Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Fotografia na campanha publicitária
Marketing de relacionamento

Marketing de relacio-namento

O marketing de relacionamento é uma estratégia de longo prazo. É preciso investir para que a sua empresa seja lembrada. Para isso, existem vários modelos de relacionamento. Sobretudo, esses modelos ajudam a manter a sua empresa competitiva, atraia e mantenha os seus clientes.

Marketing de relacionamento e a concorrência

Atualmente as empresas concorrem entre elas para aumentar sua participação no cliente. Elas disputam uma participação maior nas compras do cliente para suas categorias de produto. Devido à alta concorrência, hoje a meta não é alcançar uma pequena parcela da preferência de muitos clientes. Mas sim obter a preferência total dos clientes existentes.

Podemos entender a importância de não se limitar a alcançar novos clientes. Mas, também, conservá-los e cultivá-los. O marketing de relacionamento é uma estratégia orientada para o longo prazo.

Conquiste a preferência do cliente e incentive uma nova compra por meio do marketing de relacionamento. Com essa estratégia, a sua empresa passa a ser lembrada positivamente. Existem várias ferramentas estratégicas que podem ser usadas para manter um relacionamento duradouro com seus clientes. A sua empresa pode construir um relacionamento com os seus clientes de diversas maneiras. Essas podem ser: econômica, social, técnica e legal, dependendo do mercado.

Modelos de relacionamento

  • Recompensa: esse modelo de relacionamento recompensa o cliente. Ou seja, estimula a compra recorrente por meio de prêmios, bônus, cupons de desconto e outros incentivos;
  • Educacional: programa de comunicação interativo que ensina e coloca à disposição do cliente diversos materiais informativos. Em outras palavras, o principal objetivo deste programa é “educar” o cliente para o uso ou consumo do produto;
  • Contratual: é um clube de vantagens para os clientes no qual o membro paga uma taxa de sócio para usufruir de benefícios exclusivos. Por exemplo: a participação em eventos de caráter exclusivo ou a compra de produtos com preços muito baixos;
  • Valor agregado: reconhece o cliente por algum serviço agregado à compra do produto. A recompensa pode ser um período grátis de outro serviço ou algo que complementa e agrega valor para o cliente;
  • Aliança: modelo de relacionamento utilizado por empresas que não são concorrentes e fazem alianças para prestar um serviço aos seus clientes comuns. Por exemplo: companhias aéreas que tem parcerias com outras empresas para os clientes alugarem carros com descontos.
LEIA TAMBÉM:  Comemoramos três anos em pleno crescimento

O valor do cliente

Com o mercado competitivo, as empresas não devem focar somente no gerenciamento de produtos, mas focar nos clientes também. Ao mesmo tempo, não precisam manter relacionamento com todos os clientes. Afinal, toda empresa tem clientes que são indesejáveis.

Marketing de relacionamento significa atrair, manter e cultivar clientes lucrativos. Além de avaliar o valor que entrega aos clientes, a sua empresa deve avaliar e medir o valor do cliente.