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Campanha publicit√°ria e suas vantagens
Campanha publicit√°ria e suas vantagens

Campanha publicit√°ria e suas vantagens

Uma campanha publicit√°ria informa ao p√ļblico sobre ideias e produtos. A cria√ß√£o de uma campanha publicit√°ria ajuda a sua empresa alcan√ßar novos mercados. Assim como conquistar novos clientes e tornar mais forte a sua marca.

Neste texto, vou explicar quais as vantagens de uma campanha. Também vou passar algumas dicas de como fazer uma campanha publicitária. Além disso, quais são os elementos principais para a sua criação de uma campanha publicitária e seus principais apelos. Acompanhe e veja como a sua empresa pode obter resultados positivos.

Aten√ß√£o do p√ļblico-alvo

Voc√™ deve ter percebido que falar com o p√ļblico √© um trabalho √°rduo. Isso acontece porque a quantidade de empresas anunciantes √© alta. Al√©m disso, com o avan√ßo da tecnologia, impactar o consumidor est√° mais dif√≠cil, uma vez que o consumo de m√≠dia √© fragmentado.

Até os anos de 1990, a atenção do consumidor estava nos meios off-line. Era possível escolher entre 5 emissoras de TV. Assim como escolher outros 5 veículos de mídia impressa e algumas emissoras de rádios.

Com a evolu√ß√£o da tecnologia, estar presente em apenas um meio √© o mesmo que jogar dinheiro fora. E n√£o basta anunciar no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter ou Tiktok. Voc√™ precisa conhecer muito bem o h√°bito de consumo do seu p√ļblico.

Campanha publicit√°ria ou uma pe√ßa avulsa, qual a melhor sa√≠da?

A concorrência está mais ativa e com muitos diferenciais. Eles podem ser o preço, qualidade, entrega, atendimento, entre vários outros. Apesar disso, você deve aproveitar o diferencial da sua empresa e divulgá-lo.

Mas existe um fator que a sua marca precisa levar em consideração ao destacar o USP (unique selling proposition):

  • a quantidade de meios e ve√≠culos de comunica√ß√£o e a pulveriza√ß√£o do consumidor que consomem v√°rias m√≠dias. Ou seja, est√° muito mais complexo falar diretamente com o seu cliente. Por isso, entra a import√Ęncia de uma boa campanha publicit√°ria. Mas, tome cuidado ao selecionar os meios e ve√≠culos de comunica√ß√£o. Um bom plano de m√≠dia deve fazer parte do planejamento de campanha.

Uma campanha publicitária é composta por diversas peças. Elas devem ser amarradas em um mesmo conceito e falar a mesma linguagem persuasiva.

As campanhas s√£o criadas para atingir o objetivo da marca e falar diretamente com o p√ļblico-alvo. Por isso, elas s√£o veiculadas em v√°rios meios e ve√≠culos de comunica√ß√£o.

A veicula√ß√£o segue o planejamento de acordo com os objetivos da empresa. Escrevi um texto explicando sobre como fazer o planejamento estrat√©gico da campanha e quais s√£o os resultados alcan√ßados.

Uma peça avulsa

Uma pe√ßa publicit√°ria veiculada em um meio de comunica√ß√£o, atingir√° uma pequena quantidade de potenciais clientes. Uma vez que isso aconte√ßa, a venda fica mais complicada e demorada, o que trar√° frustra√ß√£o por parte de quem fez o investimento.

Entretanto, vale entender qual o modelo de vendas da sua empresa e qual a sazonalidade dos seus produtos e/ou serviços.

Vantagens de uma campanha

Criar uma campanha publicit√°ria gera mais vantagens em rela√ß√£o a uma √ļnica pe√ßa. Entretanto, precisamos nos deter em atender aos anseios e objetivos da empresa. Por isso, nada vale realizar uma campanha complexa e n√£o alcan√ßar o que foi almejado.

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Mas, vamos às principais vantagens:

  • alcan√ßa o p√ļblico desejado com a utiliza√ß√£o de diversas m√≠dias;
  • diminui o custo na compra de m√≠dia devido √† grande quantidade de espa√ßo comprado;
  • aumenta a lembran√ßa da marca e a torna duradoura;
  • uma vez que as m√≠dias se complementam, a mensagem fica mais clara e persuasiva.
  • educa o p√ļblico para o uso do produto ou servi√ßo e quais seus benef√≠cios

Baixe o checklist para criar uma campanha publicit√°ria

Como fazer uma campanha publicit√°ria

Pode n√£o parecer, mas como fazer uma campanha publicit√°ria √© algo trabalhoso. √Č preciso conhecer bem o briefing passado pelo cliente e seus principais desafios.

