Correr para o mercado em busca de uma agência de marketing sem um diagnóstico de marketing interno, ou um mapa claro do próprio território, é o erro mais comum — e mais caro — que uma empresa pode cometer. Contratar um parceiro sem um diagnóstico interno bem definido leva a propostas desalinhadas, expectativas frustradas e, invariavelmente, a um budget desperdiçado.
Uma parceria de sucesso não começa com a busca por um fornecedor, mas com uma profunda análise interna. Este artigo é o seu guia passo a passo para fazer esse “dever de casa” essencial, garantindo que você procure o parceiro certo, pelas razões certas.
Este artigo é um aprofundamento da Fase 1 do texto “Como contratar uma agência de marketing.”
Mapeando objetivos de negócio no diagnóstico de marketing
O ponto de partida para qualquer estratégia de marketing não é o marketing em si, mas o negócio. Pedidos como “queremos vender mais” são desejos, não objetivos. Para que uma agência possa atuar de forma estratégica, ela precisa de metas claras e mensuráveis.
Antes de qualquer coisa, reúna seus gestores e responda:
- Qual problema de negócio o marketing precisa resolver? (Ex: baixa geração de leads qualificados, ciclo de vendas muito longo, alta dependência de uma única fonte de clientes).
- Qual métrica financeira queremos impactar? Um parceiro estratégico não foca em likes, mas em resultados. Ele fala a língua do ROI (Retorno sobre o Investimento), CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e LTV (Valor do Ciclo de Vida do Cliente).
- Como seria o sucesso em 12 meses, em números? (Ex: “Aumentar os leads vindos do canal digital em 30%”, “Reduzir o CAC em 15%”).
Ter essa clareza transforma a conversa. Você deixa de procurar alguém para “fazer posts” e passa a buscar um parceiro para “atingir metas de negócio”.
Avaliando a real necessidade do seu marketing
Nem toda empresa precisa do mesmo tipo de agência. Entender a maturidade e a capacidade do seu time interno é crucial para não contratar um serviço desalinhado com a sua real necessidade.
- O braço executor: ideal para empresas com um marketing interno já maduro, que define a estratégia e precisa de uma equipe externa ágil para executar tarefas bem definidas.
- O cérebro estratégico: a escolha para empresas que precisam de um parceiro para ir além. Uma agência que atue como uma extensão do seu time, ajudando a definir a estratégia, analisando o mercado e trazendo insights proativos.
Faça um rápido auto diagnóstico de marketing:
- Existe um líder interno (Gerente, Diretor) que dedica tempo para a estratégia de marketing?
- Sua equipe consegue analisar concorrentes e tendências de mercado de forma contínua?
- Vocês possuem um processo claro para definir metas e medir os resultados das ações de marketing?
- Alguém na sua equipe tem “senso de dono” sobre os resultados de marketing?
Se a maioria das respostas foi “não”, você provavelmente se beneficiará muito mais de um parceiro estratégico do que de um simples executor.
Durante o diagnóstico de marketing, como definir um orçamento de que gera retorno (ROI)
“Quanto devo investir?” é a pergunta final do diagnóstico. Marketing não é um centro de custo, mas um motor de crescimento. O orçamento deve ser tratado como um investimento inteligente.
- Abordagem por percentual de faturamento: um benchmark comum para empresas estabelecidas é alocar entre 1% e 5% do faturamento anual para a comunicação.
- Abordagem baseada em metas: se o seu objetivo é gerar R$ 1 milhão em novas vendas e seu CAC histórico é de 10% (R$ 100 mil), este é o orçamento necessário para atingir a meta.
O mais importante é ter um número claro. Isso permite que a agência crie a melhor estratégia possível com os recursos disponíveis. Lembre-se, uma agência parceira tem como princípio entender a verba do cliente como sendo a verba da agência, buscando sempre a otimização e o melhor retorno para cada real investido.
Com seus objetivos, necessidades e orçamento definidos, você não está mais perdido. Você tem um mapa claro e está pronto para encontrar o parceiro ideal para a sua jornada.
Próxima etapa
Agora que seu diagnóstico interno está pronto, o próximo passo é ir ao mercado. Continue sua jornada no artigo sobre como contratar uma agência de marketing.
Sente que precisa de um parceiro para ajudar já nesta fase de diagnóstico? Dá um pulo na nossa panela e vamos conversar.

Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.