A identidade da marca é a representação da empresa para o seu público-alvo. Uma ajuda para que a sua empresa seja reconhecida e gere fidelidade do consumidor. Além disso, vou escrever sobre como a campanha publicitária torna a identidade da marca ainda mais presente no dia-a-dia das pessoas.
A identidade da marca começa pelo nome da empresa
O estudo e definição do nome é uma das etapas mais difíceis na constituição de uma empresa. Em outras palavras, está intimamente ligado à personalidade e identidade corporativa e deve ser capaz de transmitir a mensagem correta sobre o seu negócio. Além disso, o nome deve despertar a atenção por sua singularidade e pelo o que a sua empresa se propõe a oferecer a partir dele.
É preciso pensar de forma estratégica e investir em um nome que esteja de acordo com os seus objetivos, propostas e possíveis novas oportunidades.
Para estabelecer um nome que transmita a identidade da marca, é necessário o estabelecimento dos seguintes fatores:
- Relação com o negócio: o nome precisa ter uma relação com o negócio, o segmento que a empresa irá atuar;
- Personalidade da marca: nesta etapa, de definição do nome, já existe um planejamento de posicionamento e plataforma de marca;
- Pensar no consumidor: o nome é um dos primeiros contatos que o consumidor terá com sua marca. Por isso, é importante planejar qual será a relação dele com a marca;
- Sonoridade: é preciso unir os três tópicos acima à sonoridade. Lembre-se sempre da localização da sua empresa;
- Nomes iguais: executar uma pesquisa em órgãos governamentais e outras instituições para não haver duplicidade em nomes.
Logotipo precisa transmitir a identidade da marca
Um logotipo é a tradução visual da identidade da marca. Um bom logotipo comunica as qualidades mais importantes da sua empresa e estabelece o reconhecimento dela pelo público. Ou seja, em um mercado concorrido, um logotipo bem feito ajuda a sua empresa a se destacar entre os concorrentes, transmitir profissionalismo e confiabilidade.
Dessa maneira, quando se trata da criação de um logotipo, todo cuidado é pouco. Uma vez que é ele que representará visualmente a sua marca.
Para realizar a tradução dos conceitos subjetivos em algo visualmente concreto e facilmente entendido, tudo é cuidadosamente pensado. A combinação de cores, a escolha da fonte, a espessura dos traços, a criação de um ícone: cada detalhe tem um significado implícito. E a combinação de todos esses elementos exige também sensibilidade e bom gosto estético, já que o resultado esperado de tudo isso é um logotipo bonito e atraente.
Os principais objetivos ao criar um logotipo são:
- reforçar o nome da empresa no mercado;
- fidelizar clientes;
- conquistar novos clientes;
- criar vínculos emocionais com os clientes.
Identidade visual
A forma como sua empresa é vista pelos seus clientes, é muito importante. Dessa maneira, a identidade visual é um conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, a empresa. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores. Assim também, uma empresa que apresenta materiais bonitos para expor seus produtos e serviços, passa a imagem de organizada e promissora.
Uma boa identidade visual demonstra o profissionalismo da sua empresa. Mas, apenas um material bonito e bem feito não garante a venda. Mas faz muita diferença na hora de mostrar que você valoriza a qualidade em tudo que faz.
A marca da sua empresa é o símbolo que identifica o significado de seu nome e os conceitos que você pretende transmitir. Por isso, você precisa pensar muito cuidadosamente.
Desse modo, esse trabalho é chamado de identidade visual. É um produto que, além de identificar a sua empresa, estabelece uma empatia com o seu público-alvo.
Enfim, ter um material institucional bem desenvolvido e consistente reflete em um grande benefício: aumento de credibilidade e sucessivamente ao aumento das vendas.
A identidade visual de uma empresa é composta por peças como:
- Logotipo;
- Cartão de visita;
- Pasta proposta;
- Papel de carta timbrado;
- Envelopes;
- Plano de fundo para área de trabalho;
- Assinaturas de e-mail;
- Sinalização;
- Embalagens;
- Brindes.
Planejamento e criação de campanha publicitária
Um plano de comunicação consiste no planejamento de ações integradas cujo objetivo é trazer resultados para a sua empresa. Por exemplo, esses resultados podem implicar em:
- visibilidade de marca;
- aproximação de potenciais clientes;
- geração de novos negócios.
Investir em uma campanha publicitária é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Ao elaborar um plano de comunicação, é importante analisar onde a sua marca deverá estar presente. De uma maneira geral, todas as ações de comunicação se orientam de acordo com o lugar onde o público-alvo está localizado. Não adianta estar em todas os locais se o seu cliente não está lá, pois isso só implica em desperdício de recursos.
O produto final de uma campanha publicitária é o conteúdo criativo. Para chegar nisso, é necessário ter um bom planejamento que avaliará os canais de comunicação. Assim como o tipo de linguagem que será utilizado, o tom da mensagem e a energia criativa. Isso é importante para que, diante de tantas informações que são despejas diariamente, a sua comunicação salte aos olhos do consumidor.
Criar um plano de comunicação eficiente consiste em:
- Buscar uma empresa parceira que enxergue o cliente de fora, sem os vícios do próprio negócio. Nesse sentido, é preciso que esse parceiro seja sensível à filosofia da sua empresa;
- Identificar em quais canais o público está presente, para falar com as pessoas certas;
- Medir periodicamente os resultados para justificar o valor investido.
Ações de comunicação, aplicadas estrategicamente, são uma maneira eficiente de falar com o consumidor. Mas vale lembrar, antes de qualquer coisa, que para isso é necessário planejar sempre.

Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.
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