Marketing é uma ferramenta administrativa para as empresas. Quando bem trabalhado, traz resultados positivos para a marca. Assim sendo, esses resultados geralmente são analisados pelo lado financeiro.
Contudo, essa ferramenta é um processo que tem como preceito identificar e satisfazer as necessidades de um determinado público. Por meio de pesquisas, as empresas procuram o que esse público sente falta e buscam suprir isso, indo de encontro às suas necessidades. Entretanto, vale lembrar que necessidades não são criadas, elas são inatas das pessoas.
As necessidades são divididas em 5 partes dentro de uma pirâmide, conhecida como a Teoria de Maslow. Essas partes vão da base ao topo e são elencadas da seguinte maneira:
Teoria de Maslow
- 1ª necessidade: fisiológica (alimentação, sono, sexo);
- 2ª necessidade: segurança (proteção, moradia);
- 3ª necessidade: social (afeto, pertencer a um grupo);
- 4ª necessidade: auto-estima (ser reconhecido);
- 5ª necessidade: status (ser considerado o melhor, dentro de suas possibilidades).
Para vender qualquer produto ou serviço para as pessoas é necessário entender qual o momento de suas vidas e em qual fase elas se encontram. Vale lembrar que as necessidades da base devem estar equilibradas para que possam “passar para uma fase superior”. Portanto, uma pessoa nunca se considerará a melhor, se ela não tiver condições de comer ou não se sentir segura em sua casa.
Como vimos, essa não é uma ferramenta simples de ser trabalhada. Vários levantamentos devem ser feitos. Uma vez que o marketing é uma ferramenta administrativa e estratégica dentro das empresas, esse deve ser muito bem alimentado para trazer frutos suculentos.
Principais etapas de um planejamento de marketing:
1ª – pesquisa:
- levantamento de informações sobre o mercado onde a empresa atua;
- levantamento dos concorrentes e como eles atuam no mercado;
- perspectivas para o futuro desse mercado;
- análise do micro e macro ambiente;
- levantamento de pontos fracos, fortes, as oportunidades e as ameaças do mercado (a conhecida análise SWOT);
2ª – mix de marketing:
- produtos ou serviços que serão oferecidos: todos os detalhes sobre o que será oferecido ao mercado/clientes;
- precificação: qual o valor que será cobrado para o produto/serviço;
- praça: para quais locais serão oferecidos os produtos/serviços da empresa;
- promoção: como que esses produtos/serviços serão ficarão conhecidos pelo consumidor/cliente.
3ª – objetivos:
- quais são os objetivos da empresa em relação ao faturamento, market share e share of mind.
4ª – investimentos:
- quais são os investimentos para promover o produto ou serviço;
5ª – planejamento de ações:
eSpecífico; Mensurável; Alcançável; Relevante; Temporal.
Onde está a agência de publicidade?
Uma vez que resumimos o que é marketing e explicarmos como ele é uma ferramenta administrativa e que é um processo estratégico que a empresa deve desenvolver, onde entra a agência de publicidade? A publicidade entra onde seria o 4º P do mix de marketing, a promoção. Portanto, ela trabalha em parceria com a empresa para divulgar o produto ou serviço. Com as informações coletadas nas etapas do marketing, assim como os objetivos que a empresa deseja alcançar, a agência começa a desenvolver o seu trabalho efetivamente.
Existem algumas empresas que não conseguem desenvolver esse planejamento por vários motivos: falta de tempo, de profissionais, de conhecimento ou por falta de orçamento. Não somente, mas também quando isso acontece, a agência de publicidade deve auxiliar as empresas a elaborar o planejamento de marketing.
Enfim, a agência de publicidade é uma empresa criadora, produtora de conteúdos impressos e audiovisuais, especializada na arte, na técnica e nos métodos publicitários, através de profissionais, que estudam, concebem, executam e distribuem propaganda aos veículos de comunicação, por ordem e conta do cliente/anunciante. Em resumo: uma agência de publicidade é um fornecedor de serviços especializado e que deve se envolver profundamente com os problemas do negócio do cliente.
Tudo isso é para falar que o marketing é um processo interno das empresas e não deve ser confundido com publicidade, mas sim, entender que publicidade é uma das ferramentas de promoção do marketing.
Dessa forma, apresentamos, de maneira resumida, o que é marketing.
Aqui, a criatividade é o ingrediente principal. E para ser criativo a ousadia, dia após dia, é necessária. Tem que misturar sem medo de errar.