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O que é briefing
Briefing

Entenda o que é briefing e como fazer

Briefing bem pensado

As a√ß√Ķes de publicidade s√£o pensadas e planejadas a partir do objetivo proposto no briefing. E cabe ao empres√°rio, s√≥cio, diretor, gerente ou o respons√°vel pela comunica√ß√£o da empresa responder as melhores perguntas. Mas n√£o apenas a esse profissional dentro da empresa. Cabe, tamb√©m, √† ag√™ncia produzir esse documento em parceria com a marca.

Um briefing bem feito n√£o √© aquele cheio de informa√ß√Ķes, com v√°rias respostas, gr√°ficos de crescimento e proje√ß√Ķes de vendas. Entretanto, um bom documento come√ßa com a defini√ß√£o das melhores perguntas. A partir delas √© que v√™m as respostas que a ag√™ncia e o cliente desejam. Mas, tome cuidado ao formular as perguntas.

O que é briefing?

Mais que coletar dados, o briefing tem que passar informa√ß√Ķes √† ag√™ncia. Levantamento de v√°rios dados do cliente, dos concorrentes, do mercado, das a√ß√Ķes que foram feitas, entre muitas outras perguntas devem estar contidas nesse documento. Mas, muito cuidado com as informa√ß√Ķes presente no briefing. Muitas delas podem ser desnecess√°rias e s√≥ atrapalhar√£o.

Briefing

Com as informa√ß√Ķes em m√£os, a ag√™ncia come√ßa o processo de cria√ß√£o e integra√ß√£o entre todos os departamentos. Al√©m disso, planejamento, m√≠dia e cria√ß√£o devem falar a mesma l√≠ngua e entregar a mesma resposta para o desafio proposto. O cliente aguarda e deseja a melhor solu√ß√£o para o seu objetivo.

A import√Ęncia desse documento

Com as informa√ß√Ķes coletadas, esse documento servir√° como material de consulta por todos os profissionais envolvidos no trabalho. Al√©m disso, o briefing pode trazer outros benef√≠cios como:

  • auxiliar no planejamento;
  • organiza as informa√ß√Ķes;
  • inspira√ß√£o para a cria√ß√£o;
  • distribui√ß√£o do servi√ßos aos profissionais qualificados.

Re√ļna-se com o atendimento

Sempre que necessário, marque uma reunião com o atendimento para pensarem em estratégias para alcançar os objetivos. Esse profissional proporá as melhores perguntas para compor o briefing. Mas, tome cuidado, muitas perguntas podem ser desnecessárias e só servirão para levar dificuldade para as equipes de planejamento e criação.

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Perguntas b√°sicas

Algumas perguntas são básicas para a composição do briefing. Entra elas estão:

  • Dados da empresa:
    • para come√ßar um bom briefing, conhe√ßa muito bem a empresa, seu hist√≥rico, seus produtos, qual o seu posicionamento, relacionamento com stakeholders. Mas, n√£o √© a quantidade de perguntas feitas que determinam a qualidade do documento.
  • Objetivo da campanha:
    • a empresa define qual o objetivo pretende atingir. Aqui, a empresa informar√° se pretende aumentar participa√ß√£o de mercado, gerar lembran√ßa de marca, escoar estoque, etc. Entretanto, n√£o basta informar apenas os objetivos, √© necess√°rio estabelecer m√©tricas para acompanhar os resultados.
  • Or√ßamento para investimento:
    • √© importante informar √† ag√™ncia qual o valor dispon√≠vel para ser investido em comunica√ß√£o. Al√©m disso, informe qual a origem do budget. Isso ajudar√° a ag√™ncia nas estrat√©gias.
  • Prazos:
    • informe √† ag√™ncia qual o prazo para que o projeto seja veiculado.
  • P√ļblico-alvo:
    • conhecer o p√ļblico que ser√° impactado com a comunica√ß√£o √© de fundamental import√Ęncia. Neste link, informamos qual o passo-a-passo necess√°rio para definir o p√ļblico-alvo. Mas, n√£o fique apenas neste modelo. Fa√ßa uma adapta√ß√£o ao seu modelo de neg√≥cio.

Uma boa agência é questionadora. Não fica contente com a primeira informação. Mas corre atrás para procurar a melhor resposta e responder a melhor pergunta.