AgĂȘncia de publicidade Mokeka | Atibaia

Marketing, publicidade, relaçÔes pĂșblicas, branding e suas diferenças.

Marketing, publicidade, relaçÔes pĂșblicas e branding

Qual a diferença entre marketing, publicidade, relaçÔes pĂșblicas e branding?

Marketing, publicidade, relaçÔes pĂșblicas e branding sĂŁo palavras muito utilizadas na comunicação. E deve passar muitas dĂșvidas na sua cabeça sobre as diferenças dessas ferramentas de comunicação. Tudo bem, marketing nĂŁo Ă© ferramenta de comunicação, mas vale pela brincadeira e fĂĄcil entendimento.

LĂłgico que aqui foi uma forma muito original que o pessoal da Visua.ly encontrou para tentar diferenciar as ferramentas que muitas pessoas confundem e acabam por chamar de marketing. Aqui, nĂłs publicamos um riscado sobre o que Ă© marketing.

Em resumo, aqui vão as diferenças:

Marketing Ă© aquele cara que chega e fala: “Eu sou um grande amante!”, mas para por ai. NĂŁo insiste, sĂł avisa.

RelaçÔes PĂșblicas Ă© aquela sua amiga que afirma: “Acredite em mim, ele Ă© um grande amante!”. Uma vez que ela seja sua amiga, vocĂȘ sabe que pode confiar.

Publicidade Ă© o insistente, o que fica toda hora lembrando: “Eu sou um grande amante! Eu sou um grande amante! Eu sou um grande amante!”. Mas, sabe como ninguĂ©m contar boas histĂłrias.

Branding Ă© a sua confirmação: “Eu entendi que vocĂȘ Ă© um grande amante! Vamos namorar?”. Afinal, para toda grande conquista, precisa manter o relacionamento e a conversa em dia.

Esse é o processo de construção de uma marca. Como um apaixonado que quer encantar sua amada e não mede esforços para conquistå-la.

Mas como explicar isso tecnicamente

Marketing Ă© um processo que visa identificar, entender e satisfazer as necessidades de um determinado pĂșblico-alvo. Isto Ă© possĂ­vel por meio de pesquisas de mercado e desenvolvimento.

RelaçÔes pĂșblicas Ă© uma ferramenta de comunicação que tem por propĂłsito equilibrar a identidade da organização com a imagem percebida por todos os pĂșblicos com os quais ela mantĂ©m relacionamento. Em resumo, quando isso acontece, a empresa transmite mais credibilidade em seu mercado de atuação.

LEIA TAMBÉM:  ConteĂșdo patrocinado: impulsione seu negĂłcio

Publicidade é outra ferramenta que tem a finalidade de persuadir o consumidor a executar uma ação. Isto é possível por meio de estratégias de mídias e conceitos criativos que levam o cliente até o ponto-de-venda e efetuar uma compra.

E, por final, branding que é a gestão da marca, ou marcas, de uma organização. Essa gestão estå ligada ao posicionamento, valores e propósitos da organização.

Da prĂłxima vez que vocĂȘ quiser entender o que Ă© cada ferramenta, dĂĄ uma passada por aqui.