Promoção de vendas como estratégia de negócio
Promoção de vendas como estratégia de negócios

Promoção de vendas como estratégia de negócio

A promoção de vendas é uma estratégia de marketing. O principal objetivo é estímulo às vendas em um curto período de tempo. Além disso, incentiva o consumidor quando as vendas estão abaixo da meta. Assim como, promove o lançamento de um produto ou serviço.

Da mesma forma, a promoção de vendas une as áreas de marketing e vendas da sua empresa. Assim, os esforços estimulam o consumidor às compras.

Benefícios da promoção de vendas

É importante que você considere os objetivos da sua empresa e a necessidade do consumidor ao estimular a compra. Pensando dessa maneira, você precisa conhecer os produtos a serem promovidos. Além disso, é importante que você saiba que não são todas as ferramentas que podem ser utilizadas na promoção de vendas.

Depois dessa explicação, apresento os benefícios dessa estratégia para o seu negócio. O estímulo à venda é o principal. De maneira idêntica, o reconhecimento da marca e o estreitamento de relação com o cliente são benefícios para a sua organização. Nesse sentido, maiores são as possibilidades dele escolher os seus produtos.

Características das ações promocionais

As ações promocionais apresentam características que as definem, como por exemplo:

  • incentivos adicionais: o consumidor precisa perceber que está ganhando algo a mais;
  • período: toda ação promocional precisa ter um período determinado com começo e fim. Mas, esse período não pode ser muito extenso. Caso o seja, o consumidor não perceberá como uma oportunidade;
  • imediatismo: as ferramentas utilizadas precisam gerar resultados com rapidez. Dessa maneira, as ferramentas tendem a movimentar o mercado de maneira expressiva;
  • maior volume: a procura geralmente é alta nas ações promocionais. Por isso, preste muita atenção no estoque e na entrega dos pedidos;
  • novos públicos: a promoção de vendas é uma boa oportunidade para conquistar novos consumidores.

Oportunidades da promoção de vendas

Assim como toda ação, é primordial realizar um planejamento. Mas, as ações promocionais devem ocorrer em períodos sazonais. De acordo com Wagner Ladeira em seu livro “Merchandising e promoção de vendas”, há sete objetivos estratégicos para a promoção de vendas:

  • gerar lealdade;
  • maior adesão aos programas de fidelidade;
  • aumento de share de mercado;
  • incentivar o consumo de produtos complementares;
  • ser mais competitivos em mercados turbulentos;
  • conectar os setores da empresa e;
  • difundir mais as publicidades feitas.

Baseados nesses objetivos, as principais oportunidades para as ações promocionais são:

  • lançamento de novos produtos;
  • geração de fluxo de caixa;
  • vendas de produto em estoque;
  • captação de novos clientes;
  • incentivo para que o cliente visite o ponto de venda;
  • aproximação com os clientes da marca;
  • construção de relacionamento.

Comunicação integrada de marketing

A promoção de vendas é a estratégia que está relacionada à comunicação da empresa. Mas, é comum ver esse segmento dentro do setor de vendas. Mesmo assim, toda a empresa precisa saber sobre as ações. Ou seja, essa ação de integração de toda a empresa é conhecida como comunicação integrada de marketing.

A comunicação integrada de marketing é responsável por integrar toda a empresa. Isso é possível utilizando os meios de comunicação que a organização tem à sua disposição. Entretanto, a comunicação com o público-alvo é feita com os meios mais apropriados e de acordo com o objetivo da empresa. Além de estabelecer o mix de comunicação, a comunicação integrada de marketing ajuda a organização a marcar presença onde o público está.

Dessa maneira, para que qualquer ação promocional tenha sucesso, apoie-se na comunicação integrada de marketing.