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Marketing de relacionamento

Marketing de relacio-namento

O marketing de relacionamento √© uma estrat√©gia de longo prazo. √Č preciso investir para que a sua empresa seja lembrada. Para isso, existem v√°rios modelos de relacionamento. Sobretudo, esses modelos ajudam a manter a sua empresa competitiva, atraia e mantenha os seus clientes.

Marketing de relacionamento e a concorrência

Atualmente as empresas concorrem entre elas para aumentar sua participação no cliente. Elas disputam uma participação maior nas compras do cliente para suas categorias de produto. Devido à alta concorrência, hoje a meta não é alcançar uma pequena parcela da preferência de muitos clientes. Mas sim obter a preferência total dos clientes existentes.

Podemos entender a import√Ęncia de n√£o se limitar a alcan√ßar novos clientes. Mas, tamb√©m, conserv√°-los e cultiv√°-los. O marketing de relacionamento √© uma estrat√©gia orientada para o longo prazo.

Conquiste a prefer√™ncia do cliente e incentive uma nova compra por meio do marketing de relacionamento. Com essa estrat√©gia, a sua empresa passa a ser lembrada positivamente. Existem v√°rias ferramentas estrat√©gicas que podem ser usadas para manter um relacionamento duradouro com seus clientes. A sua empresa pode construir um relacionamento com os seus clientes de diversas maneiras. Essas podem ser: econ√īmica, social, t√©cnica e legal, dependendo do mercado.

Modelos de relacionamento

  • Recompensa: esse modelo de relacionamento recompensa o cliente. Ou seja, estimula a compra recorrente por meio de pr√™mios, b√īnus, cupons de desconto e outros incentivos;
  • Educacional: programa de comunica√ß√£o interativo que ensina e coloca √† disposi√ß√£o do cliente diversos materiais informativos. Em outras palavras, o principal objetivo deste programa √© “educar” o cliente para o uso ou consumo do produto;
  • Contratual: √© um clube de vantagens para os clientes no qual o membro paga uma taxa de s√≥cio para usufruir de benef√≠cios exclusivos. Por exemplo: a participa√ß√£o em eventos de car√°ter exclusivo ou a compra de produtos com pre√ßos muito baixos;
  • Valor agregado: reconhece o cliente por algum servi√ßo agregado √† compra do produto. A recompensa pode ser um per√≠odo gr√°tis de outro servi√ßo ou algo que complementa e agrega valor para o cliente;
  • Alian√ßa: modelo de relacionamento utilizado por empresas que n√£o s√£o concorrentes e fazem alian√ßas para prestar um servi√ßo aos seus clientes comuns. Por exemplo: companhias a√©reas que tem parcerias com outras empresas para os clientes alugarem carros com descontos.
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O valor do cliente

Com o mercado competitivo, as empresas não devem focar somente no gerenciamento de produtos, mas focar nos clientes também. Ao mesmo tempo, não precisam manter relacionamento com todos os clientes. Afinal, toda empresa tem clientes que são indesejáveis.

Marketing de relacionamento significa atrair, manter e cultivar clientes lucrativos. Além de avaliar o valor que entrega aos clientes, a sua empresa deve avaliar e medir o valor do cliente.