Varejo no segundo trimestre
Varejo no segundo semestre

As principais datas do varejo no segundo semestre

As principais datas do varejo no segundo semestre de 2022 prometem ser bem movimentadas. Isso porque, neste ano, as eleiçÔes e a copa do mundo ocorrem em datas muito próximas. Além disso, junto com o torneio mundial de futebol, ocorre também a black friday.

O comércio eletrÎnico, como nos dois anos anteriores (2020 e 2021), promete ser responsåvel pela maior parte das compras. Entretanto, os varejistas precisam pensar em estratégias omnicanal para falar com o consumidor em todos os pontos de contato.

Acompanhe quais são as principais datas do varejo no segundo semestre e planeje suas açÔes de comunicação para melhorar os seus resultados.

Dia dos pais

O dia dos pais acontece no dia 14 de agosto de 2022, segundo domingo do mĂȘs. De acordo com um levantamento realizado pela Shopee, plataforma de comĂ©rcio eletrĂŽnico, o valor gasto pelos filhos serĂĄ 20% maior em comparação a 2021.

Pontos comerciais como os shoppings centers apostam nessa data, uma vez que os compradores estĂŁo planejando suas compras e evitando deixar para a Ășltima hora.

Uma nova data para o varejo no segundo semestre: IndependĂȘncia do Brasil

Em setembro, provavelmente, ocorre a Semana do Brasil. Uma data especial que o Governo Federal criou em 2019 para incentivar as vendas no varejo para um mĂȘs sem tradição comercial, como o mĂȘs de setembro. A previsĂŁo Ă© que seja uma semana inteira que os comerciantes poderĂŁo ofertar seus produtos e deve ocorrer entre os dias 04 e 10 de setembro. Mas, lembre-se de avaliar o estoque e conferir a logĂ­stica para nĂŁo se complicar durante esse perĂ­odo.

Dia das Crianças

No dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças. Os anos de 2020 e 2021 foram de aumentos de vendas, sendo que o comércio eletrÎnico foi o responsåvel pela maior quantidade de vendas, uma vez que existiam restriçÔes impostas devido ao COVID.

Muitas empresas consideram essa data como a terceira data mais importante do varejo, servindo como um termĂŽmetro para as vendas de fim de ano.

Uma data diferente para o varejo no segundo semestre: Copa do Mundo

A Copa do Mundo, que acontece no Catar, serå realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2022. Mais precisamente, o evento ocorre entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Esse evento sempre ocorreu entre os meses de junho e julho. Porém, como a Copa ocorre em um país extremamente quente, os organizadores decidiram por realizar o evento durante o inverno do hemisfério norte.

Os jogos do Brasil, na primeira fase, ocorrem nos dias:

  • 24 de novembro, Ă s 16h, contra a SĂ©rvia;
  • 28 de novembro, Ă s 13h, contra a Suíça;
  • 02 de dezembro, Ă s 16h, contra os CamarĂ”es.

Como aproveitar essa data?

Vårias açÔes podem ser realizadas, desde ativaçÔes de marca, até açÔes promocionais. Artigos esportivos e eletrÎnicos (smartphones e TVs) são os principais itens de consumo para essa data. Mas, muito cuidado com as açÔes que irå realizar. Planeje muito bem, uma vez que todo cuidado é pouco.

Black Friday

Uma das principais datas do varejo no segundo semestre, a Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro de 2022, promete ser 3% maior em relação ao ano anterior. Os principais consumidores de 2021 foram pessoas entre 25 e 34 anos, representando 42% dos consumidores, sendo que o gĂȘnero feminino representou 53% do total dos compradores dessa faixa etĂĄria.

De acordo com um levantamento realizado pelo grupo Globo, as pesquisas da Black Friday começam a ser realizadas um mĂȘs antes da data, mas as visitas omnicanal ganham força a partir da segunda semana de novembro.

Natal, a principal data do varejo no segundo semestre

A principal data do varejo no segundo semestre, o Natal, que ocorre no dia 25 de dezembro, tem o perĂ­odo de compras ocorrendo entre a segunda e a terceira semanas de dezembro.

As vendas no Natal de 2021 cresceram 11,1% em relação ao ano de 2020. O e-commerce cresceu 38,6% e as vendas nas lojas físicas aumentaram em 8,8%. Esse crescimento foi alavancado pelos setores de turismo e transporte, uma vez que as restriçÔes foram amenizadas no final de 2021.

Esteja preparado

Essas sĂŁo as principais datas do comĂ©rcio brasileiro. Prepare suas estratĂ©gias comerciais e conte com uma agĂȘncia de publicidade completa para ajudar na divulgação das suas promoçÔes.