Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Varejo no segundo trimestre
Varejo no segundo semestre

As principais datas do varejo no segundo semestre

As principais datas do varejo no segundo semestre de 2022 prometem ser bem movimentadas. Isso porque, neste ano, as elei√ß√Ķes e a copa do mundo ocorrem em datas muito pr√≥ximas. Al√©m disso, junto com o torneio mundial de futebol, ocorre tamb√©m a black friday.

O com√©rcio eletr√īnico, como nos dois anos anteriores (2020 e 2021), promete ser respons√°vel pela maior parte das compras. Entretanto, os varejistas precisam pensar em estrat√©gias omnicanal para falar com o consumidor em todos os pontos de contato.

Acompanhe quais s√£o as principais datas do varejo no segundo semestre e planeje suas a√ß√Ķes de comunica√ß√£o para melhorar os seus resultados.

Dia dos pais

O dia dos pais acontece no dia 14 de agosto de 2022, segundo domingo do m√™s. De acordo com um levantamento realizado pela Shopee, plataforma de com√©rcio eletr√īnico, o valor gasto pelos filhos ser√° 20% maior em compara√ß√£o a 2021.

Pontos comerciais como os shoppings centers apostam nessa data, uma vez que os compradores est√£o planejando suas compras e evitando deixar para a √ļltima hora.

Uma nova data para o varejo no segundo semestre: Independência do Brasil

Em setembro, provavelmente, ocorre a Semana do Brasil. Uma data especial que o Governo Federal criou em 2019 para incentivar as vendas no varejo para um mês sem tradição comercial, como o mês de setembro. A previsão é que seja uma semana inteira que os comerciantes poderão ofertar seus produtos e deve ocorrer entre os dias 04 e 10 de setembro. Mas, lembre-se de avaliar o estoque e conferir a logística para não se complicar durante esse período.

Dia das Crianças

No dia 12 de outubro comemora-se o dia das crian√ßas. Os anos de 2020 e 2021 foram de aumentos de vendas, sendo que o com√©rcio eletr√īnico foi o respons√°vel pela maior quantidade de vendas, uma vez que existiam restri√ß√Ķes impostas devido ao COVID.

LEIA TAMB√ČM:  Publicidade √© o tempero da marca

Muitas empresas consideram essa data como a terceira data mais importante do varejo, servindo como um term√īmetro para as vendas de fim de ano.

Uma data diferente para o varejo no segundo semestre: Copa do Mundo

A Copa do Mundo, que acontece no Catar, será realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2022. Mais precisamente, o evento ocorre entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Esse evento sempre ocorreu entre os meses de junho e julho. Porém, como a Copa ocorre em um país extremamente quente, os organizadores decidiram por realizar o evento durante o inverno do hemisfério norte.

Os jogos do Brasil, na primeira fase, ocorrem nos dias:

  • 24 de novembro, √†s 16h, contra a S√©rvia;
  • 28 de novembro, √†s 13h, contra a Su√≠√ßa;
  • 02 de dezembro, √†s 16h, contra os Camar√Ķes.

Como aproveitar essa data?

V√°rias a√ß√Ķes podem ser realizadas, desde ativa√ß√Ķes de marca, at√© a√ß√Ķes promocionais. Artigos esportivos e eletr√īnicos (smartphones e TVs) s√£o os principais itens de consumo para essa data. Mas, muito cuidado com as a√ß√Ķes que ir√° realizar. Planeje muito bem, uma vez que todo cuidado √© pouco.

Black Friday

Uma das principais datas do varejo no segundo semestre, a Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro de 2022, promete ser 3% maior em relação ao ano anterior. Os principais consumidores de 2021 foram pessoas entre 25 e 34 anos, representando 42% dos consumidores, sendo que o gênero feminino representou 53% do total dos compradores dessa faixa etária.

De acordo com um levantamento realizado pelo grupo Globo, as pesquisas da Black Friday começam a ser realizadas um mês antes da data, mas as visitas omnicanal ganham força a partir da segunda semana de novembro.

LEIA TAMB√ČM:  Estrat√©gias publicit√°rias para incentivar a a√ß√£o do cliente

Natal, a principal data do varejo no segundo semestre

A principal data do varejo no segundo semestre, o Natal, que ocorre no dia 25 de dezembro, tem o período de compras ocorrendo entre a segunda e a terceira semanas de dezembro.

As vendas no Natal de 2021 cresceram 11,1% em rela√ß√£o ao ano de 2020. O e-commerce cresceu 38,6% e as vendas nas lojas f√≠sicas aumentaram em 8,8%. Esse crescimento foi alavancado pelos setores de turismo e transporte, uma vez que as restri√ß√Ķes foram amenizadas no final de 2021.

Esteja preparado

Essas s√£o as principais datas do com√©rcio brasileiro. Prepare suas estrat√©gias comerciais e conte com uma ag√™ncia de publicidade completa para ajudar na divulga√ß√£o das suas promo√ß√Ķes.