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O que é merchandising
O que é merchandising

O que é merchandising

Merchandising é o conjunto de ações de marketing desenvolvido no ponto de vendas. Além disso, tem por objetivo identificar, controlar, ambientar e promover a sua marca. As ações criadas precisam ser relevantes em locais onde a sua marca precisa ganhar destaque. Ainda mais se levarmos em consideração a presença dos concorrentes.

Neste artigo vou explicar como o uso desse conjunto de ações pode ajudar a sua marca a conquistar os clientes e aumentar o faturamento em períodos sazonais. Acompanhe.

Entendendo o merchandising

Antes de tudo, preciso esclarecer a diferença entre merchandising e product placement. Há uma confusão entre os termos, o que acaba confundindo muita gente. Enquanto o primeiro trata das ações diretamente no pronto de vendas, o segundo é a inclusão natural de marcas e produtos durante os programas de TV e filmes.

Então, se os produtos que aparecem durante a minha série favorita não é merchandising, o que seria? O merchandising é responsável não apenas pela venda dos seus produtos. Mas também por englobar a relação entre os produtos, o ponto de venda e por despertar a emoção do público.

Os objetivos de suas ações são para gerar aproximação da marca com o consumidor. De preferência, com a confirmação da venda. Dessa maneira, as principais competências no processo estratégico do merchandising são:

  • criar uma comunicação clara e objetiva com todo o trade;
  • preparar e qualificar a equipe de vendas;
  • avaliar os interesses do público, antes e pós ação;
  • levantar as oportunidades do ponto de vendas;
  • organizar e decorar o ponto de vendas, assim como as vitrines;
  • orientar a criação de embalagens e materiais promocionais.

Merchandising e ponto de vendas

O ponto de vendas é um dos locais mais propícios para a sua marca gerar proximidade e construir uma experiência positiva com o cliente. Dessa maneira, é possível pensar na promoção de vendas para agir em conjunto com as estratégias de merchandising. Com isso, estabelecer ações eficazes de acordo com o interesse do público consumidor.

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A experiência é uma estratégia que pode ser abordada no ponto de vendas. Afinal, apelar para os sentidos do consumidor traz grandes possibilidades de sucesso. Dessa maneira, pensando no ambiente físico, posso destacar o uso do aroma específico da marca, degustação de alimentos ou textura de tecidos. Ao passo que, para o e-commerce, os apelos visuais são os mais indicados.

São várias as ações que podem ser realizadas diretamente no ponto de vendas. Entra elas, destaco as seguintes:

  • promoções;
  • ambientação com materiais gráficos;
  • sampling;
  • estimular a compra por meio da organização do ponto de venda.

Legislação

Todas as ações promocionais necessitam ter um planejamento detalhado para evitar furos. Entre esses furos estão as autorizações das promoções com distribuição de brindes. Mas, a lei que rege essas ações é bem defasada. Tem um texto aqui no blog que a gente comenta sobre os concursos culturais.

Resultados promissores

O merchandising é uma estratégia que, se bem trabalhada, traz muitos resultados positivos para a sua empresa. Defina um objetivo claro, planeje, execute e acompanhe para fazer as correções necessárias. Para saber mais como essas ações podem ser executadas, entre em contato com a gente.