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Verba de comunicação
Linha editorial

Entenda a importância da linha editorial

Olá pessoa, tudo bem? Hoje vamos conversar sobre linha editorial. Você já ouviu falar?

Se você produz conteúdo para a internet, com certeza vai precisar conhecer mais sobre esse assunto. E eu posso te ajudar, vamoooos?!

O que é linha editorial

Uma linha editorial nada mais é que uma estratégia de marketing de conteúdo para gerar valor e atrair. E se você estava aqui nesse planeta quando a Bianca Andrade, empresária e proprietária do Boca Rosa Beauty, revelou seu cronograma diário, percebeu que tudo tem horário, linguagem e intenção. E isso, nada mais é que uma linha editorial, ou seja, conteúdo estratégico. Calma aí que já vai ficar mais fácil de entender.

Por que devo ter uma linha editorial?

A linha editorial é perfeita para criar conteúdos assertivos, para cada estágio que seu público alvo se encontra dentro do funil de conteúdo, percorrendo um caminho até uma ação definida: uma call to action (uma chamada para ação). Em outras palavras, você vai interagir com a pessoa até que isso resulte em uma venda. Por isso é muito importante que você conheça a sua persona e público-alvo. E tem texto falando disso, aqui no blog, se quiser saber mais. Lembrando, e eu gosto de deixar claro, redes sociais não tem como OBJETIVO venda, mas sim, ATRAIR, RELACIONAR E FIDELIZAR, ok?

Agora, como fazer isso:

Primeiro, você precisa ter bem claro os temas que vai abordar, seu posicionamento e conhecer a sua audiência para aplicar e desenvolver um mapa 3D (Dores, Dificuldades e Desejo), conhecido e aplicado por diversos criadores de conteúdo. Dor é o sentimento por não ter, conhecer ou não saber que precisa do seu produto. Dificuldade é o sentimento de como conseguir, como obter. Desejo é o sentimento bom, de como é a sensação de usar, ter, pertencer. E aí, e em cima disso, você vai criar sua linha editorial.

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Sabendo disso, como posso começar a produzir?

Conteúdo Técnico

O conteúdo técnico apesar de mais profundo, denso e longo, é importante para mostrar que você tem domínio e entende daquilo que faz ou vende. Por exemplo, você pode criar um conteúdo mostrando a causa e efeito que seu produto tem no meio ambiente, se você trabalha com engenharia e construção.

Provas Sociais

Você pode falar quantas vezes quiser como o seu produto é bom, como ele ajuda no dia a dia e o diferencial. Mas isso terá muito mais impacto se vier direto de um consumidor gerando maior identificação. Então, depoimentos, comentários e feedbacks são recursos importantes e podem ser usados nesse momento.

Cotidiano

Esse conteúdo vai humanizar a sua marca. Mostrar o processo, como é feito, bastidores, traz o seu público mais para perto, por ser um conteúdo “real”. Dessa maneira você se mostra mais acessível ao consumidor.

Autoridade

O conteúdo de autoridade serve para mostrar o quanto você conhece e como você pode transmitir esse conhecimento. Um bate papo com alguém da sua área, uma live, um podcast, é uma ótima oportunidade para mostrar a sua relevância em cima dos assuntos abordados ou produtos oferecidos.

Próximo passo da linha editorial

Entendendo tudo isso, você está pronto para criar seu calendário editorial, no qual você vai colocar a sua estratégia em ação, pensando no dia e horário, qual plataforma vai usar e qual é o formato ideal para aquele conteúdo. Se será reels, carrossel, ao vivo, stories, entre outros.

E agora, só para recapitular: Linha editorial -> Estratégia de Conteúdo -> Calendário editorial -> Definição -> Organização.

Espero ter ajudado até aqui, até breve!