O anúncio em vídeo é uma ferramenta que deve ser considerada no planejamento de campanha. É uma ferramenta que converte e ajuda a construir a sua marca.
Os aparelhos de TV estão presentes em mais de 95% dos lares brasileiros. Mas há uma grande diferença na presença dos aparelhos entre as regiões do país. Enquanto a região norte possui 91,6% das casas com aparelhos, a região sudeste tem 97,7% dos lares com pelo menos um aparelho de TV.
Por outro lado, a internet está presente em mais de 82% das residências no Brasil. E o acesso, assim como a TV, concentra-se nas regiões mais populosas. Além disso, o celular é o aparelho mais utilizado para acessar a internet.
Como resultado, o consumo de vídeo, na TV ou na internet, representa quase 100% de toda a população. Ou seja, TV, streaming, redes sociais e até mesmo vídeos-chamadas impactam as pessoas.
O consumo de vídeo gratuito no Brasil, em qualquer plataforma, é maior em relação a outros países. Entretanto, segundo o Kantar IBOPE Media, a televisão continua sendo a principal mídia que o brasileiro assiste. Em média, o público fica mais de 7 horas por dia na frente da TV. Já o consumo de streaming passa de 1 hora e 40 minutos.
Aqui, vale destacar que no digital, o YouTube é o canal mais assistindo, seguido por Netflix e Amazon Prime. O streaming atrai o interesse das pessoas devido ao formato dos conteúdos que as plataformas oferecem.
Por outro lado, as lives que fizeram muito sucesso no início da pandemia, perderam sua relevância no digital. Por ser um produto de consumo momentâneo, não conseguiram engajar o público por um longo período.
É possível observar, também, a diferença entre as faixas etárias no consumo de vídeos. Enquanto os jovens entre 16 e 35 anos são heavy users de plataformas de streaming. Já o público maduro, acima de 58 anos, prefere a TV a cabo. E, a faixa etária entre 46 e 55 anos assistem à TV aberta.
Para atingir o objetivo da campanha, pode ocorrer do anúncio em vídeo não se encaixar na estratégia da marca. Entretanto, vale ressaltar a importância do seu uso, uma vez que para contar uma história, a penetração da mensagem é mais forte. Isso acontece devido ao uso dos nossos sentidos.
Mas, voltando à estratégia para usar o anúncio em vídeo, podemos dividir os filmes publicitários em 2 modelos:
Anúncio institucional: são os filmes que contam a história da marca, seus principais valores e sua missão. Os seus principais objetivos são: tornar conhecida, gerar lembrança e manter a marca na mente do consumidor.
Anúncio promocional: esses filmes ajudam a promover uma ação que tenha como objetivo acelerar as vendas, promover algum produto ou escoar o estoque da empresa.
Use a criatividade para criar os anúncios em vídeo. Conte uma história que prenda a atenção de quem está assistindo e não interrompa o entretenimento do consumidor com algo que não o agrade. Defina o conceito, monte a história em um storyboard, crie o texto e as falas dos personagens. Seja original.
Criar um anúncio em vídeo hoje faz a sua marca alcançar o seu público e aumentar a interação com a sua marca. Use e abuse da criatividade para falar com o seu cliente.
Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.