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A import√Ęncia do planejamento para os Vingadores

O planejamento estratégico da Marvel

Sem d√ļvida, o universo cinematogr√°fico da Marvel se destaca por v√°rios fatores. Precisar√≠amos de mais de um post no blog para falar de todos eles. Mas, nas v√©speras do que promete ser o maior filme da franquia, escolhemos um elemento que √© quase um Vingador nesse time. O respons√°vel por todo esse sucesso da saga: vamos falar da import√Ęncia do planejamento em Vingadores Guerra Infinita. Confira!

O início do planejamento: o ano é 2008!

Ap√≥s as grandes gafes de Batman, X-Men, Demolidor, Hulk e v√°rios outros, a  ind√ļstria n√£o acreditava mais em filmes de super-her√≥is. E vamos concordar: n√£o √© para menos, n√©? Para muitos, investir nesse segmento era algo in√ļtil e que n√£o trazia nenhum retorno financeiro para as grandes produtoras, ou seja, um ‚Äútiro na √°gua‚ÄĚ.

Nesse momento em que todos os outros estavam quase desistindo, a Marvel Studios aprendeu (e muito) com os erros cometidos e, em 2008, com a dire√ß√£o de Jon Favreau, lan√ßou algo que mudaria para sempre o universo: foi apresentado a todos n√≥s o Homem de Ferro. O longa entrou para o time das franquias mais bem-sucedidas da hist√≥ria e arrecadou mais de US$ 585 milh√Ķes. Ap√≥s o ineg√°vel sucesso, o caminho estava aberto para que a produtora continuasse a contar as hist√≥rias de seus grandes nomes em filmes solos. Hulk, Capit√£o Am√©rica e Thor s√£o apenas alguns deles.

Tony Stark

Com voc√™s: a import√Ęncia do planejamento!

Se engana quem pensa que a ideia era apenas lan√ßar filmes solos e ganhar muito dinheiro com eles. A Marvel Studios estava contando calmamente a hist√≥ria de cada personagem. Com isso, fez com que o p√ļblico criasse la√ßos emocionais com aqueles com os quais mais se identificasse. Por que pensar no sucesso de um filme se esse projeto pode caminhar por anos ao lado dos f√£s despertando emo√ß√Ķes nas telas de cinema? E esse, senhoras e senhores, foi o pensamento e a grande sacada. Nesse momento, o terreno estava sendo preparado para o grande encontro de todos esses her√≥is em um filme s√≥.

O Deus do trov√£o

Bem-vindos ao projeto Vingadores

Em 2012, o t√£o aguardado encontro finalmente aconteceu. E, sob o comando de Joss Whedon, com os roteiros de Zak Penn, o filme arrecadou mais de US$ 1,5 bilh√£o em todo o mundo.

Vale destacar que n√£o estamos entrando na grande guerra de Marvel x DC, e nem dizendo que preferimos um est√ļdio ao outro. Mas, quando se trata de planejamento, em como construir/apresentar seus personagens, como manter um p√ļblico fiel e empolgado com o que vem pela frente, a Marvel est√° anos luz √† frente.

A grande diferença entre os dois lados é que quando a grande aposta da DC, Liga da Justiça, estreou, as pessoas não tinham criado laços emocionais. Devido a isso, não entendiam as histórias solos de cada personagem.

Stan Lee: o principal Vingador

Vocês acham que o grande Stan Lee e seu universo Marvel parou por aí? Jamais, meus amigos. Se o primeiro grande encontro foi um sucesso inacreditável, por que não promover um outro em uma escala bem maior, não é mesmo?

Vésperas do Guerra Infinita

Estamos em 2018, a poucos dias do grande lan√ßamento. O hype, os nervos e a ansiedade dos f√£s est√£o gritando a cada novo trailer, a cada nova not√≠cia sobre o filme mais esperado do ano. Como eles conseguem fazer isso? Simples. Desde 2012 a Marvel continuou expandindo seu universo. Introduziu novos personagens como Homem-Formiga, Homem-Aranha, Doutor Estranho, Pantera Negra, Guardi√Ķes da Gal√°xia e o maior vil√£o de toda a franquia, Thanos.

O planejamento em os Vingadores

Com o maior investimento em marketing j√° feito pelo est√ļdio, aproximadamente US$150 milh√Ķes, Vingadores Guerra infinita √© a maior aposta da Marvel e promete revolucionar novamente nossa ideia de filmes no segmento de super-her√≥is.