Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Como contratar uma agência de publicidade

Este guia é um resumo das “Diretrizes para a seleção de agência de publicidade” publicada pela ABAP (Associação Brasileira de Agência de Publicidade).

Entendemos que a contratação de uma agência não é um processo fácil e demanda, principalmente, confiança entre ambas as empresas, uma vez que são necessárias muitas informações, muito tempo e investimento. Porém, é importante, também, estabelecer alguns critérios para a contratação dos serviços das agências, para evitar a predação de um dos melhores mercados de comunicação do mundo.

Neste guia, apresentamos 9 capítulos para auxiliar na escolha do melhor parceiro para o seu negócio.

Capítulos do guia

1. Colete e organize as informações necessárias

Uma das principais etapas é a confecção de um briefing detalhado.

2. Prepare um briefing apropriado

O principal objetivo desse briefing é esclarecer as principais respostas que você espera.

3. Considere o tempo necessário para a resposta

Destine tempo suficiente para as agências reunirem-se com você para discutir o briefing.

4. Convide, no máximo, quatro agências

Informe às agências quem serão suas concorrentes.

5. Forneça dados de mercado e esclarecimentos

Compartilhe, resguardada a confidencialidade, dados de mercado e pesquisas.

6. Entenda os papéis de todos os envolvidos

Assegure-se de que todos os envolvidos tenham sido devidamente informados.

7. Cumpra todos os procedimentos comerciais

Certifique-se de que os aspectos comerciais – contratos, remuneração – sejam discutidos.

8. Decida-se sobre a agência vencedora

Informe a decisão pela vencedora em, no máximo, uma semana após as apresentações.

9. Gestão do relacionamento

Após a concorrência, reúna-se com as agências não selecionadas e informe a sua avaliação.