Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

dados e comportamento

Você sabe compreender os dados e comportamentos?

Em um mundo pós-moderno ou moderno líquido, não importa sob qual ótica você encara a contemporaneidade, o que se sabe é: vivemos a era do banco de dados. Isso significa um montante de informações cada vez mais crescente. Mas e aí, você sabe o que fazer com tantos elementos?

Sabedoria
Conhecimento
Informação
Dados

Dados e comportamento

Com o fugaz mundo de informações, é importante saber como tomaremos decisões, sejam elas pessoais ou no âmbito empresarial, para conhecer a tomada de decisão de cada pessoa. Para entender o processo, cabe compreender a pirâmide do conhecimento, baseada na DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom), no português, Dados-Informação-Conhecimento-Sabedoria. Esse processo funciona como uma hierarquia informacional utilizado, principalmente, nos campos da Ciência da Informação e da Gestão do Conhecimento e cada camada acrescenta característica a anterior de forma que se complementam.

Os dados

Representam a terceira camada da pirâmide. A esta cabe a observação e percepção de um fato, qual não depende de um mundo real. Essa camada é ligada aos números, imagens e outras possibilidades que gerem maior compreensão sobre determinado tema. 

Informação

Representam a quarta camada da pirâmide e provém do processamento, manipulação e organização do antecessor (os dados) e implica em uma modificação no conhecimento geral do organismo.

Conhecimento

Representado pela quinta camada, esse item permite vantagem de ganho. Da camada anterior para o conhecimento é possível prever um acontecimento. Ele também possibilita tirar conclusões relacionadas às informações e aos dados ou por novas conclusões. O conhecimento acerca de um tema é que possibilita agir com assertividade e fazer conexão com os saberes acumulados.

 

O comportamento

Por fim, a pirâmide está representada pela ação sabedoria, sendo que a segunda é a compreensão humana mais refinada e equilibrada de determinado conhecimento. Isso contribui para compreender o melhor momento de usar as informações. Isso se torna possível por meio dos dados coletados e sua interpretação ao longo da pirâmide do conhecimento. 

 

Com isso, é importante salientar que, conhecendo o processo da pirâmide, agora, você precisa lembrar que as tomadas de decisões não são baseadas somente nos dados, mas em um conjunto de fatores capazes de somar resultados.

LEIA TAMBÉM:  Aumentar o engajamento com conteúdo interativo