Agência de publicidade em Atibaia | Mokeka

Igor Cardoso | sábado, 19/janeiro/2019
Estoque parado

5 problemas causados devido ao estoque parado

Slider

Estoque parado pode ser muito prejudicial para a sua empresa. Para introduzir o assunto, certo dia, eu estava conversando com um cliente e ele comentou sobre o estoque da empresa. Ele tinha muitos produtos alojados, o que era bom. Afinal, teria produto a pronta entrega. Mas, ao mesmo tempo, reclamava que estava perdendo muitos produtos por causa da validade.

Durante a conversa, eu questionei se ele dava a devida atenção para o estoque de produtos da sua empresa. Se esse problema acontecia com frequência, entre outras perguntas.

Depois dessa conversa, pensei em escrever este texto. Levantei alguns pontos que podem prejudicar a sua empresa por causa do estoque parado. Ah, e se você for prestador de serviços, acompanhe até o final. Até porque, as horas que você não vende podem ser comparadas aos produtos parados no estoque.

Mas, antes de começar, leve em consideração que o estoque não é um lugar para acomodar os produtos e esquecer a existência deles. Afinal, você fez algum tipo de investimento para a fabricação ou aquisição deles.

Acredito que você já deve ter ouvido isso: estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Ou melhor, falta de dinheiro em caixa. Pensando nessa frase, apresento 5 pontos que acredito que podem prejudicar a sua empresa.

Estoque parado e suas consequências

1 . Baixo faturamento

Quando os produtos estão parados no estoque há muito tempo, quer dizer que existe uma baixa liquidez. Ou seja, poucos produtos são comercializados e, consequentemente, pouco dinheiro entra na empresa.

Uma breve explicação: para que o produto fosse fabricado, foi necessária a compra de matéria-prima e mão-de-obra para realizar a tarefa. Com isso, a empresa investiu uma certa quantia em dinheiro. Sem a venda dos produtos, haverá baixo faturamento e a empresa não conseguirá arcar com os seus compromissos. Esses podem ser vários, mas os principais são:

2. Aumento das dívidas

A consequência pelo baixo faturamento é o aumento das dívidas. Muitos empresários deixam de pagar seus credores, sendo o governo o principal. Segundo o Serasa Experian, no segundo trimestre de 2018, existiam mais de 5 milhões de empresas com dívidas.

Devido ao primeiro problema apontado, as empresas recorrem aos bancos na tentativa de empréstimos. Como sabemos, as taxas de juros são altas e, quando uma empresa assume esse compromisso, gera um ciclo quase sem fim.

3. Vencimento dos produtos

Quando um produto fica parado no estoque ele acaba vencendo. Esse vencimento pode ser por validade (principalmente de alimentos) ou tendência (moda). Quando isso ocorre, há uma perda que causa sérios danos ao caixa da empresa.

Quando há sazonalidade no segmento de atuação, o consumidor deixa de comprar o produto, por estar “fora de moda”. Se a empresa não acompanhar a tendência, ela perderá grandes oportunidades de negócios.

4. Estoque parado, espaço perdido

Para manter seus produtos alojados, há necessidade de disponibilizar um espaço para essa finalidade. Para manter esse local, existe um custo que deve ser alocado e contabilizado.

5. Baixo investimento

Devido aos problemas anteriores, o investimento em pesquisa e desenvolvimento acaba sendo nulo. Mas, o que isso atrapalha? Os hábitos dos consumidores mudam constantemente e suas características de compra acompanham essa mudança.

As empresas que não investem em pesquisa e desenvolvimento acabam parando. Isso afasta, gradualmente, os consumidores e os recursos que a empresa poderia a ter acesso.

Agora que você conhece os problemas do estoque parado…

… chegou a hora de evitar que eles ocorram. Planeje cada passo com cuidado e garanta o sucesso da sua empresa.

Por: Igor Cardoso


Itens


Sabemos muito bem como dar mais sabor para a sua empresa. Entre em contato.

(11) 2427-5938

Rua Clóvis Soares, 850 - sala 2

Alvinópolis - Atibaia/SP

Bem pertinho de São Paulo.