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Origem da venda
Origem da venda

Conheça a origem da venda

√Č muito importante voc√™ conhecer a origem da venda dos seus produtos. Neste texto, temperarei sobre como proceder para identificar a origem da venda. Al√©m disso, comentarei sobre como a falta desse conhecimento pode gerar alguns problemas para a sua empresa.

A origem da venda

Voc√™ sabe de onde vem o seu cliente? Ou como ele ficou conhecendo os seus produtos? Toda empresa est√° preocupada com a sua sa√ļde financeira e com o seu fluxo de caixa. Por isso, muitas n√£o se preocupam em conhecer qual foi o caminho que o consumidor fez at√© realizar a compra.

Quando pensamos no mundo digital, a origem do consumidor pode ser conhecida rastreando os caminhos que ele percorreu até finalizar a compra. Mas, nem sempre é possível conhecer esse caminho. O consumidor pode percorrer todo o caminho no online e realizar a compra no offline. Porém, é possível conhecer o passo-a-passo dele até o momento da compra ou deixar o carrinho. Isso pode ser feito por meio de algumas ferramentas, entra elas, o Google Analytics e o Pixel do Facebook. Mas, quando as vendas ocorrem no ambiente real, uma boa pesquisa deve ser feita.

Pesquisando a origem

Para conhecer como o seu cliente ficou conhecendo os seus produtos, você pode realizar uma pesquisa de satisfação. Entre as perguntas, inclua o pergunta, como por exemplo:

“Como ficou conhecendo a nossa empresa?”

Quando o question√°rio for de perguntas abertas.

Ou, quando a pesquisa for fechada, pode utilizar as caixas de seleção, tais como:

Assinale como conheceu os produtos

☑️ Redes sociais ☑️ Panfleto ☑️ Televis√£o ☑️ R√°dio
Entre outros meios que você utilizou para divulgar os seus produtos.

N√≥s escrevemos sobre a import√Ęncia de realizar uma pesquisa de mercado. E, como escrito, a pesquisa de mercado ajuda a empresa a agir conforme a realidade. Mas, talvez a sua principal pergunta seja: como montar uma pesquisa?

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Como fazer uma pesquisa

Como este é um tema extenso para ser explicado, e nem é este o meu objetivo neste texto, vou levantar alguns pontos para estruturar uma pesquisa:

  • Problema: definir um problema nada mais √© que apontar o que deseja ser descoberto. Por exemplo: como o cliente ficou conhecendo o meu produto? Ah, sempre em formato de pergunta;
  • Hip√≥teses: s√£o poss√≠veis solu√ß√Ķes para o problema levantado. Por√©m, cuidado para n√£o conduzir o consumidor para o que voc√™ deseja como resposta;
  • Objetivos: aqui voc√™ s√£o aparentes qual o desejo com a pesquisa. Exemplo: conhecer como o cliente conheceu a empresa;
  • Metodologia: existem v√°rios m√©todos para se realizar uma pesquisa. Por√©m, atente-se ao que seja pertinente ao seu neg√≥cio. Mas, seguindo o exemplo, uma pesquisa quantitativa pode ajudar neste momento.
  • Amostra: defina a quantidade de pessoas que v√£o responder ao seu question√°rio. Pode ser que o seu universo (total de clientes) seja muito grande. Fa√ßa um recorte desse total para aplicar a pesquisa.
  • Aplica√ß√£o: execute a pesquisa para conhecer os resultados. Ap√≥s isso, fa√ßa uma an√°lise geral para entender as respostas. Como no exemplo falamos de uma pesquisa quantitativa, o resultado pode ser expresso em forma de gr√°ficos e tabela.

Problemas que ocorrem quando n√£o conhece a origem da venda

Essa falta de conhecimento pode acarretar em alguns problemas. Entre eles est√£o:

  • Investir em meios de comunica√ß√£o que n√£o trazem resultado.
    • Quando isso ocorre, voc√™ est√° desperdi√ßando dinheiro. Pois, os meios de comunica√ß√£o precisam ser selecionados na base do conhecimento e n√£o do achismo.
  • Retorno sobre o investimento √© desconhecido.
    • Uma vez que voc√™ n√£o conhece a origem do cliente, √© dif√≠cil mensurar qual foi o retorno que o investimento gerou.
  • Erro ao definir o perfil do cliente.
    • Pois, ao vender o seu produto para um perfil que n√£o seja o definido, uma recompra ou venda cruzada por n√£o ocorrer. Afinal, voc√™ quer que o cliente sempre compre de voc√™.
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Ao investir errado, o seu caixa começa a diminuir e os cortes aumentam. Pois, ao conhecer a origem dos seus clientes, como eles conheceram o seu produto, você terá mais acertos em suas campanhas. Com isso, haverá retorno sobre o investimento, aumentando o lucro e o reinvestimento no meio que trouxe mais retorno.

Antes de continuar com as promo√ß√Ķes e outras a√ß√Ķes de comunica√ß√£o, vale rever o planejamento ap√≥s conhecer a origem das suas vendas. Mas n√£o se apegue ao discurso: estou vendendo, est√° bom assim. Pense a longo prazo e qual o resultado que a sua empresa alcan√ßar√° conhecendo o seu cliente.