Como contratar uma agência de publicidade
Este guia é um resumo das “Diretrizes para a seleção de agência de publicidade” publicada pela ABAP (Associação Brasileira de Agência de Publicidade).
Entendemos que a contratação de uma agência não é um processo fácil e demanda, principalmente, confiança entre ambas as empresas, uma vez que são necessárias muitas informações, muito tempo e investimento. Porém, é importante, também, estabelecer alguns critérios para a contratação dos serviços das agências, para evitar a predação de um dos melhores mercados de comunicação do mundo.
Neste guia, apresentamos 9 capítulos para auxiliar na escolha do melhor parceiro para o seu negócio.
Capítulos do guia
1. Colete e organize as informações necessárias
Uma das principais etapas é a confecção de um briefing detalhado.
2. Prepare um briefing apropriado
O principal objetivo desse briefing é esclarecer as principais respostas que você espera.
3. Considere o tempo necessário para a resposta
Destine tempo suficiente para as agências reunirem-se com você para discutir o briefing.
4. Convide, no máximo, quatro agências
Informe às agências quem serão suas concorrentes.
5. Forneça dados de mercado e esclarecimentos
Compartilhe, resguardada a confidencialidade, dados de mercado e pesquisas.
6. Entenda os papéis de todos os envolvidos
Assegure-se de que todos os envolvidos tenham sido devidamente informados.
7. Cumpra todos os procedimentos comerciais
Certifique-se de que os aspectos comerciais – contratos, remuneração – sejam discutidos.
8. Decida-se sobre a agência vencedora
Informe a decisão pela vencedora em, no máximo, uma semana após as apresentações.
9. Gestão do relacionamento
Após a concorrência, reúna-se com as agências não selecionadas e informe a sua avaliação.