Atualizado em 15/07/2025 por Mokeka Publicidade
Uma campanha publicitária é o ingrediente que a sua marca precisa para ser ouvida. Afinal, tudo o que é bom precisa chegar bem aos ouvidos e ao coração das pessoas. A criação de uma campanha publicitária ajuda a sua empresa a alcançar esses desafios, além de novos mercados. Uma campanha bem executada fideliza clientes e transforma a sua marca em uma referência.
Para temperar os resultados da sua marca por meio de uma campanha publicitária, escrevo algumas dicas, quais são os elementos principais para a elaboração de uma campanha e quais são os seus principais apelos. Acompanhe e veja como a sua empresa pode obter resultados positivos.
- Atenção do público-alvo mudou e você precisa acompanhar essa mudança
- Campanha publicitária ou uma peça avulsa, qual a melhor saída?
- Uma peça avulsa é o mesmo que colocar todos os ovos em uma única cesta
- E quais são as vantagens de uma campanha publicitária?
- Como fazer uma campanha publicitária que gere resultados?
- Análise da situação e o diagnóstico completo da sua marca
- Estabeleça o objetivo da campanha visando o resultado esperado
- Selecione o público-alvo que seja adequado à marca
- Criação do conceito da campanha publicitária para se diferenciar da concorrência
- Apelos de campanha publicitária para atrair a atenção do consumidor
- Vale lembrar
- Antes de finalizar, um passo a passo geral para criar uma campanha publicitária temperada e que retorna o investimento
- Campanha publicitária com o tempero ideal
- Algumas perguntas que eu ouço com certa frequência
Atenção do público-alvo mudou e você precisa acompanhar essa mudança
Você deve ter percebido que falar com o público é um trabalho árduo. Isso acontece porque a quantidade de empresas anunciantes é alta. Além disso, com o avanço da tecnologia, impactar o consumidor está mais difícil, uma vez que o consumo de mídia é fragmentado.
Até os anos de 1990, a atenção do consumidor estava nos meios off-line. Era possível escolher entre 5 emissoras de TV. Assim como escolher outros 5 veículos de mídia impressa e algumas emissoras de rádios.
Com a evolução da tecnologia, estar presente em apenas um meio é o mesmo que jogar dinheiro fora. E não basta anunciar no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter ou Tiktok. Você precisa conhecer muito bem o hábito de consumo do seu público. Às vezes, o seu consumidor pode estar na mídia impressa e você não se atentou a isso. Conhecer como o público-alvo se comporta e suas característica é primordial para transformar os resultados da sua campanha.
Por exemplo, a forma como a geração Baby Boomer consome mídia é drasticamente diferente do comportamento da Geração Z, que prioriza formatos e canais completamente distintos.
Campanha publicitária ou uma peça avulsa, qual a melhor saída?
A concorrência está mais ativa e com muitos diferenciais. Eles podem ser o preço, qualidade, entrega, atendimento, entre vários outros. Mesmo com tudo isso, você deve aproveitar o diferencial da sua empresa e deixá-lo evidente para o seu mercado.
Mas existe um fator que a sua marca precisa levar em consideração ao destacar o USP (unique selling proposition):
- a quantidade de meios e veículos de comunicação e a pulverização do consumidor que consomem várias mídias. Ou seja, está muito mais complexo falar diretamente com o seu cliente. Por isso, entra a importância de uma boa campanha publicitária. Mas, tome cuidado ao selecionar os meios e veículos de comunicação. Um bom plano de mídia deve fazer parte do planejamento de campanha.
Quando você for criar uma campanha publicitária, desenvolva diversas peças. Entretanto, lembre-se que elas devem ser amarradas em um mesmo conceito e falar a mesma linguagem persuasiva.
Você deve ter em mente que as campanhas são criadas para atingir o objetivo da sua marca e falar diretamente com o público-alvo. Por isso, elas precisam ser veiculadas em vários meios e veículos de comunicação. Escrevemos um artigo destacando o planejamento de mídia e frequência que os anúncios devem ser veiculados.
