonalidade dos seus produtos e/ou serviços.

Diferente disso, uma campanha publicitária é composta por diversas peças. Para que isso aconteça, elas são amarradas em um mesmo conceito e falam a mesma linguagem persuasiva.

As campanhas são criadas para atingir o objetivo da marca e falar diretamente com o público-alvo. Por isso, elas são veiculadas em vários meios e veículos de comunicação.

A veiculação segue o planejamento de acordo com os objetivos da empresa. Escrevemos um texto explicando sobre como fazer o planejamento estratégico da campanha e quais são os resultados alcançados.

Vantagens de uma campanha

Criar uma campanha publicitária gera mais vantagens em relação a uma única peça. Entretanto, precisamos nos deter em atender aos anseios e objetivos da empresa. Por isso, nada vale realizar uma campanha complexa e não alcançar o que foi almejado.

Mas, vamos às principais vantagens:

  • alcança o público desejado com a utilização de diversas mídias;
  • diminui o custo na compra de mídia devido à grande quantidade de espaço comprado;
  • aumenta a lembrança da marca e a torna duradoura;
  • uma vez que as mídias se complementam, a mensagem fica mais clara e persuasiva.
  • educa o público para o uso do produto ou serviço e quais seus benefícios

Como fazer uma campanha publicitária

Os objetivos de uma empresa são os mais diversos. Por isso, é preciso fazer um estudo detalhado antes de iniciar uma campanha. Entretanto, existem alguns pontos em comuns que podem ser notados:

  • a mensagem utilizada precisa falar diretamente com o público consumidor;
  • os anúncios precisam ser claros e simples para não confundir o público;
  • a ideia precisa persuadir o consumidor e levá-lo a realizar uma ação.

Tendo esses pontos bem definidos, apresentamos um passo a passo com algumas dicas para você montar a sua próxima campanha. Mas, são apenas alguns tópicos para ajudá-lo, não é uma fórmula mágica, tão menos o único modelo.

Análise da situação

Antes de iniciar qualquer campanha, é importante fazer uma análise da situação da empresa. Essa análise precisa ser um diagnóstico da empresa, assim como do mercado no qual ela está inserida.

Objetivo da campanha

Após entender qual a situação da empresa e onde ela está inserida, o próximo passo é definir quais são os objetivos que a campanha precisa alcançar. Entre eles estão:

  • lançamento de marca, produto ou serviço;
  • posicionamento da marca na lembrança do público;
  • falar com um novo público consumidor;
  • aumento de vendas por meio de promoção;
  • Alcançar novos mercados.

O objetivo da marca é importante para direcionar para qual público a campanha deverá ser direcionada. Além disso, o objetivo serve para nortear o planejamento de campanha na criação de ações estratégicas.

Entretanto, esses objetivos de campanha devem estar alinhados aos indicadores chaves, os KPIs.

Selecione o público-alvo

A seleção do público que será impactado pelos anúncios publicitários deverá tomar uma boa parte do tempo e atenção.

Uma vez que o público-alvo está bem definido, as chances da sua campanha obterem sucesso são bem maiores.

Mas, tome cuidado ao selecionar o seu público. Não basta defini-lo apenas por dados demográficos. Além disso, ao definir o público é primordial, para alcançar os resultados, estabelecer critérios psicográficos, também. Acesse este link e veja o passo-a-passo para definir o seu público consumidor.

Criação do conceito publicitário

O conceito publicitário é a ideia principal que norteará toda a criação dos anúncios publicitários. Ou seja, ele será a unidade central da campanha, tornando a campanha mais fácil e mais rápido de ser absorvida pelo público.

Apelos de campanha publicitária

Os apelos de comunicação variam de acordo com o perfil do consumidor que será impactado. Ao conhecer as necessidades e expectativas do consumidor o uso do apelo correto será mais eficiente.

As mensagens criadas podem fazer uso de vários apelos. Entre eles, destaco:

  • Apelo racional: é o que fala sobre os benefícios, de maneira mensurável, que o produto/serviço/evento podem trazer ao consumidor. Geralmente, o apelo racional é direcionado para as necessidades básicas. Essas podem ser de higiene, alimentação, segurança, etc. Entretanto, pode servir para informar sobre o que ocorre na empresa, educativos ou financeiros.
  • Apelo emocional: mostra os benefícios que o consumidor terá ao comprar o produto, usufruir do serviço ou participar do evento. Além disso, esse apelo gera associações indiretas ao uso do que é ofertado e leva ao encontro das necessidades do indivíduo. Mas, cuidado ao utilizar muitos apelos emotivos. Às vezes, emoções não esperadas podem ser despertadas.

Cuidado ao utilizar os apelos moral e sexual. Deve-se evitar levar o consumidor a entender o anúncio como sendo vulgar ou chato.

Vale lembrar

Crie uma nova campanha para cada objetivo da empresa. Você evita que o consumidor confunda as mensagens e perca o foco uma vez que existe uma campanha com objetivo claro. Além disso, leva a campanha ao sucesso pretendido.

Entretanto, como tudo na vida, utilize em doses moderadas. A definição do apelo será feito após definir o objetivo da campanha.

Campanha publicitária com o tempero ideal

Criar uma campanha demanda dedicação, pesquisa, planejamento e diversas ideias para que vá à rua e alcance seus objetivos. Mas, contar com uma agência de publicidade que sabe dar o tempero certo para as suas campanhas, irá ajudar a sua marca a ir além de uma peça avulsa.

A gente sabe como dar o tempero ideal para a sua campanha. Preencha o formulário e agende uma conversa com os nossos criativos e estrategistas.

Por: Agência Mokeka