
A tradição do dia das mães
Na história, podemos observar alguns povos antigos que “comemoravam” o dia das mães. Os gregos prestavam homenagem à deusa Reia (a mãe comum de todos). Já os romanos celebravam, durante 3 dias, a deusa Cibele, a mãe de todos os deuses. A versão moderna do dia das mães data do século XVII, na Inglaterra. Durante as missas, os filhos ingleses entregavam presentes para suas mães. No Brasil, o segundo domingo de maio foi instituído por um decreto presidencial assinado pelo, então presidente, Getúlio Vargas, em 1932.
A tradição de combinar declarações apaixonadas e presentes para suas mães é perfeita. Por isso, pensar em estratégias para conquistar ainda mais as mães e àquela pessoa que a presenteará são importantes.
Estratégias para o varejo no Dia das Mães
Segundo o Serasa Experian, em 2017, as vendas, na semana entre os dias 8 e 15 de maio, cresceram 2%. Mesmo assim, ainda foi um crescimento muito abaixo, comparado a 2013, quando o crescimento foi de 5,3%. Mas, para evitar que a sua empresa cresça abaixo disso, é importante antecipar algumas tendências:
1. Crie audiências assertivas
- Moda: 2ª categoria mais vendida. 55% das mães gostam de estar por dentro das tendências desse segmento.
- Cestas de café da manhã: 55% das pessoas se interessam por cestas no Facebook e 33% no Instagram.
2. Aposte na criatividade que aumentem a consideração da sua marca
- Slideshows;
- Carrossel;
- Anúncio de vídeo;
- Anúncios dinâmicos e;
- Ofertas
Esses são apenas algumas ferramentas que podem ser usadas para atrair a atenção das mães, pois 31% delas descobrem a sua marca após ver um anúncio criativo e 23% assistiram a algum anúncio em formato de vídeo, sendo que 1,38 vezes mais brasileiros seguem marcas com as quais pretendem realizar alguma compra.
3. O celular ajudará a conectar-se
- 40% dos brasileiros compraram um produto via celular no último mês;
- 21% das mães brasileiras estão online;
- 55% pessoas no Brasil afirmam descobrir marcas em plataformas online.
4. Pense no seu objetivo de negócio
Aumentar o tráfego do seu site ou de suas redes sociais é importante para que as conversões possam crescer. Um site atrativo, que prenda a atenção das mães, ofereça algum brinde ou frete grátis e gere interesse por um determinado produto é essencial. Além disso, trabalhar com a integração nas redes sociais, transmitindo uma imagem interessante e encantadora é primordial.
- 62% das mães realizaram alguma compra devido ao frete grátis e 70% dos brasileiros fazem a mesma coisa;
- 56% dos brasileiros são atraídos por ofertas e promoções.
Vamos à ação no Dia das Mães
Com essas informações em mãos, torna-se mais fácil antecipar o planejamento do dia das mães. Não deixe para a último hora, uma vez que é importante ter os objetivos e as metas traçadas para conquistar novas vendas.
Fonte: Facebook Business