A veiculação segue o planejamento de acordo com os objetivos da empresa. Escrevi um texto explicando sobre como fazer o planejamento estratégico da campanha e quais são os resultados alcançados.
Uma peça avulsa é o mesmo que colocar todos os ovos em uma única cesta
Aqui vale uma dica importante: se você desenvolver apenas uma peça publicitária e veiculá-la em um único meio de comunicação, atingirá uma pequena quantidade de potenciais clientes. Uma vez que isso aconteça, a venda fica mais complicada e demorada, o que trará frustração por parte de quem fez o investimento.
Entretanto, vale entender qual o modelo de vendas da sua empresa e qual a sazonalidade dos seus produtos e/ou serviços. Se o seu negócio é B2B, pode ser uma ação válida.
E quais são as vantagens de uma campanha publicitária?
Uma campanha completa tem mais vantagens em relação a uma única peça. Entretanto, como eu escrevi anteriormente, é preciso entender qual o modelo de vendas da sua empresa. Além disso, uma campanha publicitária precisa atender aos anseios e objetivos da sua empresa. Por isso, nada vale realizar uma campanha complexa e não alcançar o que foi almejado.
Mas, vamos ao que é importante. Apresento a seguir quais são algumas das principais vantagens:
- Uma campanha completa alcança o público desejado com a utilização de diversas mídias;
- Executar uma campanha publicitária em diversos meios diminui o custo na compra de mídia devido à quantidade de espaço comprado;
- Realizar uma campanha bem temperada e criativa auxilia a aumentar a lembrança da marca e a torná-la duradoura;
- Uma vez que as mídias se complementam, a mensagem fica mais clara e persuasiva.
- Educa o público para o uso do produto ou serviço e quais seus benefícios
Como fazer uma campanha publicitária que gere resultados?
A gente só vê o que vai ao “ar”, em uma campanha, ou seja, apenas a criação. Mas, além da criação, existem outras áreas tão importante quanto essa. Pode não parecer, mas para fazer uma campanha publicitária é algo bastante trabalhoso. Mergulhe no briefing passado pelo cliente e conheça muito bem seus principais desafios.
Além disso, os objetivos de uma empresa são os mais diversos. Por isso, estude detalhadamente a marca antes de iniciar uma campanha. Mas existe alguns pontos que são gerais e podem ser notados:
- Utilize mensagens que falem diretamente com o público consumidor;
- Escreva anúncios claros e simples para não confundir o público;
- A ideia precisa persuadir o consumidor e levá-lo a realizar uma ação.
Apresento, a seguir, um passo-a-passo com algumas dicas para você desenvolver uma campanha publicitária. Mas, são apenas alguns tópicos para ajudá-lo. Não é uma receita de bolo, tão menos o único modelo.
Análise da situação e o diagnóstico completo da sua marca
Antes de iniciar qualquer campanha publicitária, é importante fazer uma análise da situação da empresa. Essa análise precisa ser um diagnóstico da empresa, assim como do mercado no qual ela está inserida. Faça uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Lembre-se que forças e fraquezas são fatores internos (que você controla), enquanto oportunidades e ameaças são fatores externos (que você não controla). Uma dica valiosa: evite colocar ‘concorrência’ diretamente como uma ameaça. A concorrência é uma condição permanente do mercado, não um evento. Por isso, ela merece uma análise dedicada e isolada, na qual você pode estudar as ações de comunicação dos seus rivais nos últimos 12 meses.
Estabeleça o objetivo da campanha visando o resultado esperado
Após entender qual a situação da empresa, o próximo passo é definir os objetivos que a campanha precisa alcançar. Entre eles estão:
- Lançamento de marca, produto ou serviço;
- Posicionamento da marca na lembrança do público;
- Falar com um novo público consumidor;
- Aumento de vendas por meio de promoção;
- Alcançar novos mercados.
