Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Marketing social a favor da empresa
Marketing social a favor da empresa

Marketing social a favor da empresa

O marketing social é a gestão estratégica do processo de mudança social. Isso ocorre a partir da adoção de novos comportamentos, atitudes e práticas no âmbito individual e coletivo.

Uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil mostra que 74% da população brasileira, acima de 10 anos de idade, tem acesso à internet. Ou seja, as pessoas têm acesso a informações, tais como:

  • preço mais baixo de determinado produto
  • especificações do produto
  • avaliações de pessoas que já compraram
  • opiniões de clientes sobre a loja
  • entre outras informações que influenciam na hora da compra

Percepção sobre o marketing social

Segundo uma pesquisa publicada pelos Institutos Akatu e Ethos, realizada pela Market Analysis Brasil, indica que 77% dos brasileiros têm interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis.

Pouco mais do que a maioria dos entrevistados (51%) concorda total ou parcialmente que a empresa deve ir além de um papel econômico tradicional. Ou seja, gerar empregos, pagar impostos, etc, mas devem contribuir ativamente com a construção de uma sociedade melhor.

Além disso, por meio das pesquisas, podemos observar que é muito importante passar uma imagem simpática da empresa para as pessoas. Em outras palavras, não basta ter o melhor produto, o melhor preço ou popularidade, a empresa precisa ser bem vista por seu cliente e sociedade.

No marketing social a empresa não nega o seu principal objetivo que é gerar lucro, mas acrescenta um fator positivo ao que faz e assim contribui com a sociedade.

É muito importante entender seu público-alvo e apoiar uma causa. Desde que isso vá de encontro com os valores da empresa e também a relevância para seu público.

LEIA TAMBÉM:  Dia das mães e as estratégias para o varejo

Com uma estratégia bem definida e um plano de marketing objetivo e transparente, seu produto ou serviço tende atingir uma aceitação maior das pessoas e consequentemente vai dar valor à sua marca.