Agência de publicidade Mokeka | Atibaia

Campanha publicitária e suas vantagens

Campanha publicitária e suas vantagens

Uma campanha publicitária informa ao público sobre ideias e produtos. A criação de uma campanha publicitária ajuda a sua empresa alcançar novos mercados. Assim como conquistar novos clientes e tornar mais forte a sua marca.

Neste texto, vou explicar quais as vantagens de uma campanha. Também vou passar algumas dicas de como fazer uma campanha publicitária. Além disso, quais são os elementos principais para a sua criação de uma campanha publicitária e seus principais apelos. Acompanhe e veja como a sua empresa pode obter resultados positivos.

Atenção do público-alvo

Você deve ter percebido que falar com o público é um trabalho árduo. Isso acontece porque a quantidade de empresas anunciantes é alta. Além disso, com o avanço da tecnologia, impactar o consumidor está mais difícil, uma vez que o consumo de mídia é fragmentado.

Até os anos de 1990, a atenção do consumidor estava nos meios off-line. Era possível escolher entre 5 emissoras de TV. Assim como escolher outros 5 veículos de mídia impressa e algumas emissoras de rádios.

Com a evolução da tecnologia, estar presente em apenas um meio é o mesmo que jogar dinheiro fora. E não basta anunciar no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter ou Tiktok. Você precisa conhecer muito bem o hábito de consumo do seu público.

Campanha publicitária ou uma peça avulsa, qual a melhor saída?

A concorrência está mais ativa e com muitos diferenciais. Eles podem ser o preço, qualidade, entrega, atendimento, entre vários outros. Apesar disso, você deve aproveitar o diferencial da sua empresa e divulgá-lo.

Mas existe um fator que a sua marca precisa levar em consideração ao destacar o USP (unique selling proposition):

  • a quantidade de meios e veículos de comunicação e a pulverização do consumidor que consomem várias mídias. Ou seja, está muito mais complexo falar diretamente com o seu cliente. Por isso, entra a importância de uma boa campanha publicitária. Mas, tome cuidado ao selecionar os meios e veículos de comunicação. Um bom plano de mídia deve fazer parte do planejamento de campanha.

Uma campanha publicitária é composta por diversas peças. Elas devem ser amarradas em um mesmo conceito e falar a mesma linguagem persuasiva.

As campanhas são criadas para atingir o objetivo da marca e falar diretamente com o público-alvo. Por isso, elas são veiculadas em vários meios e veículos de comunicação.

A veiculação segue o planejamento de acordo com os objetivos da empresa. Escrevi um texto explicando sobre como fazer o planejamento estratégico da campanha e quais são os resultados alcançados.

Uma peça avulsa

Uma peça publicitária veiculada em um meio de comunicação, atingirá uma pequena quantidade de potenciais clientes. Uma vez que isso aconteça, a venda fica mais complicada e demorada, o que trará frustração por parte de quem fez o investimento.

Entretanto, vale entender qual o modelo de vendas da sua empresa e qual a sazonalidade dos seus produtos e/ou serviços.

Vantagens de uma campanha

Criar uma campanha publicitária gera mais vantagens em relação a uma única peça. Entretanto, precisamos nos deter em atender aos anseios e objetivos da empresa. Por isso, nada vale realizar uma campanha complexa e não alcançar o que foi almejado.

Mas, vamos às principais vantagens:

  • alcança o público desejado com a utilização de diversas mídias;
  • diminui o custo na compra de mídia devido à grande quantidade de espaço comprado;
  • aumenta a lembrança da marca e a torna duradoura;
  • uma vez que as mídias se complementam, a mensagem fica mais clara e persuasiva.
  • educa o público para o uso do produto ou serviço e quais seus benefícios
Campanha publicitária

Baixe o checklist para criar uma campanha publicitária

.mauticform_wrapper { max-width: 600px; margin: 10px auto; } .mauticform-innerform {} .mauticform-post-success {} .mauticform-name { font-weight: bold; font-size: 1.5em; margin-bottom: 3px; } .mauticform-description { margin-top: 2px; margin-bottom: 10px; } .mauticform-error { margin-bottom: 10px; color: red; } .mauticform-message { margin-bottom: 10px;color: green; } .mauticform-row { display: block; margin-bottom: 20px; } .mauticform-label { font-size: 1.1em; display: block; font-weight: bold; margin-bottom: 5px; } .mauticform-row.mauticform-required .mauticform-label:after { color: #e32; content: ” *”; display: inline; } .mauticform-helpmessage { display: block; font-size: 0.9em; margin-bottom: 3px; } .mauticform-errormsg { display: block; color: red; margin-top: 2px; } .mauticform-selectbox, .mauticform-input, .mauticform-textarea { width: 100%; padding: 0.5em 0.5em; border: 1px solid #CCC; background: #fff; box-shadow: 0px 0px 0px #fff inset; border-radius: 4px; box-sizing: border-box; } .mauticform-checkboxgrp-row {} .mauticform-checkboxgrp-label { font-weight: normal; } .mauticform-checkboxgrp-checkbox {} .mauticform-radiogrp-row {} .mauticform-radiogrp-label { font-weight: normal; } .mauticform-radiogrp-radio {} .mauticform-button-wrapper .mauticform-button.btn-default, .mauticform-pagebreak-wrapper .mauticform-pagebreak.btn-default { color: #5d6c7c;background-color: #ffffff;border-color: #dddddd;} .mauticform-button-wrapper .mauticform-button, .mauticform-pagebreak-wrapper .mauticform-pagebreak { display: inline-block;margin-bottom: 0;font-weight: 600;text-align: center;vertical-align: middle;cursor: pointer;background-image: none;border: 1px solid transparent;white-space: nowrap;padding: 6px 12px;font-size: 13px;line-height: 1.3856;border-radius: 3px;-webkit-user-select: none;-moz-user-select: none;-ms-user-select: none;user-select: none;} .mauticform-button-wrapper .mauticform-button.btn-default[disabled], .mauticform-pagebreak-wrapper .mauticform-pagebreak.btn-default[disabled] { background-color: #ffffff; border-color: #dddddd; opacity: 0.75; cursor: not-allowed; } .mauticform-pagebreak-wrapper .mauticform-button-wrapper { display: inline; }
LEIA TAMBÉM:  Quando a marca não é lembrada, vende menos
Campo obrigatório
Campo Obrigatório
Campo obrigatório

