AgĂȘncia de publicidade Mokeka | Atibaia

Por que meu anĂșncio nĂŁo vende?
Por que meu anĂșncio nĂŁo vende

Por que meu anĂșncio nĂŁo funciona?

Acredito que vocĂȘ jĂĄ fez essa pergunta do tĂ­tulo muitas vezes. E a resposta nĂŁo Ă© tĂŁo simples, uma vez que pode depender de vĂĄrios fatores. Hoje eu vou buscar explicar quais sĂŁo as principais etapas que o seu anĂșncio precisa passar para que funcione.

VocĂȘ sabe onde quer chegar com o seu anĂșncio?

Lewis Carroll, o autor de “Alice no paĂ­s das maravilhas”, nĂŁo imaginava que a frase que escreveu para o gato Cheshire ficaria conhecida no meio empresarial: “se vocĂȘ nĂŁo sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Ou seja, vocĂȘ pode atĂ© saber qual a visĂŁo da sua empresa, mas conhece os caminhos que precisa percorrer para chegar atĂ© lĂĄ?

Para te ajudar a traçar o melhor trajeto, é importante ter dados precisos. Realizar uma pesquisa para conhecer a lembrança ou posicionamento da marca, assim como a participação de mercado é primordial para estabelecer as metas e objetivos empresariais.

Planeje cada etapa do anĂșncio

Eu escrevi um artigo para o Jornal VisĂŁo de NegĂłcio falando sobre o planejamento que fiz para participar do Festival Internacional de Gramado, lĂĄ em 2009. Para cada objetivo Ă© necessĂĄrio um planejamento que aponte, como uma bĂșssola, qual o caminho ideal para alcançar o resultado esperado.

Podemos separar o planejamento em trĂȘs: estratĂ©gico, tĂĄtico e operacional.

O planejamento estratégico analisarå os cenårios de micro e macros ambientes, as forças e fraquezas da sua organização e as ameaças e oportunidades, assim como definirå os objetivos e metas a serem alcançados.

JĂĄ o planejamento tĂĄtico Ă© a etapa que antecede a operação. Este planejamento direciona as estratĂ©gias para açÔes de curto ou mĂ©dio prazo e precisa ser maleĂĄvel o suficiente para que seja alterado, caso precise. É nesta etapa que definimos quais sĂŁo os meios (internet, rĂĄdio, TV, outdoor, etc) e as ferramentas de comunicação (publicidade, relaçÔes pĂșblicas, marketing direto, promocional, entre outros) que serĂŁo utilizados durante a campanha.

LEIA TAMBÉM:  A importĂąncia da pesquisa de mercado

Por fim, o planejamento operacional. É neste momento que a ferramenta 5W2H entra em ação, pois ajuda a sua empresa a montar o plano de ação e o cronograma de atividades, assim como o investimento necessĂĄrio. No operacional Ă© que sĂŁo definidos quais serĂŁo os veĂ­culos de comunicação e os canais digitais nos quais a sua marca estarĂĄ presente.

A criação do anĂșncio

É aqui que tudo ganha vida. Criar um anĂșncio, seja impresso, em ĂĄudio (os spots e jingles), em vĂ­deo (TV, Youtube ou TikTok) ou qualquer outro formato, Ă© uma tarefa que demanda criatividade e tempo. Afinal, escrever um bom texto que seja argumentativo e que venda, produzir as fotos ou vĂ­deos para o anĂșncio, e finalizar as peças com qualidade, antes de serem veiculadas, demanda muito esforço.

Assim, como disse Bill Bernbach (um dos gĂȘnios da publicidade mundial): “O inesquecĂ­vel nunca surge de uma fĂłrmula”. EntĂŁo, pare de acreditar nos gurus de internet com suas fĂłrmulas de sucesso ou lançamento. Afinal, vocĂȘ deve buscar que a sua marca seja inesquecĂ­vel e que os consumidores se apaixonem por ela.

Avaliar os resultados alcançados

ApĂłs a veiculação do anĂșncio, chega a etapa “final”. Avalie os resultados alcançados com os Ă­ndices-chaves apontados no planejamento estratĂ©gico e faça as correçÔes necessĂĄrias caso os nĂșmeros nĂŁo sejam satisfatĂłrios.

Bem, isso nĂŁo Ă© uma fĂłrmula para aumentar os resultados dos seus anĂșncios. Mas um passo-a-passo para ajudar a melhorar as suas campanhas na busca dos seus objetivos.