Verba de comunicação
Como planejar a semana do consumidor em 2022

Como planejar a semana do consumidor em 2022

O dia do consumidor se tornou a primeira data do ano mais importante e relevante para o e-commerce, ganhando relevĂąncia no mercado digital e se tornando uma Black Friday do primeiro trimestre. Devido ao seu volume de buscas, vendas e intençÔes de compra, houve uma tendĂȘncia em expandir a data para a Semana do Consumidor e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoçÔes, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.

Aumentar e movimentar as vendas na semana do consumidor

Com isso, para te ajudar, vou passar algumas dicas de como vocĂȘ pode se movimentar e aumentar as suas vendas nesse perĂ­odo.

Primeiramente, mesmo que Ăłbvio, mas muito importante, vocĂȘ precisa oferecer promoçÔes atrativas e vantajosas ao longo da semana para seus clientes. Pesquise o mercado do seu produto e calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para nĂŁo prejudicar a sua margem de lucro. Ofereça benefĂ­cios como: frete grĂĄtis, kits de produtos, condiçÔes de pagamento especiais, brindes, cashback, etc.

Divulgue suas açÔes de forma estratĂ©gica. As pessoas começam a buscar pelos produtos desejados nos dias que antecedem o evento. Por isso, Ă© importante planejar um cronograma de açÔes para conquistar a atenção dos clientes e gerar trĂĄfego para a sua loja. TambĂ©m vale investir em campanhas de mĂ­dias pagas no Google Ads ou aplicando estratĂ©gias de remarketing no Facebook e no Instagram, por exemplo. Mas nĂŁo invista em anĂșncios para qualquer produto de forma aleatĂłria, Ă© importante selecionar produtos estratĂ©gicos! 

VocĂȘ pode escolher produtos em tendĂȘncia e que tenham maior giro no seu estoque, fica mais fĂĄcil de começar desta maneira.

Ao longo da semana nas redes sociais, é legal divulgar suas ofertas e liberar cupons de desconto exclusivos. Isso vai aumentar a sua presença online e atrair novos potenciais clientes e aumentar o engajamento.

Seja omnichannel

O consumidor atual utiliza mĂșltiplos canais em sua jornada de compra, um atendimento fĂĄcil, rĂĄpido e que resolva eventuais problemas Ă© muito importante na experiĂȘncia do cliente. EntĂŁo, no seu planejamento para a  semana do consumidor, verifique se o seu setor de atendimento estĂĄ funcionando e alinhe para ter o mĂĄximo de eficiĂȘncia em todos os canais.

E para finalizar, por meio de açÔes de pĂłs-venda, vocĂȘ torna sua marca parte da rotina do cliente, entregando benefĂ­cios, informaçÔes e novas oportunidades de compra futura. Aproveite para fazer pesquisas de satisfação com o cliente e deixar ainda melhor a experiĂȘncia de compra do seu consumidor.

Espero ter ajudado, agora mĂŁo na massa e Ăłtimas vendas!