Agência de publicidade em Atibaia | Mokeka

Agência Mokeka | quinta-feira, 2/agosto/2018

Campanha publicitária e suas vantagens

Slider

Campanha publicitária informa ao consumidor sobre produtos, serviços ou eventos. Mas, falar com o público certo, atualmente, é uma tarefa difícil. Isso é devido à quantidade de novos produtos e serviços que são lançados ao mercado. Além disso, com o avanço da tecnologia, o consumidor está muito pulverizado no consumo das mídias.

Até a década de 1990, a atenção do consumidor dividia-se entre os meios off-line e seus veículos. Isso ocorria uma vez que era possível selecionar entre 5 emissoras de TV, outros 5 veículos de mídia impressa e algumas emissoras de rádios. Com a evolução da tecnologia, estar presente em apenas um meio, é o mesmo que jogar dinheiro fora.

Neste texto, vamos explicar quais são as vantagens de uma campanha, quais os elementos principais para a sua criação, seus principais apelos e como a sua empresa pode obter resultados positivos. Acompanhe:

Campanha publicitária ou uma peça avulsa, qual a melhor saída?

A concorrência está mais ativa e com muitos diferenciais, sejam eles preço, qualidade, entrega, atendimento, entre vários outros. Sempre haverá um diferencial a ser entregue e isso será comunicado. Mas, existe um fator que precisa ser levado em consideração quando queremos destacar o USP (unique selling proposition) da marca:

Uma peça publicitária veiculada em um meio de comunicação, atingirá uma pequena quantidade de potenciais clientes. Uma vez que isso é feito, torna a venda mais complicada e demorada, o que trará frustração por parte de quem fez o investimento. Entretanto, vale entender qual o modelo de vendas da sua empresa e qual a sazonalidade dos seus produtos e/ou serviços.

Diferente disso, uma campanha publicitária é composta por diversas peças. Elas são amarradas em um mesmo conceito e falam a mesma linguagem persuasiva. São criadas para atingir o público-alvo e são veiculadas em vários meios e veículos de comunicação. A veiculação segue o planejamento de acordo com os objetivos da empresa. Escrevemos um texto explicando sobre o planejamento estratégico da campanha, como fazer e quais são os resultados que são alcançados.

Vantagens de uma campanha

São diversas as vantagens de uma campanha em relação a uma peça única. Entretanto, precisamos nos deter em atender aos anseios e objetivos da empresa. Nada vale realizar uma campanha complexa e não alcançar o que foi almejado.

Mas, vamos às principais vantagens:


Conheça os cases de sucesso de nossos clientes


Como montar uma campanha publicitária

Os objetivos de uma empresa são os mais diversos. Por isso, é preciso fazer um estudo detalhado antes de iniciar uma campanha. Entretanto, existem alguns pontos em comuns que podem ser notados:

Tendo esses pontos bem definidos, apresentamos algumas dicas para você montar a sua próxima campanha. Mas, são apenas alguns tópicos para ajudá-lo, não é uma fórmula mágica, tão menos o único modelo.

Análise da situação

Antes de iniciar qualquer campanha, é importante fazer uma análise da situação da empresa. Essa análise precisa ser um diagnóstico da empresa, assim como do mercado no qual ela está inserida.

Objetivo da campanha

Após entender qual a situação da empresa e onde ela está inserida, o próximo passo é definir quais são os objetivos que a campanha precisa resolver. Entre eles estão:

O objetivo é importante para direcionar para qual público a campanha deverá ser direcionada. Entretanto, esses objetivos de campanha devem estar alinhados aos indicadores chaves, os KPIs.

Selecione o público-alvo

Além da mensagem, a seleção do público que será impactado pelos anúncios publicitários deverá tomar uma boa parte do tempo e atenção. Uma vez que o público-alvo está bem definido, as chances da sua campanha obterem sucesso serão bem maiores.

Mas, tome cuidado ao selecionar o seu público. Não basta defini-lo apenas por dados demográficos. É primordial, para alcançar os resultados, estabelecer critérios psicográficos, também. Acesse este link e veja o passo-a-passo para definir o seu público consumidor.

Criação do conceito publicitário

O conceito publicitário é a ideia principal que norteará toda a criação dos anúncios publicitários. É a partir do conceito definido que o tema e o apelo da campanha serão criados. Uma vez que a ideia central foi definida, as peças começam a ser criadas.

Apelos de campanha publicitária

Os apelos variam de acordo com o perfil do consumidor que deverá ser atingido. Ao conhecer as necessidades e expectativas do consumidor o apelo a ser utilizado será muito mais eficiente. Existem vários apelos para que as mensagens sejam criadas e destaquem-se entre diversas outras. Entre eles destaco:

Os apelos moral e sexual devem ser utilizados com cuidado. Mas, devem evitar levar o consumidor a entender o que é oferecido como algo vulgar ou “chato”.

Entretanto, como tudo na vida, utilizar em doses moderadas. A definição do apelo será feito após definir o objetivo da campanha.

Vale lembrar

Para cada objetivo de marketing proposto, uma campanha publicitária diferente deverá ser criada. Uma vez que isso é definido, você evitará que o consumidor confunda as mensagens e perca o foco, o que conduzirá a campanha ao objetivo pretendido.

Campanha publicitária com o tempero ideal

Criar uma campanha demanda dedicação, pesquisa, planejamento e diversas ideias para que vá à rua e alcance seus objetivos. Entretanto, contar com uma agência de publicidade que sabe dar o tempero certo para as suas campanhas, irá ajudar a sua marca a ir além de uma peça avulsa.

A gente sabe como dar o tempero ideal para a sua campanha. Clique aqui e agende uma visita com os nossos criativos e estrategistas.

Por: Agência Mokeka


Itens

Funcionamento

Segunda à sexta

Das 13h às 19h



Sabemos muito bem como dar mais sabor para a sua empresa. Entre em contato.

(11) 2427-5938 (11) 9 7287-4271