O marketing de causa auxilia a dar mais visibilidade à marca, assim como torna-la mais forte, fidelizar e conquistar novos clientes. Mas não basta colocar uma fita amarela no logotipo da empresa. Contudo, a marca quando se posiciona, fideliza os seus clientes e conquista novos.
Esse é um tipo de visão de marketing que algumas empresas têm. Um de seus objetivos é gerar bem à empresa, mas para a sociedade também.
No marketing de causa as empresas fazem campanhas publicitárias visando gerar benefícios para todas as partes. Claro, desde que sejam feitas com clareza e transparência.
Algumas causas são mais comuns que outras. As principais são: o combate contra a pobreza extrema, garantia de vida saudável e educação inclusiva. Essas causas são as mais lembradas pelos consumidores.
É possível identificar como o marketing de causa gera um efeito positivo para a marca. Segundo o “Estudo marketing relacionado à causa 2019”, realizado pela IPSOS, 77% dos consumidores no Brasil acreditam que as marcas contribuem para a transformação social. E uma média igual de consumidores gostaria que mais marcas apoiassem as causas.
Ou seja, as empresas que apoiam essa visão de marketing se saem bem, fazendo o bem, conforme o Cause Marketing. E não confunda com o marketing social. Neste link, escrevemos sobre o que esse tema.
A adesão a uma causa traz benefícios para a marca. Entretanto, as pessoas precisam acreditar na causa e a marca precisa ser de confiança.
Um dos benefícios é o crescimento das vendas. Desde que o valor do produto não seja alterado. Outro benefício é o aumento de lembrança da marca, uma vez que o cliente poderá recomenda-la a seus amigos e familiares.
Ou seja, ao apoiar uma causa, a marca alça sua postura ética a outro patamar, o que garante uma boa imagem junto aos seus stakeholders.
Como percebemos, o marketing associado a causa está muito ligado às estratégias de construção de identidade de marca. Por isso, conte com o suporte de uma empresa de comunicação para dar o apoio necessário às suas ações.
Aqui, a criatividade é o ingrediente principal. E para ser criativo a ousadia, dia após dia, é necessária. Tem que misturar sem medo de errar.