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marketing direto
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Marketing direto: como encantar os clientes

Marketing direto e o contato olho-no-olho com o cliente.


Antes de mais nada, como o nome sugere, marketing direto é falar direto e exclusivamente com o cliente. Ou seja, uma maneira de manter um relacionamento próximo, ser lembrado e desejado.

Diferente das a√ß√Ķes que visam atingir “todo mundo“, o marketing direto olha nos olhos do cliente e o encanta. Al√©m disso, seduz com a melhor ferramenta que tem: o conhecimento da personalidade do cliente.

Com o avanço da tecnologia, esse conhecimento é percebido de maneira mais clara.

Do correio-elegante ao e-mail marketing

O desenvolvimento dessa ferramenta evoluiu com o tempo. Afinal, passou da simples mala-direta para os mais avançados disparos de e-mail marketing.

Atualmente, ao acessar qualquer e-commerce, você tem uma página exclusiva aos seus gostos.

Mas, como em qualquer correio-elegante, voc√™ deve conhecer o seu p√ļblico-alvo e saber sobre a sua aceita√ß√£o. Entretanto, um cadastro atualizado e um opt-in¬†s√£o muito importantes para n√£o perder dinheiro.

Constantemente, as redes sociais, bem como o avanço da tecnologia, facilitam e melhoram as ferramentas de marketing direto. Em outras palavras, a coleta de dados dos clientes ficou mais rica e completa com os rastros que deixam ao navegar na internet.

Entretanto, de nada adianta ter o melhor banco de dados se não souber tirar proveito dele. As ferramentas são importantes, mas a técnica para domá-las é fundamental.

As ferramentas do marketing direto

O principal objetivo do marketing direto é manter um relacionamento próximo com o cliente. Contudo, é importante você conhecer algumas ferramentas e como elas se comportam em relação ao cliente:

  • Mala-direta: talvez a principal ferramenta. Al√©m de possibilitar a mensurar√£o dos resultados, ela √© flex√≠vel, personaliz√°vel e permite a sele√ß√£o do p√ļblico. Al√©m disso, √© uma ferramenta eficaz para a promo√ß√£o de todos os tipos de produtos devido ao aprimoramento dos m√©todos de abordagem.
  • Venda pessoal: sempre muito utilizada. Ela nos faz lembrar dos cat√°logos. Voc√™ j√° deve ter visto diversos vendedores, com cat√°logos embaixo dos bra√ßos, representando uma marca. Frequentemente nos deparamos com essas pessoas. Seja para comprar um produto de beleza ou para comprar pe√ßas para o seu carro. Sempre haver√° um vendedor que te conhece melhor que a tua m√£e.
  • Telemarketing: o velho e chato telefonema que voc√™ n√£o quer receber, ainda mais em um¬†domingo de manh√£. √Č uma ferramenta que pode funcionar bem, desde que o cliente permita esse tipo de contato.
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Essas são algumas das ferramentas. Além disso, muitas outras são derivadas dessas que foram apresentadas.


Para saber mais, voc√™ pode continuar acompanhando o nosso blog. Eu sempre vou trazer artigos e assuntos relacionados √†s a√ß√Ķes de marketing.