Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Estratégia de marketing de George Lucas

Star Wars

Sempre ouvimos a famosa frase: ‚Äúpense fora da caixa‚ÄĚ e, para te inspirar, vamos elencar um dos momentos mais marcantes no universo cinematogr√°fico, que mudaria o destino do cinema para sempre.

Grandes sacadas de marketing e branding em um momento da história em que esses recursos não eram muito utilizados. Vamos entender como Star Wars mudou a história e qual foi a grande sacada de George Lucas.

Há muito tempo, em uma galáxia muito muito distante…

O ano era 1973 e George Lucas come√ßava sua quase imposs√≠vel miss√£o de vender uma ideia totalmente diferente do que existia na √©poca. A tend√™ncia estava voltada para os filmes de g√™nero policial, guerra e, portanto, os est√ļdios de efeitos especiais estavam totalmente falidos.

Ap√≥s ser rejeitado por v√°rias empresas incluindo a Paramount e Universal, Lucas tenta sua √ļltima investida na Fox e, essa √ļltima tentativa mudaria o universo cinematogr√°fico para sempre: Allan Ledger Jr, apadrinha o diretor dentro do est√ļdio, dando o pontap√© inicial para a produ√ß√£o de um filme com uma proposta totalmente inesperada.

J√° dizia mestre Yoda: ‚ÄúTamanho n√£o importa.‚ÄĚ

O lan√ßamento aconteceria em dezembro de 1976, mas por v√°rios problemas, incluindo falta de or√ßamento, a desacreditada estreia foi adiada para 1977Quando falamos em Star Wars, nos dias de hoje, imaginamos um sucesso tremendo, filas enormes e o mundo todo lotando as salas de cinema na pr√©-estreia, correto? Pois bem, jovens padawans, acreditem: o primeiro filme da saga estreou em apenas 32 salas de cinema. Para voc√™ ter ideia da dimens√£o: em 1999 ‚ÄúA Amea√ßa Fantasma‚ÄĚ estreou em 7.700 salas.

Completando a frase do nosso grande mestre jedi ao treinar Luke Skywalker em Dagobah: ‚Äúolhe para mim, voc√™ me julga pelo meu tamanho?‚ÄĚ e, se voc√™ achou que por n√£o ter sido uma estreia grandiosa o filme foi um fracasso, est√° enganado, o filme foi o maior sucesso da √©poca.

 

 Um sucesso a ser batido!

Uma pausa para falarmos de n√ļmeros. Os grandes filmes a serem batidos eram: ‚ÄúTubar√£o‚ÄĚ, que foi o primeiro block buster da hist√≥ria e ‚ÄúPlaneta dos Macacos‚ÄĚ, que faturou incr√≠veis (para a √©poca) 30 milh√Ķes de d√≥lares.

O sonho de qualquer diretor era que seu filme ultrapassasse a desejada marca dos 100 milh√Ķes, que antigamente, era um sonho bem distante. Pois bem, Star Wars faturou inacredit√°veis 300 milh√Ķes de d√≥lares.

A grande sacada n√ļmero 1: bonecos!

star wars em brinquedo

No início desse texto dissemos que iríamos te inspirar a pensar fora da caixa, lembra? Prepare-se, pois aqui vai!

Com o grande sucesso da saga a LucasFilm e a Fox chegam em um dilema: como faturar ainda mais com o filme? A resposta √©: merchandising!  

As duas partes tinham direito de lan√ßar os produtos que quisessem, uma vez que alguma delas licenciasse, a outra parte perdia o direito de lan√ßar algo na mesma linha. A Fox saiu a frente, mas fez o marketing que todos os est√ļdios cinematogr√°ficos faziam na √©poca: vendeu cartaz, camiseta, bon√©, broches e etc.

E é aqui que entra a primeira grande sacada de George Lucas: por que fazer algo que todos já fazem?

LEIA TAMB√ČM:  O que √© o Google Ads?

Foi a√≠ que a LucasFilm decidiu licenciar, ter os direitos e lan√ßar, com exclusividade, juntamente com a Kenner, todos os brinquedos do filme: o faturamento na √©poca foi de 200 milh√Ķes de d√≥lares em bonecos.

Curiosidade: anos mais tarde, a Hasbro pagou 400 milh√Ķes para ter direito sobre os bonecos do ‚ÄúAmea√ßa Fantasma‚ÄĚ.

A grande sacada n√ļmero 1: a pr√©-venda!

Com o grande sucesso do filme, no natal de 1977, os brinquedos esgotaram e a demanda era muito grande para os fabricantes fazerem a reposição dos que já haviam sido vendidos. George Lucas se contentou com o grande sucesso já feito? Ele sentou e ficou esperando o tempo que os fabricantes pediam para fabricar os pedidos? Não, padawans: ele começou a vender caixas vazias e vale bonecos, criando assim a primeira pré-venda da história.

De roteirista desacreditado a maior saga de todos os tempos no cinema. √Č dif√≠cil dizer qual foi a maior sacada de George Lucas. Mas, se for para pontuar o que levou o jovem nascido em uma pequena cidade da Calif√≥rnia a encher os bolsos com bilh√Ķes de d√≥lares, sem d√ļvida, que os grandes respons√°veis por isso foram seu senso apurado para o marketing e seu incessante hobby de pensar diferente, fora de caixa, enxergar o que ningu√©m est√° fazendo e, com isso, ser capaz de criar coisas incr√≠veis.