Fotografia na campanha publicitária
Fotografia na campanha publicitária

Fotografia na campanha publicitária

O uso da fotografia na campanha publicitária é o apoio visual que auxilia as palavras a transmitir uma ideia ou concretizar uma venda. A fotografia publicitária está presente nos mais diversos meios de comunicação. Ela está no anúncio em revista, no comercial de TV, até chegar nas publicações e campanhas nas redes sociais.

O uso da fotografia na campanha publicitária cresce a passos largos. Ainda mais, com o avanço da tecnologia. Nesse sentido, os smartphones são ferramentas incrivelmente potentes para a expansão desse setor.

Neste texto, vou contar como a fotografia publicitária pode ajudar o seu negócio.

O que é fotografia

Em primeiro lugar, é importante entender o que é a fotografia. Por meio da exposição de uma superfície luminosa e fotossensível, é possível captar imagens de objetos, ambientes e pessoas. Em outras palavras, fotografia é o processo de reproduzir imagens sobre uma superfície.

Desde o início do seu uso, a fotografia ganhou diversos usos. De simples selfies a fotografias profissionais em estúdios. A fotografia passou a ser a representação do momento, transformou-se em arte, assim como um ato de protesto.

O uso da fotografia na campanha publicitária

Antes de tudo, o uso da fotografia é algo indispensável em uma campanha publicitária. Mesmo que seja um anúncio apenas com texto, o alltype. Mas isso é um assunto para outra publicação.

A fotografia publicitária faz parte da estratégia de marca. A imagem precisa, além de vender, posicionar os valores da empresa. Além disso, as imagens que compõem a campanha publicitária precisam ter unidade. Ou seja, devem estar amparadas em um tema central.

Dificilmente as fotografias usadas em campanhas serão expontâneas. Elas são planejadas e cada imagem é capturada de acordo com o objetivo. Isso é válido, também, para os filmes publicitários. Cada cena precisa ser pensada com muita antecedência.

Como produzir melhores fotografias?

A produção de uma fotografia segue um passo-a-passo. Veja a seguir quais são:

Briefing

O briefing é um documento que reune as principais informações da campanha. Em outras palavras, esse documento deve conter:

  • Qual o cliente;
  • Quais os objetivos do cliente;
  • Qual o seu público-alvo;
  • Em quais meios serão utilizadas e;
  • Algum material de referência para a equipe que produzirá as fotografias.

Aqui tem um texto sobre o que é briefing.

Planejamento de produção

Às vezes pensamos que a produção fotográfica é algo simples. Basta apertar um botão e a imagem está pronta. Mas, no caso da fotografia publicitária, é algo muito bem pensado.

Nesse sentido, muita atenção para a escolha do cenário, da iluminação, dos objetos e dos personagens da campanha. Ainda assim, é preciso levar em consideração os objetivos da campanha para não errar nessas escolhas.

Além disso, é nesse momento que é passado um pente fino no briefing. A equipe do estúdio e a agência, junto com o cliente, realizam uma última conversa para acertar os pontos principais da campanha.

Produção das fotografias

Agora é o momento de produzir as fotografias. Siga o planejamento e nada dará errado.

Lembre-se da identidade visual da empresa. Inclua elementos que remetam ao cliente no cenário. Isso ajuda a aumentar a lembrança da sua marca. Faça uso das cores, elementos gráficos e tipografia. Além disso, os modelos precisam ser a representação do público-alvo da marca.

Enfim, a presença desses elementos é importante para gerar reconhecimento e fidelização do público-alvo da campanha.

Logo depois, seguindo o briefing, produza a maior quantidade possível de imagens. Caso a sessão fotográfica ocorra em ambiente externo, tenha muito cuidado com a iluminação. Uma vez que é difícil controlar. Já as fotos produzidas em estúdio, o controle da iluminação é mais fácil.

Pós-produção

Com todas as imagens capturadas, é preciso fazer a seleção das melhores. Este é o momento de escolher aquelas imagens que estarão na campanha. Assim começa o processo de pós-produção.

Na pós-produção as fotos são tratadas. Ou seja, correções de cores, inclusão de elementos virtuais, montagens, entre outras adaptações na imagem. Tudo isso para transmitir a mensagem que o cliente e a agência definiram no briefing.

Com o material final em mãos, apresente o resultado, ou seja, a campanha para o cliente fazer a aprovação final.

Abuse e use da fotografia na campanha publicitária

Como vimos, a fotografia na campanha publicitária é uma grande aliada da marca. Uma vez que, por meio de representações visuais, é possível transmitir os valores e propósitos da marca. Além disso, ainda gera lembrança da marca no público-alvo.

Em tempos de redes sociais e conectividade dos consumidores, usar e abusar de imagens nas campanhas é essencial para persuadir o seu cliente.