Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Promoção de vendas como estratégia de negócio
Endomarketing como estratégia de marketing

Endomarketing como estratégia de marketing

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também conhecido como marketing interno. Essa estratégia visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, resultando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade de funcionários).

A estratégia de endomarketing é uma das maneiras mais eficazes para reduzir a rotatividade de funcionários. Do mesmo modo, atrai profissionais altamente qualificados para a empresa. O endomarketing ajuda a criar e desenvolver uma imagem de bom lugar para se trabalhar. Em outras palavras, acaba se tornando o emprego dos sonhos para muitas pessoas. 

A importância de investir nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa. Eles possuem contato diário com os clientes e todos os processos. Ou seja, isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da empresa de modo geral.

Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um restaurante. Quando estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eventualmente eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos. 

Isso faz com que os colaboradores passem a ter uma percepção diferente do negócio. Dessa maneira, eles começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática. Além disso, podem desenvolver um sentimento de “adoração” pelo negócio. 

Por que trabalhar o endomarketing na sua empresa?

Veja os principais benefícios do endomarketing e entenda como essa estratégia pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.

  1. Colaboradores mais motivados
  2. Otimização da produtividade
  3. Menor rotatividade de funcionários
  4. Colaboradores mais leais e compromissados com a empresa
  5. A empresa passa a ter um clima organizacional mais saudável e agradável
LEIA TAMBÉM:  Entenda a importância da linha editorial

São poucas as empresas que se atentam à necessidade de investir em ações de endomarketing. No entanto, as que compreendem a importância acabam se destacando consideravelmente no mercado.