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Fotografia na campanha publicit√°ria
Fotografia na campanha publicit√°ria

Fotografia na campanha publicit√°ria

O uso da fotografia na campanha publicit√°ria √© o apoio visual que auxilia as palavras a transmitir uma ideia ou concretizar uma venda. A fotografia publicit√°ria est√° presente nos mais diversos meios de comunica√ß√£o. Ela est√° no an√ļncio em revista, no comercial de TV, at√© chegar nas publica√ß√Ķes e campanhas nas redes sociais.

O uso da fotografia na campanha publicitária cresce a passos largos. Ainda mais, com o avanço da tecnologia. Nesse sentido, os smartphones são ferramentas incrivelmente potentes para a expansão desse setor.

Neste texto, vou contar como a fotografia publicitária pode ajudar o seu negócio.

O que é fotografia

Em primeiro lugar, √© importante entender o que √© a fotografia. Por meio da exposi√ß√£o de uma superf√≠cie luminosa e fotossens√≠vel, √© poss√≠vel captar imagens de objetos, ambientes e pessoas. Em outras palavras, fotografia √© o processo de reproduzir imagens sobre uma superf√≠cie.

Desde o in√≠cio do seu uso, a fotografia ganhou diversos usos. De simples selfies a fotografias profissionais em est√ļdios. A fotografia passou a ser a representa√ß√£o do momento, transformou-se em arte, assim como um ato de protesto.

O uso da fotografia na campanha publicit√°ria

Antes de tudo, o uso da fotografia √© algo indispens√°vel em uma campanha publicit√°ria. Mesmo que seja um an√ļncio apenas com texto, o alltype. Mas isso √© um assunto para outra publica√ß√£o.

A fotografia publicit√°ria faz parte da estrat√©gia de marca. A imagem precisa, al√©m de vender, posicionar os valores da empresa. Al√©m disso, as imagens que comp√Ķem a campanha publicit√°ria precisam ter unidade. Ou seja, devem estar amparadas em um tema central.

Dificilmente as fotografias usadas em campanhas ser√£o expont√Ęneas. Elas s√£o planejadas e cada imagem √© capturada de acordo com o objetivo. Isso √© v√°lido, tamb√©m, para os filmes publicit√°rios. Cada cena precisa ser pensada com muita anteced√™ncia.

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Como produzir melhores fotografias?

A produção de uma fotografia segue um passo-a-passo. Veja a seguir quais são:

Briefing

O briefing √© um documento que reune as principais informa√ß√Ķes da campanha. Em outras palavras, esse documento deve conter:

  • Qual o cliente;
  • Quais os objetivos do cliente;
  • Qual o seu p√ļblico-alvo;
  • Em quais meios ser√£o utilizadas e;
  • Algum material de refer√™ncia para a equipe que produzir√° as fotografias.

Aqui tem um texto sobre o que é briefing.

Planejamento de produção

Às vezes pensamos que a produção fotográfica é algo simples. Basta apertar um botão e a imagem está pronta. Mas, no caso da fotografia publicitária, é algo muito bem pensado.

Nesse sentido, muita atenção para a escolha do cenário, da iluminação, dos objetos e dos personagens da campanha. Ainda assim, é preciso levar em consideração os objetivos da campanha para não errar nessas escolhas.

Al√©m disso, √© nesse momento que √© passado um pente fino no briefing. A equipe do est√ļdio e a ag√™ncia, junto com o cliente, realizam uma √ļltima conversa para acertar os pontos principais da campanha.

Produção das fotografias

Agora é o momento de produzir as fotografias. Siga o planejamento e nada dará errado.

Lembre-se da identidade visual da empresa. Inclua elementos que remetam ao cliente no cen√°rio. Isso ajuda a aumentar a lembran√ßa da sua marca. Fa√ßa uso das cores, elementos gr√°ficos e tipografia. Al√©m disso, os modelos precisam ser a representa√ß√£o do p√ļblico-alvo da marca.

Enfim, a presen√ßa desses elementos √© importante para gerar reconhecimento e fideliza√ß√£o do p√ļblico-alvo da campanha.

Logo depois, seguindo o briefing, produza a maior quantidade poss√≠vel de imagens. Caso a sess√£o fotogr√°fica ocorra em ambiente externo, tenha muito cuidado com a ilumina√ß√£o. Uma vez que √© dif√≠cil controlar. J√° as fotos produzidas em est√ļdio, o controle da ilumina√ß√£o √© mais f√°cil.

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Pós-produção

Com todas as imagens capturadas, é preciso fazer a seleção das melhores. Este é o momento de escolher aquelas imagens que estarão na campanha. Assim começa o processo de pós-produção.

Na p√≥s-produ√ß√£o as fotos s√£o tratadas. Ou seja, corre√ß√Ķes de cores, inclus√£o de elementos virtuais, montagens, entre outras adapta√ß√Ķes na imagem. Tudo isso para transmitir a mensagem que o cliente e a ag√™ncia definiram no briefing.

Com o material final em mãos, apresente o resultado, ou seja, a campanha para o cliente fazer a aprovação final.

Abuse e use da fotografia na campanha publicit√°ria

Como vimos, a fotografia na campanha publicit√°ria √© uma grande aliada da marca. Uma vez que, por meio de representa√ß√Ķes visuais, √© poss√≠vel transmitir os valores e prop√≥sitos da marca. Al√©m disso, ainda gera lembran√ßa da marca no p√ļblico-alvo.

Em tempos de redes sociais e conectividade dos consumidores, usar e abusar de imagens nas campanhas é essencial para persuadir o seu cliente.