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Por que meu anúncio não vende?
Por que meu anúncio não vende

Por que meu anúncio não funciona?

Acredito que você já fez essa pergunta do título muitas vezes. E a resposta não é tão simples, uma vez que pode depender de vários fatores. Hoje eu vou buscar explicar quais são as principais etapas que o seu anúncio precisa passar para que funcione.

Você sabe onde quer chegar com o seu anúncio?

Lewis Carroll, o autor de “Alice no país das maravilhas”, não imaginava que a frase que escreveu para o gato Cheshire ficaria conhecida no meio empresarial: “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Ou seja, você pode até saber qual a visão da sua empresa, mas conhece os caminhos que precisa percorrer para chegar até lá?

Para te ajudar a traçar o melhor trajeto, é importante ter dados precisos. Realizar uma pesquisa para conhecer a lembrança ou posicionamento da marca, assim como a participação de mercado é primordial para estabelecer as metas e objetivos empresariais.

Planeje cada etapa do anúncio

Eu escrevi um artigo para o Jornal Visão de Negócio falando sobre o planejamento que fiz para participar do Festival Internacional de Gramado, lá em 2009. Para cada objetivo é necessário um planejamento que aponte, como uma bússola, qual o caminho ideal para alcançar o resultado esperado.

Podemos separar o planejamento em três: estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico analisará os cenários de micro e macros ambientes, as forças e fraquezas da sua organização e as ameaças e oportunidades, assim como definirá os objetivos e metas a serem alcançados.

Já o planejamento tático é a etapa que antecede a operação. Este planejamento direciona as estratégias para ações de curto ou médio prazo e precisa ser maleável o suficiente para que seja alterado, caso precise. É nesta etapa que definimos quais são os meios (internet, rádio, TV, outdoor, etc) e as ferramentas de comunicação (publicidade, relações públicas, marketing direto, promocional, entre outros) que serão utilizados durante a campanha.

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Por fim, o planejamento operacional. É neste momento que a ferramenta 5W2H entra em ação, pois ajuda a sua empresa a montar o plano de ação e o cronograma de atividades, assim como o investimento necessário. No operacional é que são definidos quais serão os veículos de comunicação e os canais digitais nos quais a sua marca estará presente.

A criação do anúncio

É aqui que tudo ganha vida. Criar um anúncio, seja impresso, em áudio (os spots e jingles), em vídeo (TV, Youtube ou TikTok) ou qualquer outro formato, é uma tarefa que demanda criatividade e tempo. Afinal, escrever um bom texto que seja argumentativo e que venda, produzir as fotos ou vídeos para o anúncio, e finalizar as peças com qualidade, antes de serem veiculadas, demanda muito esforço.

Assim, como disse Bill Bernbach (um dos gênios da publicidade mundial): “O inesquecível nunca surge de uma fórmula”. Então, pare de acreditar nos gurus de internet com suas fórmulas de sucesso ou lançamento. Afinal, você deve buscar que a sua marca seja inesquecível e que os consumidores se apaixonem por ela.

Avaliar os resultados alcançados

Após a veiculação do anúncio, chega a etapa “final”. Avalie os resultados alcançados com os índices-chaves apontados no planejamento estratégico e faça as correções necessárias caso os números não sejam satisfatórios.

Bem, isso não é uma fórmula para aumentar os resultados dos seus anúncios. Mas um passo-a-passo para ajudar a melhorar as suas campanhas na busca dos seus objetivos.