Atualizado em 06/01/2023 por Mokeka Publicidade

Por que meu anúncio não vende?
Por que meu anúncio não vende

Por que meu anúncio não funciona?

Acredito que você já fez essa pergunta do título muitas vezes. E a resposta não é tão simples, uma vez que pode depender de vários fatores. Hoje eu vou buscar explicar quais são as principais etapas que o seu anúncio precisa passar para que funcione.

Você sabe onde quer chegar com o seu anúncio?

Lewis Carroll, o autor de “Alice no país das maravilhas”, não imaginava que a frase que escreveu para o gato Cheshire ficaria conhecida no meio empresarial: “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Ou seja, você pode até saber qual a visão da sua empresa, mas conhece os caminhos que precisa percorrer para chegar até lá?

Para te ajudar a traçar o melhor trajeto, é importante ter dados precisos. Realizar uma pesquisa para conhecer a lembrança ou posicionamento da marca, assim como a participação de mercado é primordial para estabelecer as metas e objetivos empresariais.

Planeje cada etapa do anúncio

Eu escrevi um artigo para o Jornal Visão de Negócio falando sobre o planejamento que fiz para participar do Festival Internacional de Gramado, lá em 2009. Para cada objetivo é necessário um planejamento que aponte, como uma bússola, qual o caminho ideal para alcançar o resultado esperado.

Podemos separar o planejamento em três: estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico analisará os cenários de micro e macros ambientes, as forças e fraquezas da sua organização e as ameaças e oportunidades, assim como definirá os objetivos e metas a serem alcançados.

Já o planejamento tático é a etapa que antecede a operação. Este planejamento direciona as estratégias para ações de curto ou médio prazo e precisa ser maleável o suficiente para que seja alterado, caso precise. É nesta etapa que definimos quais são os meios (internet, rádio, TV, outdoor, etc) e as ferramentas de comunicação (publicidade, relações públicas, marketing direto, promocional, entre outros) que serão utilizados durante a campanha.

Por fim, o planejamento operacional. É neste momento que a ferramenta 5W2H entra em ação, pois ajuda a sua empresa a montar o plano de ação e o cronograma de atividades, assim como o investimento necessário. No operacional é que são definidos quais serão os veículos de comunicação e os canais digitais nos quais a sua marca estará presente.

A criação do anúncio

É aqui que tudo ganha vida. Criar um anúncio, seja impresso, em áudio (os spots e jingles), em vídeo (TV, Youtube ou TikTok) ou qualquer outro formato, é uma tarefa que demanda criatividade e tempo. Afinal, escrever um bom texto que seja argumentativo e que venda, produzir as fotos ou vídeos para o anúncio, e finalizar as peças com qualidade, antes de serem veiculadas, demanda muito esforço.

Assim, como disse Bill Bernbach (um dos gênios da publicidade mundial): “O inesquecível nunca surge de uma fórmula”. Então, pare de acreditar nos gurus de internet com suas fórmulas de sucesso ou lançamento. Afinal, você deve buscar que a sua marca seja inesquecível e que os consumidores se apaixonem por ela.

Avaliar os resultados alcançados

Após a veiculação do anúncio, chega a etapa “final”. Avalie os resultados alcançados com os índices-chaves apontados no planejamento estratégico e faça as correções necessárias caso os números não sejam satisfatórios.

Bem, isso não é uma fórmula para aumentar os resultados dos seus anúncios. Mas um passo-a-passo para ajudar a melhorar as suas campanhas na busca dos seus objetivos.