O objetivo da marca é importante para direcionar para qual público a campanha deverá ser direcionada. Além disso, o objetivo serve para nortear o planejamento de campanha na criação de ações estratégicas.
Entretanto, esses objetivos de campanha devem estar alinhados aos indicadores chaves (KPIs). Alinhar seus objetivos a indicadores claros é o primeiro passo para evitar os erros mais comuns do planejamento publicitário.
Selecione o público-alvo que seja adequado à marca
Defina o público que será impactado pelos anúncios publicitários da sua marca. Isso toma uma boa parte do tempo. Uma vez que o público-alvo está bem definido, as chances da sua campanha obterem sucesso são bem maiores.
Mas, tome cuidado ao selecionar o seu público. Não basta usar apenas dados demográficos. Além disso, é primordial estabelecer critérios psicográficos também. Acesse este link e veja o passo-a-passo para definir o seu público consumidor.
Criação do conceito da campanha publicitária para se diferenciar da concorrência
O conceito publicitário é a ideia principal que guiará a criação dos anúncios. Ou seja, o conceito de campanha será a unidade central, tornando a mensagem fácil e rápida para o público entender.
Em outras palavras, o conceito de campanha publicitária precisa representar o objetivo e os valores da marca. Além disso, transmitir a promessa básica e os diferenciais da marca.
Apelos de campanha publicitária para atrair a atenção do consumidor
Os apelos de campanha variam de acordo com o perfil do consumidor. Ao conhecer as suas necessidades e expectativas, o uso do apelo correto será mais eficiente.
A criação das mensagens pode fazer uso de vários apelos. Entre eles, destaco:
- Apelo racional: é o que fala sobre os benefícios que o produto pode trazer ao consumidor, de maneira mensurável. Geralmente, o apelo racional é direcionado para as necessidades básicas. Essas podem ser de higiene, alimentação, segurança, etc. Entretanto, pode servir para informar sobre o que ocorre na empresa, educativos ou financeiros. A seguir, você verá um exemplo de campanha publicitária com apelo racional:
- Apelo emocional: mostra os benefícios que o consumidor terá ao comprar o produto. Além disso, esse apelo gera associações indiretas ao uso do produto e que leva ao encontro das necessidades do indivíduo. Mas, cuidado ao utilizar muitos apelos emotivos. Às vezes, emoções não esperadas podem ser despertadas. O vídeo a seguir apresenta um exemplo de campanha publicitária com apelo emocional:
Cuidado ao utilizar os apelos moral e sexual. Deve-se evitar levar o consumidor a entender o anúncio como sendo vulgar ou chato.
Entretanto, como tudo na vida, utilize em doses moderadas. Ou seja, a definição do apelo será feita após definir o objetivo da campanha.
Vale lembrar
Crie uma nova campanha para cada objetivo da empresa. Com isso, você evita que o público confunda as mensagens e perca o foco.
Alinhe cada nova campanha a um objetivo específico e mensurável. Em outras palavras, é o caminho mais seguro para o sucesso.
Antes de finalizar, um passo a passo geral para criar uma campanha publicitária temperada e que retorna o investimento
Tempo necessário: 30 dias
Aprenda o passo a passo estratégico para planejar, criar e lançar uma campanha publicitária que gera resultados reais para o seu negócio.
- Diagnóstico estratégico (onde estamos?)
Antes de tudo, mergulhe nos dados. Realize uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para entender o cenário interno e externo da sua marca. Analise o histórico de comunicação, estude as ações dos concorrentes e, o mais importante, entenda a percepção atual que o mercado tem sobre você. Esta etapa é a base para qualquer decisão futura.
- Definição de objetivos e KPIs (para onde vamos?)
O que você quer alcançar? Seus objetivos precisam ser claros e mensuráveis. Seja “aumentar as vendas em 20%”, “gerar 500 novos leads” ou “aumentar o reconhecimento da marca na região X”. Ou seja, para cada objetivo, defina os KPIs (Indicadores-Chave de Performance) que mostrarão se você está no caminho certo, como o ROAS, CTR ou Custo por Lead.
