Verba de comunicação
Como definir a verba de comunicação

Como definir a verba de comunicação

Determinar a verba de comunicação para uma campanha publicitária ou para um período específico do ano não é uma tarefa simples. Contudo, sempre há uma maneira para facilitar essa tarefa.

Mas, a princípio, já quero deixar claro: verba de comunicação é investimento e não gasto. Por mais que a sua contabilidade encare de maneira diferente, o investimento em comunicação gera resultados para a sua empresa. Entretanto, o orçamento de comunicação deve estar dentro da realidade financeira da organização.

Neste artigo, apresento algumas maneiras para te ajudar a estabelecer a verba de comunicação ideal para o seu projeto.

Considera√ß√Ķes sobre a verba de comunica√ß√£o

O investimento em comunica√ß√£o comp√Ķem o or√ßamento anual da organiza√ß√£o. E esse investimento √© muito importante, uma vez que qualquer a√ß√£o tem custos que devem ser pagos. Dessa maneira, voc√™ deve adequar a verba de comunica√ß√£o aos objetivos da empresa.

Nesse sentido, leve em considera√ß√£o a distribui√ß√£o da verba em tr√™s divis√Ķes: compra de m√≠dia, produ√ß√£o de materiais para o ponto de venda e produ√ß√£o para a veicula√ß√£o. A verba de comunica√ß√£o pode abranger o seguintes setores:

  • Publicidade: a qual deve incluir as tr√™s divis√Ķes apresentadas anteriormente;
  • Promo√ß√£o de vendas: al√©m de considerar as tr√™s divis√Ķes, lembre dos pr√™mios, brindes e outros itens que comp√Ķem essa a√ß√£o;
  • Rela√ß√Ķes p√ļblicas: abrange as campanhas e outras atividades correlatas, tais como eventos, feiras e conven√ß√Ķes;
  • Merchandising: aqui, podemos subdividir o investimento em:
    • eletr√īnico: quando ocorre alguma inser√ß√£o em m√≠dias eletr√īnicas a verba faz parte da publicidade;
    • ponto de venda: o investimento pertence a campanha, seja de publicidade ou promo√ß√£o.

Estipulando a verba de comunicação

Não pretendo apresentar nenhuma fórmula mágica para estipular o investimento. Entretanto, apresento dois modelos que você pode aplicar na sua empresa:

O primeiro exemplo √© calcular o investimento em comunica√ß√£o feito nos √ļltimos anos e confrontar com os resultados alcan√ßados. Nesse sentido, chegamos a um percentual mais adequado para realizar o investimento. Em contrapartida, esse modelo √© aplicado para lan√ßar um novo produto ou criar uma campanha de susten√ß√£o da marca.

J√° o segundo exemplo demanda mais tempo, uma vez que √© preciso investigar o investimento do seu concorrente. Para isso, observe as inser√ß√Ķes publicit√°rias feitas durante um determinado per√≠odo de tempo. Ap√≥s isso, calcule o total de GRP e o valor aproximado do investimento do concorrente. Logo depois, voc√™ ter√° o investimento da sua organiza√ß√£o.

Ressalto que, atualmente, √© poss√≠vel calcular o montante investido apenas nas campanhas publicit√°rias ocorridas em ambiente offline. Isso porque cada ve√≠culo de comunica√ß√£o tem uma tabela p√ļblica e as compras de m√≠dia ocorrem por meio de negocia√ß√£o sobre essa tabela. Diferente do ambiente digital, salvo os grandes portais, que o investimento ocorre de acordo com o m√≠nimo investimento poss√≠vel por parte do cliente.

Invista em comunicação

Encare o planejamento da verba de comunicação como um investimento. Invista na comunicação da sua organização, do produto ou serviço. Por meio da comunicação a sua organização ganha visibilidade, aumenta os resultados de venda e torna a sua marca desejada.