Como fazer uma campanha publicitária

Pode não parecer, mas como fazer uma campanha publicitária é algo trabalhoso. É preciso conhecer bem o briefing passado pelo cliente e seus principais desafios.

Além disso, os objetivos de uma empresa são os mais diversos. Por isso, é preciso fazer um estudo detalhado antes de iniciar uma campanha. Entretanto, existem alguns pontos em comuns que podem ser notados:

  • a mensagem utilizada precisa falar diretamente com o público consumidor;
  • os anúncios precisam ser claros e simples para não confundir o público;
  • a ideia precisa persuadir o consumidor e levá-lo a realizar uma ação.

Apresento, a seguir, um passo-a-passo com algumas dicas para você fazer a criação de uma campanha publicitária. Mas, são apenas alguns tópicos para ajudá-lo. Não é uma fórmula mágica, tão menos o único modelo.

Análise da situação

Antes de iniciar qualquer campanha publicitária, é importante fazer uma análise da situação da empresa. Essa análise precisa ser um diagnóstico da empresa, assim como do mercado no qual ela está inserida.

Objetivo da campanha

Após entender qual a situação da empresa, o próximo passo é definir os objetivos que a campanha precisa alcançar. Entre eles estão:

  • lançamento de marca, produto ou serviço;
  • posicionamento da marca na lembrança do público;
  • falar com um novo público consumidor;
  • aumento de vendas por meio de promoção;
  • Alcançar novos mercados.

O objetivo da marca é importante para direcionar para qual público a campanha deverá ser direcionada. Além disso, o objetivo serve para nortear o planejamento de campanha na criação de ações estratégicas.

Entretanto, esses objetivos de campanha devem estar alinhados aos indicadores chaves, os KPIs.

Selecione o público-alvo

A escolha do público que será impactado pelos anúncios publicitários deverá tomar uma boa parte do tempo. Uma vez que o público-alvo está bem definido, as chances da sua campanha obterem sucesso são bem maiores.

LEIA TAMBÉM:  Compromisso ambiental em estratégias de campanha

Mas, tome cuidado ao selecionar o seu público. Não basta usar apenas dados demográficos. Além disso, é primordial estabelecer critérios psicográficos também. Acesse este link e veja o passo-a-passo para definir o seu público consumidor.

Criação do conceito da campanha publicitária

O conceito publicitário é a ideia principal que guiará a criação dos anúncios. Ou seja, o conceito de campanha será a unidade central, tornando a mensagem fácil e rápida para o público entender.

Em outras palavras, o conceito de campanha publicitária precisa representar o objetivo e os valores da marca. Além disso, transmitir a promessa básica e os diferenciais da marca.

Apelos de campanha publicitária

Os apelos de campanha variam de acordo com o perfil do consumidor. Ao conhecer as suas necessidades e expectativas, o uso do apelo correto será mais eficiente.

A criação das mensagens pode fazer uso de vários apelos. Entre eles, destaco:

  • Apelo racional: é o que fala sobre os benefícios que o produto pode trazer ao consumidor, de maneira mensurável. Geralmente, o apelo racional é direcionado para as necessidades básicas. Essas podem ser de higiene, alimentação, segurança, etc. Entretanto, pode servir para informar sobre o que ocorre na empresa, educativos ou financeiros. A seguir, você verá um exemplo de campanha publicitária com apelo racional:
  • Apelo emocional: mostra os benefícios que o consumidor terá ao comprar o produto. Além disso, esse apelo gera associações indiretas ao uso do produto e que leva ao encontro das necessidades do indivíduo. Mas, cuidado ao utilizar muitos apelos emotivos. Às vezes, emoções não esperadas podem ser despertadas. O vídeo a seguir apresenta um exemplo de campanha publicitária com apelo emocional:

Cuidado ao utilizar os apelos moral e sexual. Deve-se evitar levar o consumidor a entender o anúncio como sendo vulgar ou chato.

Entretanto, como tudo na vida, utilize em doses moderadas. A definição do apelo será feito após definir o objetivo da campanha.

Vale lembrar

Crie uma nova campanha para cada objetivo da empresa. Com isso, você evita que o público confunda as mensagens e perca o foco.

Ao fazer uma nova criação de campanha, de acordo com o objetivo o sucesso é maior.

Campanha publicitária com o tempero ideal

A criação de uma campanha demanda dedicação, pesquisa, planejamento e diversas ideias, para atingir os seus objetivos. Entretanto, contar com uma agência de publicidade que da o tempero certo para as suas campanhas, ajudará a sua marca ir além.

A gente sabe como dar o tempero ideal para a sua campanha. Entre em contato e agende uma conversa com os nossos criativos e estrategistas.