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Promoção de vendas como estratégia de negócio
Promoção de vendas como estratégia de negócios

Promoção de vendas como estratégia de negócio

A promoção de vendas é uma estratégia de marketing. O principal objetivo é estímulo às vendas em um curto período de tempo. Além disso, incentiva o consumidor quando as vendas estão abaixo da meta. Assim como, promove o lançamento de um produto ou serviço.

Da mesma forma, a promoção de vendas une as áreas de marketing e vendas da sua empresa. Assim, os esforços estimulam o consumidor às compras.

Benefícios da promoção de vendas

√Č importante que voc√™ considere os objetivos da sua empresa e a necessidade do consumidor ao estimular a compra. Pensando dessa maneira, voc√™ precisa conhecer os produtos a serem promovidos. Al√©m disso, √© importante que voc√™ saiba que n√£o s√£o todas as ferramentas que podem ser utilizadas na promo√ß√£o de vendas.

Depois dessa explicação, apresento os benefícios dessa estratégia para o seu negócio. O estímulo à venda é o principal. De maneira idêntica, o reconhecimento da marca e o estreitamento de relação com o cliente são benefícios para a sua organização. Nesse sentido, maiores são as possibilidades dele escolher os seus produtos.

Caracter√≠sticas das a√ß√Ķes promocionais

As a√ß√Ķes promocionais apresentam caracter√≠sticas que as definem, como por exemplo:

  • incentivos adicionais: o consumidor precisa perceber que est√° ganhando algo a mais;
  • per√≠odo: toda a√ß√£o promocional precisa ter um per√≠odo determinado com come√ßo e fim. Mas, esse per√≠odo n√£o pode ser muito extenso. Caso o seja, o consumidor n√£o perceber√° como uma oportunidade;
  • imediatismo: as ferramentas utilizadas precisam gerar resultados com rapidez. Dessa maneira, as ferramentas tendem a movimentar o mercado de maneira expressiva;
  • maior volume: a procura geralmente √© alta nas a√ß√Ķes promocionais. Por isso, preste muita aten√ß√£o no estoque e na entrega dos pedidos;
  • novos p√ļblicos: a promo√ß√£o de vendas √© uma boa oportunidade para conquistar novos consumidores.
LEIA TAMB√ČM:  Briefing um documento estrat√©gico

Oportunidades da promoção de vendas

Assim como toda a√ß√£o, √© primordial realizar um planejamento. Mas, as a√ß√Ķes promocionais devem ocorrer em per√≠odos sazonais. De acordo com Wagner Ladeira em seu livro “Merchandising e promo√ß√£o de vendas”, h√° sete objetivos estrat√©gicos para a promo√ß√£o de vendas:

  • gerar lealdade;
  • maior ades√£o aos programas de fidelidade;
  • aumento de share de mercado;
  • incentivar o consumo de produtos complementares;
  • ser mais competitivos em mercados turbulentos;
  • conectar os setores da empresa e;
  • difundir mais as publicidades feitas.

Baseados nesses objetivos, as principais oportunidades para as a√ß√Ķes promocionais s√£o:

  • lan√ßamento de novos produtos;
  • gera√ß√£o de fluxo de caixa;
  • vendas de produto em estoque;
  • capta√ß√£o de novos clientes;
  • incentivo para que o cliente visite o ponto de venda;
  • aproxima√ß√£o com os clientes da marca;
  • constru√ß√£o de relacionamento.

Comunicação integrada de marketing

A promo√ß√£o de vendas √© a estrat√©gia que est√° relacionada √† comunica√ß√£o da empresa. Mas, √© comum ver esse segmento dentro do setor de vendas. Mesmo assim, toda a empresa precisa saber sobre as a√ß√Ķes. Ou seja, essa a√ß√£o de integra√ß√£o de toda a empresa √© conhecida como comunica√ß√£o integrada de marketing.

A comunica√ß√£o integrada de marketing √© respons√°vel por integrar toda a empresa. Isso √© poss√≠vel utilizando os meios de comunica√ß√£o que a organiza√ß√£o tem √† sua disposi√ß√£o. Entretanto, a comunica√ß√£o com o p√ļblico-alvo √© feita com os meios mais apropriados e de acordo com o objetivo da empresa. Al√©m de estabelecer o mix de comunica√ß√£o, a comunica√ß√£o integrada de marketing ajuda a organiza√ß√£o a marcar presen√ßa onde o p√ļblico est√°.

Dessa maneira, para que qualquer ação promocional tenha sucesso, apoie-se na comunicação integrada de marketing.