As ações de publicidade são pensadas e planejadas a partir do objetivo proposto no briefing. E cabe ao empresário, sócio, diretor, gerente ou o responsável pela comunicação da empresa responder as melhores perguntas. Mas não apenas a esse profissional dentro da empresa. Cabe, também, à agência produzir esse documento em parceria com a marca.
Um briefing bem feito não é aquele cheio de informações, com várias respostas, gráficos de crescimento e projeções de vendas. Entretanto, um bom documento começa com a definição das melhores perguntas. A partir delas é que vêm as respostas que a agência e o cliente desejam. Mas, tome cuidado ao formular as perguntas.
Mais que coletar dados, o briefing tem que passar informações à agência. Levantamento de vários dados do cliente, dos concorrentes, do mercado, das ações que foram feitas, entre muitas outras perguntas devem estar contidas nesse documento. Mas, muito cuidado com as informações presente no briefing. Muitas delas podem ser desnecessárias e só atrapalharão.
Com as informações em mãos, a agência começa o processo de criação e integração entre todos os departamentos. Além disso, planejamento, mídia e criação devem falar a mesma língua e entregar a mesma resposta para o desafio proposto. O cliente aguarda e deseja a melhor solução para o seu objetivo.
Com as informações coletadas, esse documento servirá como material de consulta por todos os profissionais envolvidos no trabalho. Além disso, o briefing pode trazer outros benefícios como:
Sempre que necessário, marque uma reunião com o atendimento para pensarem em estratégias para alcançar os objetivos. Esse profissional proporá as melhores perguntas para compor o briefing. Mas, tome cuidado, muitas perguntas podem ser desnecessárias e só servirão para levar dificuldade para as equipes de planejamento e criação.
Algumas perguntas são básicas para a composição do briefing. Entra elas estão:
Uma boa agência é questionadora. Não fica contente com a primeira informação. Mas corre atrás para procurar a melhor resposta e responder a melhor pergunta.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.