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Como aproveitar o marketing sazonal

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O marketing sazonal é um grande aliado para aumentar as vendas da sua empresa em determinadas épocas do ano. Ao mesmo tempo, quando você entende as principais datas do seu negócio, começa a aproveitar as suas vantagens comerciais.

Produtos sazonais

Os produtos sazonais são aqueles que representam para a sua empresa um volume maior de vendas em uma determinada data ou período do ano. Por exemplo, os panetones sendo vendidos semanas antes do natal. Do mesmo modo, pessoas comprando regatas e bermudas no verão.

Existem milhares de exemplos. Contudo, o importante é entender a sazonalidade dos seus produtos para elaborar uma boa estratégia de marketing sazonal.

Planejamento de marketing sazonal

Depois de identificar os produtos sazonais, é essencial planejar ações com início, meio e fim.

Para se beneficiar da sazonalidade, é importante fazer uma pesquisa para saber o volume das suas vendas em uma data ou período específico. Nesse sentido, a pesquisa poderá ser a partir do banco de dados interno da sua empresa, pesquisa de mercado ou através de pesquisas secundárias disponíveis na internet.

Por se tratar de produtos sazonais, é de extrema importância que você conheça o ponto de pedido. Ou seja, o ponto certo para reforçar o seu estoque, porquê pode existir a falta de matéria-prima no mercado.

Portanto, a sua empresa não pode correr o risco de pagar mais caro e diminuir a sua margem de lucro. Uma vez que isso tudo pode deixar o preço para o cliente menos atrativo.

Também existe o risco da sua entrega atrasar ou até mesmo faltar o produto para ser comercializado.

Campanha de marketing sazonal

“Quem não é visto, não é lembrado”.

Acima de tudo, as campanhas de marketing sazonal são importantes para gerar lembrança na época que as vendas de um determinado produto aumenta. E também para o alongamento do “sino” (alongar a cauda no gráfico de vendas). Ou seja, atrair novos clientes nos períodos de baixo movimento.

Ferramentas digitais

Comece a utilizar as ferramentas digitais por serem assertivas e flexíveis. Por tanto, se sua empresa já possui um site, você pode usar outras maneiras de impactar seu público. Landing page, email marketing, campanhas de mídia paga entre outras.

Todas são opções viáveis e às vezes de baixo investimento para divulgar suas ações promocionais da sua empresa.