Além disso, os objetivos de uma empresa são os mais diversos. Por isso, é preciso fazer um estudo detalhado antes de iniciar uma campanha. Entretanto, existem alguns pontos em comuns que podem ser notados:

  • a mensagem utilizada precisa falar diretamente com o p√ļblico consumidor;
  • os an√ļncios precisam ser claros e simples para n√£o confundir o p√ļblico;
  • a ideia precisa persuadir o consumidor e lev√°-lo a realizar uma a√ß√£o.

Apresento, a seguir, um passo-a-passo com algumas dicas para voc√™ fazer a cria√ß√£o de uma campanha publicit√°ria. Mas, s√£o apenas alguns t√≥picos para ajud√°-lo. N√£o √© uma f√≥rmula m√°gica, t√£o menos o √ļnico modelo.

Análise da situação

Antes de iniciar qualquer campanha publicitária, é importante fazer uma análise da situação da empresa. Essa análise precisa ser um diagnóstico da empresa, assim como do mercado no qual ela está inserida.

Objetivo da campanha

Após entender qual a situação da empresa, o próximo passo é definir os objetivos que a campanha precisa alcançar. Entre eles estão:

  • lan√ßamento de marca, produto ou servi√ßo;
  • posicionamento da marca na lembran√ßa do p√ļblico;
  • falar com um novo p√ļblico consumidor;
  • aumento de vendas por meio de promo√ß√£o;
  • Alcan√ßar novos mercados.

O objetivo da marca √© importante para direcionar para qual p√ļblico a campanha dever√° ser direcionada. Al√©m disso, o objetivo serve para nortear o planejamento de campanha na cria√ß√£o de a√ß√Ķes estrat√©gicas.

Entretanto, esses objetivos de campanha devem estar alinhados aos indicadores chaves, os KPIs.

Selecione o p√ļblico-alvo

A escolha do p√ļblico que ser√° impactado pelos an√ļncios publicit√°rios dever√° tomar uma boa parte do tempo. Uma vez que o p√ļblico-alvo est√° bem definido, as chances da sua campanha obterem sucesso s√£o bem maiores.

Mas, tome cuidado ao selecionar o seu p√ļblico. N√£o basta usar apenas dados demogr√°ficos. Al√©m disso, √© primordial estabelecer crit√©rios psicogr√°ficos tamb√©m. Acesse este link e veja o passo-a-passo para definir o seu p√ļblico consumidor.

Criação do conceito da campanha publicitária

O conceito publicit√°rio √© a ideia principal que guiar√° a cria√ß√£o dos an√ļncios. Ou seja, o conceito de campanha ser√° a unidade central, tornando a mensagem f√°cil e r√°pida para o p√ļblico entender.

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Em outras palavras, o conceito de campanha publicitária precisa representar o objetivo e os valores da marca. Além disso, transmitir a promessa básica e os diferenciais da marca.

Apelos de campanha publicit√°ria

Os apelos de campanha variam de acordo com o perfil do consumidor. Ao conhecer as suas necessidades e expectativas, o uso do apelo correto ser√° mais eficiente.

A criação das mensagens pode fazer uso de vários apelos. Entre eles, destaco:

  • Apelo racional: √© o que fala sobre os benef√≠cios que o produto pode trazer ao consumidor, de maneira mensur√°vel. Geralmente, o apelo racional √© direcionado para as necessidades b√°sicas. Essas podem ser de higiene, alimenta√ß√£o, seguran√ßa, etc. Entretanto, pode servir para informar sobre o que ocorre na empresa, educativos ou financeiros. A seguir, voc√™ ver√° um exemplo de campanha publicit√°ria com apelo racional:
  • Apelo emocional: mostra os benef√≠cios que o consumidor ter√° ao comprar o produto. Al√©m disso, esse apelo gera associa√ß√Ķes indiretas ao uso do produto e que leva ao encontro das necessidades do indiv√≠duo. Mas, cuidado ao utilizar muitos apelos emotivos. √Äs vezes, emo√ß√Ķes n√£o esperadas podem ser despertadas. O v√≠deo a seguir apresenta um exemplo de campanha publicit√°ria com apelo emocional:

Cuidado ao utilizar os apelos moral e sexual. Deve-se evitar levar o consumidor a entender o an√ļncio como sendo vulgar ou chato.

Entretanto, como tudo na vida, utilize em doses moderadas. A defini√ß√£o do apelo ser√° feito ap√≥s definir o objetivo da campanha.

Vale lembrar

Crie uma nova campanha para cada objetivo da empresa. Com isso, voc√™ evita que o p√ļblico confunda as mensagens e perca o foco.

Ao fazer uma nova criação de campanha, de acordo com o objetivo o sucesso é maior.

Campanha publicit√°ria com o tempero ideal

A criação de uma campanha demanda dedicação, pesquisa, planejamento e diversas ideias, para atingir os seus objetivos. Entretanto, contar com uma agência de publicidade que da o tempero certo para as suas campanhas, ajudará a sua marca ir além.

A gente sabe como dar o tempero ideal para a sua campanha. Entre em contato e agende uma conversa com os nossos criativos e estrategistas.