AgĂȘncia de publicidade Mokeka | Atibaia

Estratégia de marketing de George Lucas

Star Wars

Sempre ouvimos a famosa frase: “pense fora da caixa” e, para te inspirar, vamos elencar um dos momentos mais marcantes no universo cinematográfico, que mudaria o destino do cinema para sempre.

Grandes sacadas de marketing e branding em um momento da histĂłria em que esses recursos nĂŁo eram muito utilizados. Vamos entender como Star Wars mudou a histĂłria e qual foi a grande sacada de George Lucas.

Há muito tempo, em uma galáxia muito muito distante


O ano era 1973 e George Lucas começava sua quase impossĂ­vel missĂŁo de vender uma ideia totalmente diferente do que existia na Ă©poca. A tendĂȘncia estava voltada para os filmes de gĂȘnero policial, guerra e, portanto, os estĂșdios de efeitos especiais estavam totalmente falidos.

ApĂłs ser rejeitado por vĂĄrias empresas incluindo a Paramount e Universal, Lucas tenta sua Ășltima investida na Fox e, essa Ășltima tentativa mudaria o universo cinematogrĂĄfico para sempre: Allan Ledger Jr, apadrinha o diretor dentro do estĂșdio, dando o pontapĂ© inicial para a produção de um filme com uma proposta totalmente inesperada.

Já dizia mestre Yoda: “Tamanho não importa.”

O lançamento aconteceria em dezembro de 1976, mas por vĂĄrios problemas, incluindo falta de orçamento, a desacreditada estreia foi adiada para 1977Quando falamos em Star Wars, nos dias de hoje, imaginamos um sucesso tremendo, filas enormes e o mundo todo lotando as salas de cinema na prĂ©-estreia, correto? Pois bem, jovens padawans, acreditem: o primeiro filme da saga estreou em apenas 32 salas de cinema. Para vocĂȘ ter ideia da dimensĂŁo: em 1999 “A Ameaça Fantasma” estreou em 7.700 salas.

Completando a frase do nosso grande mestre jedi ao treinar Luke Skywalker em Dagobah: “olhe para mim, vocĂȘ me julga pelo meu tamanho?” e, se vocĂȘ achou que por nĂŁo ter sido uma estreia grandiosa o filme foi um fracasso, estĂĄ enganado, o filme foi o maior sucesso da Ă©poca.

 

 Um sucesso a ser batido!

Uma pausa para falarmos de nĂșmeros. Os grandes filmes a serem batidos eram: “TubarĂŁo”, que foi o primeiro block buster da histĂłria e “Planeta dos Macacos”, que faturou incrĂ­veis (para a Ă©poca) 30 milhĂ”es de dĂłlares.

O sonho de qualquer diretor era que seu filme ultrapassasse a desejada marca dos 100 milhÔes, que antigamente, era um sonho bem distante. Pois bem, Star Wars faturou inacreditåveis 300 milhÔes de dólares.

A grande sacada nĂșmero 1: bonecos!

star wars em brinquedo

No inĂ­cio desse texto dissemos que irĂ­amos te inspirar a pensar fora da caixa, lembra? Prepare-se, pois aqui vai!

Com o grande sucesso da saga a LucasFilm e a Fox chegam em um dilema: como faturar ainda mais com o filme? A resposta Ă©: merchandising!  

As duas partes tinham direito de lançar os produtos que quisessem, uma vez que alguma delas licenciasse, a outra parte perdia o direito de lançar algo na mesma linha. A Fox saiu a frente, mas fez o marketing que todos os estĂșdios cinematogrĂĄficos faziam na Ă©poca: vendeu cartaz, camiseta, bonĂ©, broches e etc.

E Ă© aqui que entra a primeira grande sacada de George Lucas: por que fazer algo que todos jĂĄ fazem?

LEIA TAMBÉM:  O que Ă© o Google Ads?

Foi aí que a LucasFilm decidiu licenciar, ter os direitos e lançar, com exclusividade, juntamente com a Kenner, todos os brinquedos do filme: o faturamento na época foi de 200 milhÔes de dólares em bonecos.

Curiosidade: anos mais tarde, a Hasbro pagou 400 milhĂ”es para ter direito sobre os bonecos do “Ameaça Fantasma”.

A grande sacada nĂșmero 1: a prĂ©-venda!

Com o grande sucesso do filme, no natal de 1977, os brinquedos esgotaram e a demanda era muito grande para os fabricantes fazerem a reposição dos que jå haviam sido vendidos. George Lucas se contentou com o grande sucesso jå feito? Ele sentou e ficou esperando o tempo que os fabricantes pediam para fabricar os pedidos? Não, padawans: ele começou a vender caixas vazias e vale bonecos, criando assim a primeira pré-venda da história.

De roteirista desacreditado a maior saga de todos os tempos no cinema. É difĂ­cil dizer qual foi a maior sacada de George Lucas. Mas, se for para pontuar o que levou o jovem nascido em uma pequena cidade da CalifĂłrnia a encher os bolsos com bilhĂ”es de dĂłlares, sem dĂșvida, que os grandes responsĂĄveis por isso foram seu senso apurado para o marketing e seu incessante hobby de pensar diferente, fora de caixa, enxergar o que ninguĂ©m estĂĄ fazendo e, com isso, ser capaz de criar coisas incrĂ­veis.