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Gest√£o da marca em ambientes digitais
Gest√£o de marca em ambientes digitais

Gest√£o de marca em ambientes digitais

A gest√£o de marca √© o ato de tornar a marca conhecida, lembrada e desejada pelo p√ļblico. Essa gest√£o passa por a√ß√Ķes do porqu√™, valores e princ√≠pios da empresa. Al√©m disso, qual o posicionamento e a sua identidade em rela√ß√£o aos seus stackholders.

Neste texto, explico como a transformação digital pode ajudar na gestão de marca, assim como, como você pode construir a sua marca em ambientes digitais.

Transformação digital na gestão de marca

Antes de mais nada, os dados deixados no ambiente digital nos ajudam a entender o cen√°rio das empresas. Por meio desses dados √© poss√≠vel identificar as a√ß√Ķes dos concorrentes. Do mesmo modo, conhecer o perfil do cliente e, dessa maneira, entregar uma experi√™ncia de vendas incr√≠vel.

A empresa que investe na gestão de sua marca está à frente das outras. Uma vez que está na frente na conquista e fidelização dos clientes. Isso é perceptível na era digital, uma vez que é centrado mais nas redes de clientes e menos no mercado de massa.

Redes sociais digitais

As redes sociais podem ser divididas em duas frentes:

  • horizontal: os membros possuem acesso total ao conte√ļdo. Al√©m disso, s√£o mais amplas e diversas em seus conte√ļdos, com temas de f√°cil entendimento.
  • vertical: os temas s√£o espec√≠ficos, sendo que o p√ļblico √© mais restrito e possuem interesses em comum.

Percebemos as redes sociais como as plataformas digitais às quais estão presentes no nosso dia a dia. Dessa forma, o compartilhamento é o ponto central dessas mídias.

Mas, diferente das marcas, os consumidores s√£o os atores desses espa√ßos. As pessoas criam os seus pr√≥prios conte√ļdos. Com isso, os consumidores passam a ter voz ativa e a interferir na decis√£o de compra de outras pessoas. Dessa maneira, quem ainda n√£o decidiu as compras, passam a levar em considera√ß√£o a experi√™ncia positiva de outro consumidor. Portanto, as marcas precisam estar nas redes sociais para estabelecer um contato direto e claro com os clientes conectados.

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Gest√£o de marca digital

Para garantir que a marca seja destaque no ambiente digital, é preciso realizar a sua gestão com eficiência. A gestão de marca, também conhecida como branding, é um processo estruturado, consistente e integrado. Nesse sentido, ao respeitar esse processo, a marca tem uma melhora contínua na entrega da sua promessa e princípios.

A gest√£o de marca nas redes sociais √© uma a√ß√£o estrat√©gica. Ou seja, n√£o fica restrita √†s publica√ß√Ķes. Est√° ligada ao discurso que a marca passa ao p√ļblico, assim como a audi√™ncia propaga a informa√ß√£o.

Atualmente, os consumidores est√£o em busca de marcas com as quais se identificam. Marcas que t√™m os mesmos valores e ideais que os seus. Dessa forma, a identifica√ß√£o com a marca estimula o engajamento e compartilhamento de seus conte√ļdos. Isso aumenta a exposi√ß√£o da marca nos ambientes digitais.

A gest√£o de crise no ambiente digital

O retorno negativo nas redes sociais é um fator que permite detectar uma crise e qual o impacto na marca. Quando isso ocorre, a expectativa e confiança depositadas na marca ficam prejudicadas.

Desse modo, √© preciso conhecer o tipo e a origem da crise para adequar as a√ß√Ķes de gest√£o de crise e, com isso, encontrar a solu√ß√£o mais adequada. O processo de gest√£o de crise pode ser dividido em:

  • detec√ß√£o de sinais
  • preven√ß√£o
  • conten√ß√£o
  • recupera√ß√£o
  • aprendizagem

Tendências do marketing digital

O poder est√° nas m√£os do novo consumidor, em um mercado com grandes concorrentes. Por isso, a marca precisa manter destaque e relev√Ęncia. E, dessa maneira, ser a primeira op√ß√£o na lembran√ßa do cliente.

Com isso, destaco algumas estratégias para otimizar os laços entre marca e consumidor:

  • estrat√©gia omnichannel
  • narrativa transmidi√°tica
  • cultura participativa e cocria√ß√£o
  • economia compartilhada
  • intelig√™ncia artificial
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Como resultado, trazemos o cliente para o centro do negócio. Além disso, a gestão de marca no ambiente digital bem construída, estabelece o desejo do consumidor pela marca.