Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

O que é merchandising
O que é merchandising

O que é merchandising

Merchandising √© o conjunto de a√ß√Ķes de marketing desenvolvido no ponto de vendas. Al√©m disso, tem por objetivo identificar, controlar, ambientar e promover a sua marca. As a√ß√Ķes criadas precisam ser relevantes em locais onde a sua marca precisa ganhar destaque. Ainda mais se levarmos em considera√ß√£o a presen√ßa dos concorrentes.

Neste artigo vou explicar como o uso desse conjunto de a√ß√Ķes pode ajudar a sua marca a conquistar os clientes e aumentar o faturamento em per√≠odos sazonais. Acompanhe.

Entendendo o merchandising

Antes de tudo, preciso esclarecer a diferen√ßa entre merchandising e product placement. H√° uma confus√£o entre os termos, o que acaba confundindo muita gente. Enquanto o primeiro trata das a√ß√Ķes diretamente no pronto de vendas, o segundo √© a inclus√£o natural de marcas e produtos durante os programas de TV e filmes.

Ent√£o, se os produtos que aparecem durante a minha s√©rie favorita n√£o √© merchandising, o que seria? O merchandising √© respons√°vel n√£o apenas pela venda dos seus produtos. Mas tamb√©m por englobar a rela√ß√£o entre os produtos, o ponto de venda e por despertar a emo√ß√£o do p√ļblico.

Os objetivos de suas a√ß√Ķes s√£o para gerar aproxima√ß√£o da marca com o consumidor. De prefer√™ncia, com a confirma√ß√£o da venda. Dessa maneira, as principais compet√™ncias no processo estrat√©gico do merchandising s√£o:

  • criar uma comunica√ß√£o clara e objetiva com todo o trade;
  • preparar e qualificar a equipe de vendas;
  • avaliar os interesses do p√ļblico, antes e p√≥s a√ß√£o;
  • levantar as oportunidades do ponto de vendas;
  • organizar e decorar o ponto de vendas, assim como as vitrines;
  • orientar a cria√ß√£o de embalagens e materiais promocionais.

Merchandising e ponto de vendas

O ponto de vendas √© um dos locais mais prop√≠cios para a sua marca gerar proximidade e construir uma experi√™ncia positiva com o cliente. Dessa maneira, √© poss√≠vel pensar na promo√ß√£o de vendas para agir em conjunto com as estrat√©gias de merchandising. Com isso, estabelecer a√ß√Ķes eficazes de acordo com o interesse do p√ļblico consumidor.

LEIA TAMB√ČM:  Origem da venda: a import√Ęncia de conhec√™-la

A experiência é uma estratégia que pode ser abordada no ponto de vendas. Afinal, apelar para os sentidos do consumidor traz grandes possibilidades de sucesso. Dessa maneira, pensando no ambiente físico, posso destacar o uso do aroma específico da marca, degustação de alimentos ou textura de tecidos. Ao passo que, para o e-commerce, os apelos visuais são os mais indicados.

S√£o v√°rias as a√ß√Ķes que podem ser realizadas diretamente no ponto de vendas. Entra elas, destaco as seguintes:

  • promo√ß√Ķes;
  • ambienta√ß√£o com materiais gr√°ficos;
  • sampling;
  • estimular a compra por meio da organiza√ß√£o do ponto de venda.

Legislação

Todas as a√ß√Ķes promocionais necessitam ter um planejamento detalhado para evitar furos. Entre esses furos est√£o as autoriza√ß√Ķes das promo√ß√Ķes com distribui√ß√£o de brindes. Mas, a lei que rege essas a√ß√Ķes √© bem defasada. Tem um texto aqui no blog que a gente comenta sobre os concursos culturais.

Resultados promissores

O merchandising √© uma estrat√©gia que, se bem trabalhada, traz muitos resultados positivos para a sua empresa. Defina um objetivo claro, planeje, execute e acompanhe para fazer as corre√ß√Ķes necess√°rias. Para saber mais como essas a√ß√Ķes podem ser executadas, entre em contato com a gente.