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Estratégia de marketing de George Lucas

Star Wars

Sempre ouvimos a famosa frase: “pense fora da caixa” e, para te inspirar, vamos elencar um dos momentos mais marcantes no universo cinematográfico, que mudaria o destino do cinema para sempre.

Grandes sacadas de marketing e branding em um momento da história em que esses recursos não eram muito utilizados. Vamos entender como Star Wars mudou a história e qual foi a grande sacada de George Lucas.

Há muito tempo, em uma galáxia muito muito distante…

O ano era 1973 e George Lucas começava sua quase impossível missão de vender uma ideia totalmente diferente do que existia na época. A tendência estava voltada para os filmes de gênero policial, guerra e, portanto, os estúdios de efeitos especiais estavam totalmente falidos.

Após ser rejeitado por várias empresas incluindo a Paramount e Universal, Lucas tenta sua última investida na Fox e, essa última tentativa mudaria o universo cinematográfico para sempre: Allan Ledger Jr, apadrinha o diretor dentro do estúdio, dando o pontapé inicial para a produção de um filme com uma proposta totalmente inesperada.

Já dizia mestre Yoda: “Tamanho não importa.”

O lançamento aconteceria em dezembro de 1976, mas por vários problemas, incluindo falta de orçamento, a desacreditada estreia foi adiada para 1977Quando falamos em Star Wars, nos dias de hoje, imaginamos um sucesso tremendo, filas enormes e o mundo todo lotando as salas de cinema na pré-estreia, correto? Pois bem, jovens padawans, acreditem: o primeiro filme da saga estreou em apenas 32 salas de cinema. Para você ter ideia da dimensão: em 1999 “A Ameaça Fantasma” estreou em 7.700 salas.

Completando a frase do nosso grande mestre jedi ao treinar Luke Skywalker em Dagobah: “olhe para mim, você me julga pelo meu tamanho?” e, se você achou que por não ter sido uma estreia grandiosa o filme foi um fracasso, está enganado, o filme foi o maior sucesso da época.

 

 Um sucesso a ser batido!

Uma pausa para falarmos de números. Os grandes filmes a serem batidos eram: “Tubarão”, que foi o primeiro block buster da história e “Planeta dos Macacos”, que faturou incríveis (para a época) 30 milhões de dólares.

O sonho de qualquer diretor era que seu filme ultrapassasse a desejada marca dos 100 milhões, que antigamente, era um sonho bem distante. Pois bem, Star Wars faturou inacreditáveis 300 milhões de dólares.

A grande sacada número 1: bonecos!

star wars em brinquedo

No início desse texto dissemos que iríamos te inspirar a pensar fora da caixa, lembra? Prepare-se, pois aqui vai!

Com o grande sucesso da saga a LucasFilm e a Fox chegam em um dilema: como faturar ainda mais com o filme? A resposta é: merchandising!  

As duas partes tinham direito de lançar os produtos que quisessem, uma vez que alguma delas licenciasse, a outra parte perdia o direito de lançar algo na mesma linha. A Fox saiu a frente, mas fez o marketing que todos os estúdios cinematográficos faziam na época: vendeu cartaz, camiseta, boné, broches e etc.

E é aqui que entra a primeira grande sacada de George Lucas: por que fazer algo que todos já fazem?

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Foi aí que a LucasFilm decidiu licenciar, ter os direitos e lançar, com exclusividade, juntamente com a Kenner, todos os brinquedos do filme: o faturamento na época foi de 200 milhões de dólares em bonecos.

Curiosidade: anos mais tarde, a Hasbro pagou 400 milhões para ter direito sobre os bonecos do “Ameaça Fantasma”.

A grande sacada número 1: a pré-venda!

Com o grande sucesso do filme, no natal de 1977, os brinquedos esgotaram e a demanda era muito grande para os fabricantes fazerem a reposição dos que já haviam sido vendidos. George Lucas se contentou com o grande sucesso já feito? Ele sentou e ficou esperando o tempo que os fabricantes pediam para fabricar os pedidos? Não, padawans: ele começou a vender caixas vazias e vale bonecos, criando assim a primeira pré-venda da história.

De roteirista desacreditado a maior saga de todos os tempos no cinema. É difícil dizer qual foi a maior sacada de George Lucas. Mas, se for para pontuar o que levou o jovem nascido em uma pequena cidade da Califórnia a encher os bolsos com bilhões de dólares, sem dúvida, que os grandes responsáveis por isso foram seu senso apurado para o marketing e seu incessante hobby de pensar diferente, fora de caixa, enxergar o que ninguém está fazendo e, com isso, ser capaz de criar coisas incríveis.