5 dicas para um bom relacionamento com o cliente

Para manter um bom relacionamento com o cliente é importante temperar a 🔥 chama do amor que uma vez foi acessa. É como se precisássemos conquistar a pessoa amada todos os dias. Porém, isso é o que você deve fazer para a sua empresa: conquistar seu cliente todos os dias.

Tempere o relacionamento com o cliente

Neste artigo, apresentamos 5 dicas de como manter um bom relacionamento com o cliente.  Mas, antes, é importante entender quais são os benefícios em manter um bom relacionamento com ele.

Uma das principais vantagens em manter contato com o cliente é fidelizá-lo. Ter um bom relacionamento pode ser um grande diferencial da sua empresa em relação à concorrência. Um ponto positivo é que o contato, de maneira agradável, aumenta a chance dele voltar a fazer negócios com a empresa. E, talvez o item mais importante, a indicação da empresa para amigos, por boca-a-boca ou pelas redes sociais.

Após apresentar alguns benefícios no bom relacionamento com o cliente, vamos às dicas:

1. Não invente, tenha um inventário

Anote todas as informações

Não acredite na sua memória e anote tudo: a conversa, pedidos, datas, comentários extras, tudo. Afinal, lembrar a data do aniversário do seu amor é fundamental para temperar o relacionamento. Utilizar o CRM (Customer relationship management ou gestão de relacionamento com o cliente) é uma importante para conhecer o seu cliente. Esse controle pode ser feito por meio de planilha ou por algum sistema na nuvem. Mas, em tempos digitais e equipes trabalhando à distância, pense na possibilidade em contratar um sistema. Em resumo, com um CRM você consegue:

  • organizar melhor seus clientes e suas informações;
  • atender melhor;
  • destacar-se em relação à concorrência;
  • gerenciar a equipe comercial;

Porém, é importante deixar claro que o CRM deve ser algo que pertença à rotina da empresa. Caso contrário, são apenas dados sem utilidade.

CRM - Em que posso te ajudar

Baixe a planilha de controle CRM

<br /> new RDStationForms(‘planilha-de-crm-7c31a7217e8715b7625d-html’, ‘UA-31581825-1’).createForm();<br /> 2. Relacionamento é confiança

Assim como em qualquer romance, o seu cliente deve confiar em você. E para isso acontecer, não esqueça dele após a venda. Mostre-se interessado e seja interessante. Lembre-se: ele é muito importante para a sua empresa e demonstrar isso a ele é essencial. Acompanhe de perto tudo o que for relacionado a ele e faça tudo como se fosse a primeira vez.

3. Conheça os passos do seu coração

Siga as pegadas do cliente para um bom relacionamento

Quando você está apaixonado, conhece todos os caminhos, gostos e vontades da pessoa amada. Tenta frequentar os mesmos bares, exposições e centros de compra. Afinal, o mais importante é conhecer muito bem o amor da sua vida. Então, por que com o seu cliente tem que ser diferente?

A sua equipe comercial precisa focar em conhecer mais a jornada de compra e os hábitos de consumo do cliente. Assim, eles conseguem promover uma conversa acertada e levar o consumidor à próxima etapa do funil.

4. Resolva os problemas antes de dormir

Todos os clientes têm algum problema. Se não o tivesse, qual seria a finalidade da sua empresa? Pois bem, pensando nesse sentido, tente resolver os problemas deles o mais rápido possível. Digamos que você tenha um e-commerce e o produto que chegou na casa do cliente não seja o que ele havia pedido. Imagina o tamanho da decepção e o sentimento de frustração. Ele entra em contato com a sua empresa e informa o ocorrido. Dessa maneira, quanto antes você resolver esse erro, maior será a sua credibilidade com ele. Isso gerará maior confiança, novas compras e testemunho favorável à sua marca.

5. Foque na qualidade

Como na vida a dois, manter um relacionamento de longo período é o que todos querem. Claro que nem todos os clientes estarão satisfeitos com as suas entregas. Mas, quanto mais você observar os mínimos detalhes e os feedbacks, melhor será o seu relacionamento.

Veja se o seu site tem as opções de contatos necessárias e se são de fácil acesso. Verifique também se o site é responsivo. Mensagens deixadas nas redes sociais devem ser respondidas. Afinal, ninguém gosta de ficar sem resposta.

Acredito que você já tenha ouvido falar em empatia. Coloque-se no lugar do seu cliente e veja se o que está oferecendo realmente faz sentido.

Mas, acaba por aqui?

Ainda bem que não! Um bom relacionamento com o cliente passa por muitas etapas e tantos outros processos. Cada empresa tem a sua particularidade e precisa se adaptar ao formato ideal de relacionamento. Porém, o importante é você entender que o seu cliente deve ser o centro do seu negócio e não a sua oferta.

Essas dicas, fazendo parte do DNA da sua empresa, assim como de sua rotina, trazem resultados perceptíveis aos seus caixas. Não desista na primeira tentativa e ajuste o que for necessário para o melhor relacionamento com o seu cliente.