Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Marketing de guerrilha
Marketing de guerrilha

Marketing de guerrilha

Marketing de Guerrilha

As a√ß√Ķes de marketing de guerrilha t√™m muito a ver com uma guerra. Muitos j√° ouviram falar sobre a guerra no Vietn√£ e como os Estados Unidos perderam essa guerra. Se voc√™ nunca ouviu falar sobre isso, vale a pena dar uma estudada neste link. A partir de um conhecimento do territ√≥rio, os guerrilheiros (mais fracos) encontraram uma maneira de enfrentar os mais forte.

O marketing de guerrilha √© exatamente o conhecimento do territ√≥rio onde a marca est√° inserida e confronta outras marcas. No in√≠cio das aplica√ß√Ķes dessas a√ß√Ķes, apenas as empresas menores (com menor potencial de investimento em publicidade) utilizavam essa ferramenta.

Por√©m, com o passar dos tempos, a efici√™ncia das a√ß√Ķes e a satura√ß√£o da propaganda, empresas de grande porte incluem em seus planejamentos um budget espec√≠fico para o desenvolvimento, cria√ß√£o e aplica√ß√£o das a√ß√Ķes de guerrilha.

Criatividade na guerrilha

Muitas vezes de maneira criativa, as a√ß√Ķes de guerrilha v√£o de encontro ao p√ļblico consumidor da marca, atraindo a aten√ß√£o para o que est√° acontecendo naquele determinado momento/instante. Isso √© devido porque essa a√ß√£o utiliza de meios inusitados para “encontrar” e conversar com o consumidor.

O marketing de guerrilha pode envolver muita verba na produ√ß√£o da a√ß√£o, outras vezes n√£o. Apenas uma ideia criativa¬†que envolva muitas pessoas. Voc√™ encontra na Wikipedia mais algumas informa√ß√Ķes e alguns termos utilizados.

O que mais chama a atenção para o marketing de guerrilha, é que não se parece em nada com propaganda. Entretanto, quanto menos se parecer, melhor.

Isso é muito importante, pois o consumidor acaba por interagir ou, ao menos, dar mais atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Com isso, acontece a amplificação da ação, que vai parar nas mídias sociais podendo viralizar e aumentar o alcance e pessoas que podem se tornar novos consumidores da marca.

LEIA TAMB√ČM:  Marketing de relacionamento

Quando voc√™ for fazer o seu planejamento de marketing, lembre-se de deixar uma verba para essas a√ß√Ķes.