Como contratar uma agĂȘncia de publicidade

Este guia Ă© um resumo das “Diretrizes para a seleção de agĂȘncia de publicidade” publicada pela ABAP (Associação Brasileira de AgĂȘncia de Publicidade).

Entendemos que a contratação de uma agĂȘncia nĂŁo Ă© um processo fĂĄcil e demanda, principalmente, confiança entre ambas as empresas, uma vez que sĂŁo necessĂĄrias muitas informaçÔes, muito tempo e investimento. PorĂ©m, Ă© importante, tambĂ©m, estabelecer alguns critĂ©rios para a contratação dos serviços das agĂȘncias, para evitar a predação de um dos melhores mercados de comunicação do mundo.

Neste guia, apresentamos 9 capĂ­tulos para auxiliar na escolha do melhor parceiro para o seu negĂłcio.

CapĂ­tulos do guia

1. Colete e organize as informações necessárias

Uma das principais etapas é a confecção de um briefing detalhado.

2. Prepare um briefing apropriado

O principal objetivo desse briefing Ă© esclarecer as principais respostas que vocĂȘ espera.

3. Considere o tempo necessário para a resposta

Destine tempo suficiente para as agências reunirem-se com você para discutir o briefing.

4. Convide, no máximo, quatro agências

Informe Ă s agĂȘncias quem serĂŁo suas concorrentes.

5. Forneça dados de mercado e esclarecimentos

Compartilhe, resguardada a confidencialidade, dados de mercado e pesquisas.

6. Entenda os papéis de todos os envolvidos

Assegure-se de que todos os envolvidos tenham sido devidamente informados.

7. Cumpra todos os procedimentos comerciais

Certifique-se de que os aspectos comerciais – contratos, remuneração – sejam discutidos.

8. Decida-se sobre a agência vencedora

Informe a decisĂŁo pela vencedora em, no máximo, uma semana após as apresentações.

9. Gestão do relacionamento

Após a concorrência, reúna-se com as agências não selecionadas e informe a sua avaliação.