Como construir um relacionamento lucrativo, sendo que hoje em dia as empresas enfrentam a concorrência mais acirrada de todos os tempos? Para elas conseguirem obter sucesso no mercado terão de passar de uma filosofia de produto e venda para uma filosofia de cliente e marketing.
A teoria e prática do marketing tradicional sempre teve o foco na atração de novos clientes, ao passo que a retenção dos existentes não era trabalhada.
As empresas precisam ser especialistas não apenas na construção de produtos, mas também na construção de clientes. Dessa maneira, a solução está em trabalhar melhor que os concorrentes para entregar valor e satisfação para o cliente.
Você sabia que custa até cinco vezes mais atrair um novo cliente do que manter satisfeito um cliente existente?
Além de atrair novos clientes, toda empresa também deve trabalhar para reter os existentes e construir um relacionamento lucrativo com eles. No passado, com a economia em expansão e os mercados em acelerado crescimento, as empresas não precisavam dar a devida atenção à manutenção de relacionamentos. Atualmente, devido ao novo cenário competitivo, tal quadro está mudando.
Muitas empresas estão aprendendo que perder um cliente significa perder mais do que uma única venda. Significa perder todas as compras recorrentes que o cliente faria ao longo de sua vida.
Por Exemplo:
Um supermercado que perde um cliente por alguma insatisfação, perde também R$ 100 mil reais. Porque o cliente médio gasta R$ 200,00 por semana, compra 50 semanas por ano e continua morando na cidade por cerca de 10 anos. Se este cliente tiver uma experiência negativa e passar a comprar no concorrente ele perderá R$ 100 mil de receita.
O caminho para construir um relacionamento duradouro é a criação de valor e satisfação para o cliente.
Os consumidores sempre escolherão a oferta de marketing que acham que lhes entregará maior valor. Em outras palavras, quando ficam satisfeitos, continuam a comprar ofertas que satisfazem ou ultrapassam suas expectativas de valor.
Clientes satisfeitos têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis, eles têm mais probabilidade de fazer compras recorrentes, e assim dar à empresa uma participação maior em sua preferência.