- Mapeamento do público-alvo (com quem falamos?)
Vá além do básico (idade, gênero, localização). Em outras palavras, crie “personas” detalhadas para seu público. Quais são suas dores, desejos, hábitos de consumo de mídia e valores? Entender profundamente com quem você fala permite criar mensagens que geram conexão verdadeira e escolher os canais de mídia onde eles realmente estão.
- Criação do conceito e da mensagem (o grande “Quê”?)
Aqui nasce a alma da campanha. O “conceito” é a grande ideia criativa que amarra todas as peças e comunica seu diferencial de forma memorável. Ou seja, defina a promessa central da sua campanha e escolha o apelo principal (emocional, racional, humorístico, etc.) que será usado para transmitir sua mensagem e persuadir o consumidor a agir.
- Planejamento de mídia e criação das peças (onde e como falamos?)
Com o conceito definido, é hora de tangibilizar. Planeje em quais canais (Google Ads, Redes Sociais, TV, Rádio, etc.) sua campanha será veiculada, definindo o orçamento e o cronograma para cada um. Em paralelo, a equipe de criação desenvolve as peças publicitárias (vídeos, textos, imagens, banners) alinhadas ao conceito e adaptadas para cada canal.
- Lançamento, monitoramento e otimização (funcionou?)
A campanha foi para o ar, mas o trabalho não acabou. Monitore os KPIs definidos no Passo 2 em tempo real. Analise o que está funcionando melhor e o que pode ser aprimorado. Ou seja, uma campanha de sucesso é dinâmica; esteja preparado para otimizar os anúncios, realocar o orçamento e fazer ajustes para maximizar o retorno sobre o seu investimento.
Campanha publicitária com o tempero ideal
A criação de uma campanha demanda dedicação, pesquisa, planejamento e diversas ideias, para atingir os seus objetivos. Entretanto, contar com uma agência de publicidade que da o tempero certo para as suas campanhas, ajudará a sua marca ir além.
A gente sabe como dar o tempero ideal para a sua campanha. Entre em contato e agende uma conversa com os nossos criativos e estrategistas.
Algumas perguntas que eu ouço com certa frequência
O custo de uma campanha é um investimento que varia muito, pois depende de três fatores principais:
1. A produção das peças (fotos, vídeos, design);
2. A veiculação (o valor pago aos canais de mídia como Google, TV ou Instagram);
3. A estratégia (o planejamento e gestão da agência).
Uma campanha pode ir de alguns milhares a milhões de reais. Em outras palavras, o mais importante é definir um orçamento alinhado aos seus objetivos para que o retorno sobre o investimento (ROI) seja positivo.
O sucesso de uma campanha é medido através dos KPIs (Indicadores-Chave de Performance), que são definidos no planejamento. Se o objetivo é vendas, olhamos para métricas como o ROAS (Retorno sobre o Gasto com Anúncios) e o Custo de Aquisição por Cliente (CAC). Ou seja, se o objetivo é fortalecer a marca (branding), medimos o aumento do reconhecimento (lembrança de marca), o engajamento nas redes sociais e o tráfego no site. Dessa forma, uma campanha de sucesso tem metas claras e resultados mensuráveis.
Ações publicitárias simples, como impulsionar um post, podem ser feitas internamente. No entanto, para uma campanha completa e estratégica, que envolve pesquisa, planejamento de mídia, criação de um conceito coeso e análise de métricas, contar com uma agência especializada economiza tempo e otimiza seu investimento. Uma agência não oferece apenas a criação, mas a expertise para garantir que o “tempero” da sua comunicação gere o máximo de resultado.

Sócio-Diretor de Criação da Agência Mokeka.
Apaixonado por comunicação e por contar histórias que façam parte do dia-a-dia das pessoas.
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