Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Percepção de marca
Percepção de marca

Como construir a percepção de marca

A percep√ß√£o de marca √© algo que voc√™ pode fazer para que a sua empresa seja √ļnica na lembran√ßa do consumidor. Em outras palavras, n√£o √© como voc√™ se apresenta, mas sim como o consumidor enxerga a sua marca.

Neste artigo, farei um breve resumo do que √© a percep√ß√£o de marca e como a sua marca pode construir algo √ļnico e memor√°vel para o seu cliente. Acompanhe.

O que é percepção de marca

Em resumo, percepção de marca é como o seu cliente lembra da sua marca. Ou seja, todo o contato e experiência que a pessoa tem com a sua empresa ou marca. Isso pode ocorrer no ponto de venda, na navegação no site, relacionamento nas redes sociais ou em qualquer lugar que a sua marca esteja presente. E aqui valem todos os pontos: cores, texto, preço, cheiro, produto, atendimento, entre diversos outros fatores que possam estimular os sentidos do consumidor.

Todos os fatores somados far√£o com que o seu cliente forme a sua opini√£o em rela√ß√£o a tua empresa. O que, de certa forma, influenciar√° a sua decis√£o compra. Por isso que, no trabalho de comunica√ß√£o comercial, √© importante levantar todas as informa√ß√Ķes do neg√≥cio, ao elaborar um briefing.

Impacto nas receitas

Os consumidores buscam por experiências positivas com as marcas, principalmente pelos fatores apresentados anteriormente. Quando encontra uma marca que entrega uma experiência positiva no momento da compra, a possibilidade do ticket médio aumentar, são grandes. Entretanto, o contrário também vale: se a experiência de compra for negativa, a possibilidade de retorno são menores. E isso impacta diretamente nas receitas da sua empresa.

Construindo a percepção de marca

Apresentado o que é percepção de marca, vou apresentar como você pode construir uma lembrança positiva junto ao seu consumidor. Acompanhe:

  1. Proposta de valor: tenha uma proposta de valor √ļnica e que se diferencie da concorr√™ncia. Ou seja, apresente o diferencial da sua marca para que o consumidor veja valor nela. O diferencial √© algo que apenas a sua empresa consegue entregar, ou que se destaca muito em rela√ß√£o √† concorr√™ncia.
  2. Resolva problemas: a sua marca precisa resolver o problema do consumidor. Em outras palavras, se você vende perfumes, esse produto precisa fazer com que o seu cliente perceba que o problema de mau cheiro foi resolvido.
  3. Identidade visual: antes do cliente comprar o seu produto/serviço o primeiro impacto que ele terá com a sua marca será visual. Ou seja, invista em uma boa identidade visual para chamar a atenção, de maneira positiva, do seu cliente.
  4. Experiência do cliente: como falei antes, para gerar impacto nas receitas, é importante entregar uma experiência positiva ao seu cliente. E aqui valem: trabalhar os sentidos sensoriais, assim como um relacionamento agradável, organização do ponto de vendas, facilidade de navegação no site, etc.
  5. Conheça o seu cliente: saber para quem vender e como vender é gerar valor para a sua marca e aumentar a percepção positiva que o cliente terá sobre ela. Por isso, conhecer o cliente é importante. Utilize uma ferramenta de CRM para te auxiliar nesse momento.
  6. Apresente os pontos fortes: acredito que você saiba o que é a análise SWOT e como encontrar os pontos fortes do seu negócio. Promover isso para os seus clientes auxilia a gerar lembrança da sua marca.
  7. Invista em pesquisa: fazer uma pesquisa de percepção de marca ajuda a sua empresa a saber, exatamente, o que precisa ser corrigido ou mantido para entregar o real valor da sua marca ao seu cliente.
LEIA TAMB√ČM:  Pesquisa de mercado: a combust√£o para o sucesso

Melhore a percepção da sua marca

Conte com uma agência criativa para a melhorar a percepção da sua marca. Entre em contato com a gente e agende uma apresentação.