Verba de comunicação
Linha editorial

Entenda a import√Ęncia da linha editorial

Olá pessoa, tudo bem? Hoje vamos conversar sobre linha editorial. Você já ouviu falar?

Se voc√™ produz conte√ļdo para a internet, com certeza vai precisar conhecer mais sobre esse assunto. E eu posso te ajudar, vamoooos?!

O que é linha editorial

Uma linha editorial nada mais √© que uma estrat√©gia de marketing de conte√ļdo para gerar valor e atrair. E se voc√™ estava aqui nesse planeta quando a Bianca Andrade, empres√°ria e propriet√°ria do Boca Rosa Beauty, revelou seu cronograma di√°rio, percebeu que tudo tem hor√°rio, linguagem e inten√ß√£o. E isso, nada mais √© que uma linha editorial, ou seja, conte√ļdo estrat√©gico. Calma a√≠ que j√° vai ficar mais f√°cil de entender.

Por que devo ter uma linha editorial?

A linha editorial √© perfeita para criar conte√ļdos assertivos, para cada est√°gio que seu p√ļblico alvo se encontra dentro do funil de conte√ļdo, percorrendo um caminho at√© uma a√ß√£o definida: uma call to action (uma chamada para a√ß√£o). Em outras palavras, voc√™ vai interagir com a pessoa at√© que isso resulte em uma venda. Por isso √© muito importante que voc√™ conhe√ßa a sua persona e p√ļblico-alvo. E tem texto falando disso, aqui no blog, se quiser saber mais. Lembrando, e eu gosto de deixar claro, redes sociais n√£o tem como OBJETIVO venda, mas sim, ATRAIR, RELACIONAR E FIDELIZAR, ok?

Agora, como fazer isso:

Primeiro, voc√™ precisa ter bem claro os temas que vai abordar, seu posicionamento e conhecer a sua audi√™ncia para aplicar e desenvolver um mapa 3D (Dores, Dificuldades e Desejo), conhecido e aplicado por diversos criadores de conte√ļdo. Dor √© o sentimento por n√£o ter, conhecer ou n√£o saber que precisa do seu produto. Dificuldade √© o sentimento de como conseguir, como obter. Desejo √© o sentimento bom, de como √© a sensa√ß√£o de usar, ter, pertencer. E a√≠, e em cima disso, voc√™ vai criar sua linha editorial.

Sabendo disso, como posso começar a produzir?

Conte√ļdo T√©cnico

O conte√ļdo t√©cnico apesar de mais profundo, denso e longo, √© importante para mostrar que voc√™ tem dom√≠nio e entende daquilo que faz ou vende. Por exemplo, voc√™ pode criar um conte√ļdo mostrando a causa e efeito que seu produto tem no meio ambiente, se voc√™ trabalha com engenharia e constru√ß√£o.

Provas Sociais

Você pode falar quantas vezes quiser como o seu produto é bom, como ele ajuda no dia a dia e o diferencial. Mas isso terá muito mais impacto se vier direto de um consumidor gerando maior identificação. Então, depoimentos, comentários e feedbacks são recursos importantes e podem ser usados nesse momento.

Cotidiano

Esse conte√ļdo vai humanizar a sua marca. Mostrar o processo, como √© feito, bastidores, traz o seu p√ļblico mais para perto, por ser um conte√ļdo ‚Äúreal‚ÄĚ. Dessa maneira voc√™ se mostra mais acess√≠vel ao consumidor.

Autoridade

O conte√ļdo de autoridade serve para mostrar o quanto voc√™ conhece e como voc√™ pode transmitir esse conhecimento. Um bate papo com algu√©m da sua √°rea, uma live, um podcast, √© uma √≥tima oportunidade para mostrar a sua relev√Ęncia em cima dos assuntos abordados ou produtos oferecidos.

Próximo passo da linha editorial

Entendendo tudo isso, voc√™ est√° pronto para criar seu calend√°rio editorial, no qual voc√™ vai colocar a sua estrat√©gia em a√ß√£o, pensando no dia e hor√°rio, qual plataforma vai usar e qual √© o formato ideal para aquele conte√ļdo. Se ser√° reels, carrossel, ao vivo, stories, entre outros.

E agora, s√≥ para recapitular: Linha editorial -> Estrat√©gia de Conte√ļdo -> Calend√°rio editorial -> Defini√ß√£o -> Organiza√ß√£o.

Espero ter ajudado até aqui, até breve!