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Agência Mokeka | quarta-feira, 27/junho/2018

Uma certeza eu tenho:🤖 os robôs não substituirão a criatividade. O nosso jogo de cintura, rebolado, intuição estão muito distantes de qualquer algoritmo que exista. E, neste texto, pretendo apresentar a importância da criatividade para a construção de uma marca forte.

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A criatividade

Sabe o jeitinho brasileiro, aquela malemolência que só nós temos? O saber dar risada e aproveitar todos os momentos com a melhor perspectiva? Pois é. Nós, brasileiros, somos craques nessa cozinha.

A nossa criatividade é apimentada no dia-a-dia: na superação dos desafios, nas oportunidades aproveitadas, na correção dos rumos após um desvio. Afinal, criatividade é algo que está em nosso DNA desde o momento da concepção. Ela só precisa ser temperada para você sentir seus sabores.

Criatividade é repertório

Criatividade é o tempero da marcaQuando eu falo que a criatividade precisa ser temperada é porque você precisa ter repertório para ligar os pontos. Ou seja, quanto mais você aprende com a vida (aqui vale tudo, desde os estudos em escolas, até os estudos de botequim), maior será a sua criatividade. Vale uma dica para os publicitários: criativo não fica preso atrás de uma mesa, trancado em um escritório. Tem que estar na rua, conversando com as pessoas, sentindo o ambiente, vivendo.

Sabe o que tem em comum entre uma banda famosa ou um DJ que todos gostam? São seus repertórios, suas experiências musicais, seus conhecimentos de como entreter uma plateia. Sabe aquele filme criativo que você gosta? Ele deve ter te tocado por causa de alguma experiência em comum que você percebeu.

O repertório é construído a partir do momento que começa a sua vivência social. A convivência com amiguinhos do presinho, da escola, do trabalho e do seu convívio. Repertório não é o que você aprende na escola, mas o que aprende na vida. E, saber juntar os pontos, passa por utilizar a criatividade a seu favor.

Criatividade é só para as artes

Criatividade é só para artesMeia verdade!

A liberdade criativa fica explícita nas artes. Nas pinturas, músicas, campanhas publicitárias, filmes, entre outras atividades percebemos e sentimos a criação atuando.

Mas só o pessoal de humanas pode ser criativo? Claro que não, pessoa de exatas ou biológicas. Talvez não fique explícita no seu dia, porém, você faz uso da criatividade na sua profissão. Muitas soluções de problema surgem do “improviso”. E, esse improviso, é a sua criação.

O jeitinho brasileiro

Sabe aquele jeitinho brasileiro que eu falei no começo deste texto? É a nossa maneira de criar, de temperar a vida. Desde o nosso “descobrimento” que fazemos uso da criatividade. Isso acontecia por causa da dificuldade que tínhamos – e temos – para acessar os recursos necessários para sobreviver.

O único problema do nosso jeitinho é que a corrupção tomou proveito disso. Mas, não vamos falar sobre isso. Quero falar apenas dos aspectos positivos.

Clássicos da propaganda brasileira

Muitos clássicos da propaganda brasileira fizeram e fazem uso do jeitinho. Garoto Bombril, a dupla da Brastemp, cachorrinho da Cofap, animais da Parmalat são alguns exemplos do jeitinho brasileiro. Na época de suas criações, o acesso a recursos técnicos era baixo. A maneira de resolver isso foi colocar a criatividade para funcionar.

Os principais comerciais que lembramos são aqueles que possuem um conceito criativo forte e uma mensagem “simples” e direta. O primeiro Valisère, Semp Toshiba Quebrada, número 1 da Brahma, Hitler para a Folha de São Paulo são alguns clássicos que fazem uso de uma mensagem simples, porém impactante.

Porém, com o avanço da tecnologia, as ideias estão ficando escondidas atrás dos recursos visuais. Mas esse é um assunto para outro momento.

Por que a minha empresa precisa ser criativa?

Para se destacar da concorrência é o primeiro argumento. Porém, existem outros. Esses podem ser: atrair a atenção do consumidor 🙋‍♀️🙋‍♂️, gerar engajamento nas mídias sociais, ser relevante e atraente. Por isso, com esses poucos argumentos, posso afirmar que utilizar a criatividade é primordial para a sobrevivência da sua marca. Afinal, produto sem marca é apenas um produto igual ao do concorrente.

Se não fosse a criatividade, qual seria o energético ou o sabão em pó que você compraria? Se a sua empresa não tem uma marca, e isso não significa apenas um nome e logotipo, passou da hora de providenciar uma. Use a criatividade para alcançar novos mercados e novos consumidores. Atraia o cliente, faça ele se apaixonar por você como se fossem um casal recém casado. Mantenha um bom relacionamento e tenha um posicionamento que expresse o porquê da existência da sua marca.

Lógico que já ouviu a expressão que diz: quem não é visto não é lembrado. Vou além: quem não é desejado, não é lembrado. Torne a sua marca desejada.

Por: Agência Mokeka


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