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Jornada de compra
A jornada, nada linear, de compras

A jornada, nada linear, de compras

Você já parou para pensar em como é a sua jornada de compra? Quais os caminhos percorre até comprar o produto que tanto precisa?

Aquele desenho que todos nós conhecemos do funil de vendas dividido em 3 etapas (topo, meio e fundo), é muito simplista. Muitas vezes, para fazer com que o consumidor compre o seu produto, é preciso pegar em suas mãos e guiá-lo. Afinal, a jornada de compras não é nada linear.

Um estudo publicado pelo Google, em sua página Think With Google, traz uma matéria que mostra que o meio do funil é a etapa que o consumidor fica por mais tempo. Entre várias pesquisas para encontrar a melhor solução para o seu problema, ele fica, entre idas e vindas, entre o meio e o topo do funil. Aqui, vale dizer, que essas etapas podem ocorrer em qualquer ambiente, seja real, virtual ou meta.

E aqui entra a experiência que ele tem com a marca. Quanto melhor for, mais rápida será a sua conversão. Ter um ambiente que seja convidativo e que a pessoa consiga percorrer com facilidade, transforma a sua experiência em algo convidativo para a realização da compra.

Fatores decisivos de compra

Al√©m da experi√™ncia, outros fatores s√£o decisivos para que o consumidor realize uma a√ß√£o. Descri√ß√Ķes curtas, com palavras-chaves espec√≠ficas ajudam a simplificar a decis√£o de compra. Outro fator √© o imediatismo, ou seja, se a pessoa esperar muito tempo para receber o seu produto, menores s√£o as possibilidades dela fazer uma compra.

Algo que j√° existe desde que o mundo √© mundo, a influ√™ncia social √© outro fator que leva o consumidor √† compra. Indica√ß√Ķes e recomenda√ß√Ķes de amigos, familiares e influenciadores podem ser muito persuasivas. Aliado a isso, est√° o vi√©s da autoridade, isto √©, ser convencido por uma autoridade ou especialista.

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O que muitos consumidores levam em consideração ao decidir uma compra é a escassez do produto. Em outras palavras, quanto menor for a disponibilidade do produto, maiores são os desejos por possuí-lo. Isso é possível verificar nas grandes marcas de luxo, que fazem produtos exclusivos para uma quantidade determinada de compradores.

E por fim, o poder do grátis. Sabe aquele brinde que você ganha, mesmo que não tenha relação com a empresa, mas que gera uma experiência agradável? Esse brinde pode ser um grande incentivador para que a pessoa realize a compra.

Conduzir o cliente em uma jornada mais linear

Para facilitar a vida do comprador, garanta que a sua marca esteja sempre presente em sua lembran√ßa. Realize a√ß√Ķes de comunica√ß√£o para que a sua marca esteja em contato com ele com uma certa frequ√™ncia. Assim como, diminua o tempo entre o momento que ele foi impactado at√© a compra. Isto √©, evite que o seu cliente fique muito tempo exposto ao seu concorrente.